Carregando...

Brasil

“O acolhimento em um santuário é a oportunidade da pessoa ter um encontro com Cristo”, ressalta sacerdote brasileiro

27/02/2015 - 07:04 pm .- Os santuários provocam a fé povo, porque o próprio Deus atrai as pessoas. Esse foi um dos principais consensos do 21º Encontro Nacional de Reitores de Santuários do Brasil, que terminou nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro, em Curitiba (PR). O evento, que teve início no dia 23, acontece a cada dois anos e este ano a organização foi feita pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

Rio: 450 anos de história e fé

27/02/2015 - 03:00 pm .- O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, vai presidir a missa pelos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, neste domingo, dia 1º de março, às 08h30, no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião, na Tijuca. A partir das 18h deste sábado, dia 28 de fevereiro, o Monumento ao Cristo Redentor ficará iluminado pela cor azul para dar o tom festivo à Cidade Maravilhosa.

Identidade religiosa de comunidades de recuperação de dependentes químicos ameaçada no Brasil

26/02/2015 - 10:53 pm .- “Contem a experiência de vocês e a importância da religião na recuperação das drogas. Se vocês conhecem alguma comunidade, falem das pessoas que vocês já viram se recuperar”, pediu o fundador da Comunidade Terapêutica Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel, em um apelo para que a população participe da aprovação do Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas no CONAD, que será votado nos dias 10 e 11 de março em Brasília. Segundo o frei, a Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (CONFENACT) está trabalhando para que a identidade religiosa destes projetos seja blindada de uma possível manipulação da definição das mesmas.

Papa Francisco nomeia três bispos no Brasil

25/02/2015 - 02:17 pm .- A Santa Sé informou que o Papa Francisco nomeou novos bispos para as dioceses brasileiras de Luz (MG), Três Lagoas (MS) e Campo Grande (MS), um deles nascido na Polônia.   O Vaticano indicou que o novo Bispo de Luz é o Pe. José Aristeu Vieira, nascido em 1952 em Rio Vermelho (MG). Foi ordenado sacerdote em 1979 e exerceu, entre outros, o cargo de pároco, diretor espiritual e professor de seminário, coordenador da Pastoral Vocacional, administrador paroquial. Atualmente era pároco da Imaculada Conceição em Buritizeiro (MG).   A Diocese de Luz tem 494.000 habitantes, dos quais 397.000 são católicos. Tem 75 sacerdotes e 47 religiosos.   Por sua parte, o novo Bispo de Três Lagoas é o Pe. Luiz Gonçalves Knupp. Nasceu em 1967 na cidade de Mandaguari (PR) e foi ordenado sacerdote em 1999. Em seu ministério pastoral foi, entre outros, administrador paroquial, pároco, diretor espiritual de seminários. Atualmente era pároco de Nossa Senhora de Fátima em Maringá.   A Diocese de Três Lagoas tem 252.000 habitantes, dos quais 190.000 são católicos. Tem 17 sacerdotes, 54 religiosos e 12 diáconos permanentes.   Além disso, o Papa nomeou o Pe. Janusz Danecki, OFM Conv, como Bispo auxiliar de Campo Grande. Nasceu em 1951 em Sochaczew (Polônia), pronunciou os votos solenes em 1975 e foi ordenado sacerdote em 1977.   Em seu ministério sacerdotal, foi, entre outros, pároco em Niepokalanov e Lodz (Polônia) e como missionário no Brasil, formador de postulantes, superior de comunidade, diretor nacional da Milícia da Imaculada, pároco, reitor do seminário franciscano em Brasília, guardião do convento, vigário provincial. Atualmente era pároco de Nossa Senhora de Fátima na prelazia de Tefé (AM).   A Diocese de Campo Grande tem 913.096 habitantes, dos quais 543.292 são católicos. Tem 106 sacerdotes, 280 religiosos e três diáconos permanentes.

