Carregando...

Brasil

Jovens brasileiros entregam símbolos das JMJ aos poloneses e tiram fotos com o Papa

16/04/2014 - 09:05 am .- Neste domingo, 13, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, foram entregues pelos jovens brasileiros à juventude polonesa no final da Missa de Ramos, na Praça São Pedro, no Vaticano. Os jovens cariocas tiveram um momento com o Papa onde receberam dele algumas palavras e puderam tirar fotos, incluindo fotos ao estilo Selfie.

O filme sobre Noé e o Dilúvio não condiz com a visão da Igreja, afirma Prof. Felipe Aquino

15/04/2014 - 05:11 pm .- O conhecido autor e apresentador católico, Prof. Felipe Aquino, em um dos seus mais recentes artigos fala sobre o filme “Noé”, estrelado pelo ator Russel Crowe. No texto o pensador brasileiro conhecido pelos seus 73 livros e pregações, assinala que a obra hollywoodiana apresenta uma visão que não se coaduna com a interpretação que a Igreja dá do episódio do dilúvio e da aliança de Deus com Noé.

Canonização do Papa João Paulo II será celebrada com missa solene presidida por Bispo-auxiliar de São Paulo

11/04/2014 - 01:07 pm .- No mesmo dia em que o Vaticano realiza a cerimônia solene de canonização do Papa João Paulo II, a Capelania Pessoal Polonesa e a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora se reúnem para celebrar este marco da Igreja Católica com uma missa solene presidida pelo Bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Tarcisio Scaramussa, e com a participação especial do sacerdote Juarez de Castro, que cantará o Hino à Divina Misericórdia. A solenidade acontece dia 27 de abril às 11 horas na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no centro de São Paulo, e reunirá católicos de origem polonesa para marcar a data da elevação do Papa nascido em Wadowice, no sul da Polônia.

Jovens de São Paulo organizam vigília de oração pelo Dia Mundial da Juventude

10/04/2014 - 06:03 pm .- Dando continuidade ao programa de Evangelização que o Papa Francisco propôs aos jovens na JMJ Rio 2013, a Pastoral Vocacional, a Dimensão Bíblico-catequética e o Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo (Região Episcopal Ipiranga), organizam no próximo sábado, 12, das 19h às 22h a “Noite de Oração” pelo Dia Mundial da Juventude. O ato será na Paróquia Nossa Senhora do Sião com as presenças do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, e do Padre Anísio Hilário, Vigário Episcopal para a Região Ipiranga.

O novo filme “O Filho de Deus” que conta a vida de Jesus estreia no dia 17 de abril nos cinemas brasileiros

10/04/2014 - 11:56 am .- No dia 17 de abril, por ocasião da Semana Santa, estreia nos cinemas brasileiros o filme “O Filho de Deus” que relata a vida de Jesus desde seu nascimento até a sua ascensão ao céu.

São José de Anchieta é declarado padroeiro dos catequistas brasileiros

07/04/2014 - 02:35 pm .- Com a elevação aos altares como santo, foi aprovada a proposta do Cardeal Arcebispo de São Dom Odilo Pedro Scherer, realizada na 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP) no ano passado de que São José de Anchieta se torne o patrono nacional dos catequistas do Brasil.

“Jovens; aprendam de Anchieta”, exorta vice-postulador da causa do novo santo do Brasil

04/04/2014 - 04:59 pm .- Nesta sexta-feira, 4, o Pe. Cesar Augusto dos Santos, SJ., vice-postulador da causa de canonização de José de Anchieta e responsável pelo programa brasileiro da Rádio Vaticano, falou em entrevista a ACI Digital sobre a devoção dos brasileiros ao Pe. Anchieta, o apostolado deste missionário jesuíta no campo da evangelização da cultura e animou os jovens brasileiros a aprenderem de seu ardor e modelo de santidade.

[Vídeo]: Conheça a vida de São José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil

03/04/2014 - 05:07 pm .- Na manhã desta quinta-feira, 03 de abril, o Papa Francisco assinou o decreto que inscreve no livro dos santos o nome de José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil.

Arquidiocese de São Paulo em festa pela canonização do Beato José de Anchieta

02/04/2014 - 02:08 pm .- A Arquidiocese da cidade de São Paulo, da qual o futuro santo José de Anchieta foi um dos fundadores, se rejubila com toda a Igreja pela elevação aos altares do missionário jesuíta chamado “O Apóstolo do Brasil” e lança uma especial programação para a véspera do dia 3 de abril, quando o decreto de canonização será assinado pelo Papa Francisco em Roma.

Prof. Felipe Aquino: O trabalho de Anchieta foi decisivo para o catolicismo no Brasil

01/04/2014 - 06:20 pm .- Conhecido autor e apresentador da Rede Canção Nova, Prof. Felipe Aquino, escreveu há poucos dias um artigo ressaltando a importância do Beato José de Anchieta, que será canonizado no próximo mês em Roma, no processo de evangelização do Brasil. Segundo o perito brasileiro “a canonização de José de Anchieta é uma glória para a Igreja e para o Brasil, pois ele gastou aqui a sua vida na evangelização dos índios, identificando-se com eles sem perder sua própria identidade”.

Cardeal Tempesta: Papa disse que os brasileiros roubaram o seu coração

14/03/2014 - 12:36 pm .- Em uma Eucaristia de ação de graças pelo primeiro aniversário de eleição de Jorge Bergoglio como Papa da Igreja, nesta quinta-feira, 13 de março. O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu uma missa na Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, e destacou a mensagem de confiança em Deus e de como sempre o Senhor ouve a oração daqueles que se dirigem confiantes a Ele.     O primeiro momento, segundo Dom Orani, pode ser testemunhado na Jornada Mundial da Juventude, realizado no Rio de Janeiro, em julho do ano passado. “Os nossos irmãos que trabalharam na JMJ sabem que uma das primeiras atitudes que tivemos foi a de oração, em especial das congregações contemplativas, para que tudo corresse conforme o plano de Deus”, testemunhou o arcebispo.   Segundo ele, na JMJ foi possível ver Deus responder a oração da arquidiocese e agir da Sua maneira. “Programamos de um jeito, mas Deus mudou. Assim vemos como o Senhor vai levando adiante a missão evangelizadora”, partilhou Dom Orani.   Ao final da missa, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, réplica da original que está no Santuário de Aparecida (SP), presenteada à Arquidiocese do Rio durante a JMJ, foi entregue por Dom Orani ao Padre Gilvan André da Silva. A imagem está peregrinando por várias comunidades da arquidiocese e irá, também, visitar casas religiosas de dimensão contemplativa do Rio de Janeiro.   Após a missa, Dom Orani atendeu os jornalistas presentes e partilhou o carinho que dedica ao Santo Padre. O arcebispo contou sua experiência de acompanhar o Papa bem de perto por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, sendo testemunha de “coisas que ninguém viu”, como o momento de oração piedosa de Francisco ao sobrevoar o Cristo Redentor.   Outro momento com o Santo Padre que marcou Dom Orani foi o amor ele dedicou a cada pessoa que encontrou durante a JMJ Rio2013. “De maneira especial, lembro quando chegava ao Palácio São Joaquim no dia 26 (de julho), uma criança que nem todo mundo conseguiu ver, fotografar ou televisionar, mas que eu pude acompanhar.    Eu ouvi algo daquela criança, que talvez nem ela mesma se recorda. Ela disse assim ao Santo Padre, com as mãos em seu rosto: 'como nós te amamos!' Ela representou toda a humanidade. Disse o que tantas pessoas queriam dizer ao Santo Padre. Aquela criança reproduziu a alegria do povo de Deus. São momentos marcantes que nos ajudam a ver os sinais de Deus em nossa história.”   E por esse motivo, afirmou o cardeal, “se o Papa disse que os brasileiros roubaram o seu coração, a recíproca é verdadeira”.  

Bispos do Brasil divulgam mensagem sobre a Copa do Mundo

14/03/2014 - 12:34 pm .- O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), junto aos demais presidentes dos regionais e das comissões da instituição, aprovou ontem, 13, uma mensagem sobre a Copa do Mundo, que terá início em junho, no Brasil.   No texto, intitulado "Jogando pela vida", os bispos afirmam que "a Igreja no Brasil acompanha, com presença amorosa, materna e solidária, esse grande evento que reunirá vários países e protagonizará a oportunidade de um congraçamento universal".   Os bispos convidam a sociedade brasileira a aderir ao projeto "Copa da Paz" e à Campanha "Jogando a favor da vida - denuncie o tráfico humano", que têm a finalidade de colaborar para que o evento seja "lembrado como tempo de fortalecimento da cidadania".   “Direito humano de especial valor, o esporte é necessário a uma vida saudável e não deve ser negligenciado por nenhum povo. De todos os esportes, o brasileiro nutre reconhecida paixão pelo futebol. Explicam-se, assim, a expectativa e a alegria com que a maioria dos brasileiros aguarda a Copa do Mundo que será realizada em nosso país, pela segunda vez”, afirma a mensagem dos prelados brasileiros.   “Os brasileiros -continua a mensagem- identificados por sua hospitalidade e alegria, saberão acolher aqueles que, de todas as partes do mundo, virão ao nosso país por ocasião da Copa. (...) A Copa se torna, portanto, ocasião para refletir com a sociedade sobre as relações pacíficas e culturais entre todos os povos, bem como sobre os aspectos sociais e econômicos que envolvem o esporte que é harmonia, desde que o dinheiro e o sucesso não prevaleçam como objeto final, conforme alerta o Papa Francisco”.   Continuando a mensage, e no contexto de diversas manifestações contra a realização do evento no país, os bispos afirma: “Lamentamos que, na preparação para a Copa, esse último aspecto tenha prevalecido sobre os demais, motivando manifestações populares que acertadamente reivindicam a soberania do país, o respeito aos direitos dos mais vulneráveis e efetivas políticas públicas que eliminem a miséria, estanquem a violência e garantam vida com dignidade para todos”.    “Solidarizamo-nos com os que, por causa das obras da Copa, foram feridos em sua dignidade e visitados pela dor da perda de entes queridos”.   “Não é possível aceitar que, por causa da Copa, famílias e comunidades inteiras tenham sido removidas para a construção de estádios e de outras obras estruturantes, numa clara violação do direito à moradia. Tampouco se pode admitir que a Copa aprofunde as desigualdades urbanas e a degradação ambiental e justifique a instauração progressiva de uma institucionalidade de exceção, mediante decretos, medidas provisórias, portarias e resoluções”, assevera a mensagem.   “O sucesso da Copa do Mundo não se medirá pelos valores que injetará na economia local ou pelos lucros que proporcionará aos seus patrocinadores. Seu êxito estará na garantia de segurança para todos sem o uso da violência, no respeito ao direito às pacíficas manifestações de rua, na criação de mecanismos que impeçam o trabalho escravo, o tráfico humano e a exploração sexual, sobretudo, de pessoas socialmente vulneráveis e combatam eficazmente o racismo e a violência”.   A sociedade brasileira é convidada a aderir ao projeto “Copa da Paz” e à Campanha “Jogando a favor da vida – denuncie o tráfico humano”. Seu objetivo é contribuir para que a Copa do Mundo em nosso país seja lembrada como tempo de fortalecimento da cidadania. Por meio destas iniciativas, a Igreja se faz presente na vida política e social do país, cumprindo sua missão evangelizadora. Ao mesmo tempo, conclamamos as Dioceses em cujo território estão localizadas as cidades-sede da Copa a oferecerem especial atenção religiosa aos seus diocesanos e aos visitantes.   “Que a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, nos agracie com sua bênção e proteção neste tempo de fraternidade e congraçamento entre os povos”, conclui a mensagem assinada pela presidência da CNBB conformada pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da instituição, Dom José Belisário da Silva, OFM, Arcebispo de São Luís do Maranhão e Vice-Presidente da CNBB e Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da entidade.  