Exposição fotográfica itinerante busca lembrar que “o essencial é invisível aos olhos”

23/02/2015 - 05:20 pm .- No próximo dia 6 de março acontece a abertura da exposição “Vida em Movimento”, que reúne as fotografias finalistas do concurso realizado pelo Centro de Estudos Culturais (CECBrasil). Seguindo a frase “O essencial é invisível aos olhos, mas não para o coração”, de Antoine de Saint-Exupéry, mais de 100 fotógrafos, procedentes de 28 cidades e 7 estados do Brasil, participaram do II Concurso Fotográfico “Vida em Movimento”, que teve apoio de numerosas instituições públicas e privadas. Além da abertura da exposição, que terá caráter itinerante, será feita a premiação e entrega de certificados aos finalistas do Concurso Fotográfico.

A Ordem Natural: um compêndio sobre a Doutrina Social da Igreja

20/02/2015 - 04:04 pm .- O livro do filósofo argentino Carlos Alberto Sacheri, que teve diversas edições em vários países latino-americanos, já pode ser encontrado em português.  A Ordem Natural, publicada pelas Edições Cristo Rei, é um breve mas completo compêndio da Doutrina Social da Igreja, tema que está sendo tratado atualmente na Campanha da Fraternidade 2015.

CF 2015: Um chamado a vencer a indiferença e servir a Deus e ao próximo

19/02/2015 - 04:17 pm .- “Vida que resgata vidas!” Assim começa o texto base da Campanha da Fraternidade (CF) 2015, que este ano tem o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema "Eu vim para servir". O texto aborda o sentido solidário da vocação cristã que segue o exemplo de Cristo: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,45).

"A AIDS não é evitada com o uso de preservativo, o vírus HIV é menor do que os poros do látex".

13/02/2015 - 04:15 pm .- “Mente para a população quem diz que o preservativo evita a transmissão sexual do vírus da AIDS”, afirma o especialista americano na transmissão da AIDS, Dr. Richard Smith. No estudo “The Condom: Is it really safe sex?”, ele afirma que a relação sexual com camisinha é como uma “roleta russa”. Ele apresenta seis grandes falhas do preservativo, entre as quais a deterioração do látex devido às condições de transporte e  embalagem. “O tamanho do vírus HIV é 450 vezes menor que o espermatozóide. Estes pequenos vírus podem passar entre os poros do látex tão facilmente em um bom preservativo como em um defeituoso”, alerta.   

“O amor pode transformar as famílias e a vida de todos”, afirma pai da criança de três anos que deseja ser Papa

13/02/2015 - 04:00 pm .- Quem são os pais da criança de três anos que brinca de celebrar a missa e deseja ser Papa? Essa é a pergunta que muitos se fizeram ao ver o vídeo de Rafael Freitas na internet. Pessoas no Brasil e em todo o mundo ficaram admiradas ao ver um garoto tão pequeno imitar com tanta devoção os gestos do padre durante a Sagrada Eucaristia. Os frutos que Randersson e Patriana Freitas já estão colhendo, confirmam a promessa bíblica: “Aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado por causa dele” (Eclo 30,2).

“Que possamos formar uma grande corrente de oração pelo meu filho”, pede pai do menino de três anos que deseja ser Papa

11/02/2015 - 08:40 pm .- “Eu quero ser Papa”, disse Rafael Freitas ao ver o Papa Francisco na TV, durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A criança, que atualmente tem 3 anos, se tornou conhecida recentemente, quando um vídeo dele “celebrando a missa” foi divulgado na Internet. Em 2014, os pais de Rafael,  Randersson e Patriana Freitas, receberam a notícia de que o filho estava com um câncer terminal, mas após quase um ano de tratamento, já é possível falar em cura.

“Durante uma adoração em minha paróquia eu senti Deus me chamando a servi-Lo como padre”, afirma seminarista brasileiro

07/02/2015 - 08:40 am .- “A vida de oração, a formação e a vida comunitária têm me motivado a ser fiel a vocação para a qual Deus me chamou e isso tem sido muito especial para mim”, afirmou o seminarista Manuel Rodrigues, vocacionado do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Fortaleza. A Arquidiocese está entre as que mais acolheram novos candidatos para o sacerdócio no Brasil.

Seminário Propedêutico de Fortaleza teve aumento de 100% de vocacionados. A razão? O apostolado pessoal, explica padre brasileiro

06/02/2015 - 02:50 pm .- Com um motivo a mais para dar graças a Deus, o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, vai presidir nesta sexta-feira, partir das 19h, no Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider, a missa de acolhimento da nova turma de 24 seminaristas. O número é 100% a mais em relação a 2012. Em 2014 e 2013 foi 80% maior com uma turma de 19 candidatos. Este número coloca a Arquidiocese dentre as que mais acolheram novos candidatos ao sacerdócio no Brasil.