Abertas inscrições para o Hallel Aparecida

11/03/2014 - 12:18 pm .- A assessoria de imprensa do Santuário Nacional de Aparecida divulgou que os insterssados em acampar na área destinada ao Halell (considerado um dos maiores eventos da juventude católica do Brasil) neste fim de semana no Santuário Nacional Aparecida 2014 já podem, a partir de hoje, reservar a sua vaga. Originalmente criado na cidade de Franca (SP), a atividade reúne música, reflexão e oração.

‘Doe de Coração’: Divulgada logo escolhida para o Instituto da Juventude

10/03/2014 - 11:20 am .- No final do evento ‘Doe de Coração’, promovido pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, realizado nos dias 7, 8 e 9 de março, em Cachoeira Paulista, São Paulo, sede da comunidade católica Canção Nova, o Instituto Jornada Mundial da Juventude deu lugar ao Instituto para a Juventude (iJuventude), um dos maiores legados do encontro dos jovens com o Papa na JMJ Rio 2013.

Confira a íntegra da mensagem do Papa Francisco aos brasileiros por ocasião da Campanha da Fraternidade 2014

05/03/2014 - 12:51 pm .- Foi divulgada hoje, Quarta-Feira de Cinzas, a mensagem do Papa Francisco aos brasileiros por ocasião da Campanha da Fraternidade 2014, que todos os anos é lançada oficialmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no início da Quaresma. O tema da Campanha deste ano é ”Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Beato José de Anchieta será canonizado este ano, confirma Dom Damasceno

27/02/2014 - 11:57 am .- Na manhã desta quarta-feira, 18, o Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno, afirmou em coletiva de imprensa no Santuário Nacional que o Jesuíta, Beato José de Anchieta, será canonizado este ano em uma cerimônia presidida pelo Papa em Roma. A data da canonização que ainda será definida pela Santa Sé. Ainda segundo o prelado, esta poderia acontecer em abril.

Comunidade Shalom: 7 Motivos para ir ao Retiro de Carnaval ‘Renascer’

21/02/2014 - 09:51 am .- Faltando poucos dias para o Renascer 2014, um retiro que há anos a comunidade Shalom organiza em diversas cidades brasileiras, os membros deste movimento fundado no Brasil há pouco mais de 30 anos prepararam uma lista explicando porque o jovem deve dispensar as tradicionais festas de carnaval e ir pra um carnaval “inesquecível”.

Cardeal Damasceno levará uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida à Eslovênia

20/02/2014 - 09:44 am .- Segundo informou o Portal A12, do Santuário Nacional de Aparecida, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida será entronizada em um antigo mosteiro da cidade de Liubliana, durante celebração solene no domingo, 2 de março no contexto da visita do Cardeal Damasceno ao país.

Papa Francisco "pessoalmente interessado" na causa de canonização do Beato José de Anchieta, revela Dom Odilo

18/02/2014 - 06:09 pm .- O Papa conhece há muito tempo a história do Beato José de Anchieta e está “pessoalmente