Rio 2016: Preparação para Olimpíadas pretende gerar dias de paz, evangelização e inclusão social

06/02/2015 - 08:40 am .- “Temos que aproveitar essa oportunidade única dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que vão acontecer pela primeira vez na América Latina e na cidade do Rio de Janeiro, em 2016, para deixar a nossa Santa Igreja Católica mais próxima do mundo esportivo e principalmente do mundo olímpico, que traz na sua essência os pensamentos de promoção de bons valores à sociedade”, afirmou o coordenador geral da Pastoral do Esporte, Ricardo Pantoja.

20º aniversário da Evangelium Vitae é tema do Seminário de Bioética em Curitiba

05/02/2015 - 04:10 pm .- Com o tema “Evangelium Vitae: Contexto, Atualidade e Perspectivas” vai acontecer entre os dias 20 e 22 de março, o Seminário da Comissão de Bioética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e 6ª Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades. O arcebispo de Utrecht – Holanda e membro da Pontifícia Academia para a Vida, Cardeal William Eijck, será um dos conferencistas. O evento será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e as inscrições podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro.

Inscrições para II Jogos Arquidiocesanos terminam em março

04/02/2015 - 11:30 pm .- No clima de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016, a Pastoral do Esporte da Arquidiocese do Rio convida os fiéis das paróquias e comunidades para participar do II Jogos Arquidiocesanos, que acontecerão de maio a setembro deste ano.

Problema da Falta d´água abordada em reunião de bispos brasileiros

03/02/2015 - 11:10 pm .- Termina nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O primeiro encontro do ano teve início nesta terça-feira, dia 3, e dá continuidade à preparação da 53ª Assembleia Geral, que será realizada de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP). Os bispos reunidos também estão refletindo sobre diversos temas, entre eles, o Ano da Paz e a Campanha da Fraternidade 2017.

Núncio Apostólico participa de procissão com milhares de fiéis na Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre

02/02/2015 - 05:25 pm .- Milhares de fiéis participaram com grande devoção das celebrações realizadas pela Arquidiocese de Porto Alegre para festejar a 140º festa de Nossa Senhora dos Navegantes, nesta segunda-feira, dia 2 de fevereiro. Às 7h da manhã o arcebispo Dom Jaime Spengler presidiu a Santa Missa em honra à padroeira, no Santuário do Rosário.

Bispos brasileiros refletirão sobre o Sínodo para as Famílias no seu curso anual em 2016

30/01/2015 - 09:55 pm .- O entendimento de que é preciso transmitir a mensagem de Jesus Cristo de forma moderna, especialmente, aos jovens, foi o grande consenso do 24º Curso para Bispos, segundo o diretor do encontro anual, Dom Karl Josef Romer. Este ano foi concluído o triênio de reflexões sobre Concílio Vaticano II e, em 2016 os temas vão abordar o Sínodo para as Famílias.

A primeira Basílica de Aparecida será reinaugurada nesta segunda-feira

30/01/2015 - 12:55 pm .- Após 11 anos de obras de restauração, a Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Basílica Velha, teve seu processo de restauração concluído e será oficialmente reinaugurada na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro. A restauração estrutural e artística, que não interrompeu as atividades do local, trouxe de volta a arquitetura barroca da Matriz como em sua inauguração em 1888.

Papa Francisco é convidado pelo arcebispo de Belo Horizonte para visitar o Santuário da Padroeira de Minas Gerais

29/01/2015 - 05:27 pm .- O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, convidou o Papa Francisco para participar, em 2017, das celebrações dos 250 anos de história do povo mineiro peregrinando na fé ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, Padroeira do Estado de Minas Gerais. O convite aconteceu na manhã desta quinta-feira, 29 de janeiro, no Vaticano.

RECOMENDAMOS »

Mar
3
  • Você sabia que: Ao princpío, o título de Cardeal se atribuía genericamente às pessoas ao serviço de uma igreja ou diaconia, reservando-o mais tarde aos responsáveis das Igrejas titulares de Roma e das igrejas mais importantes da Itália e do estrangeiro.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: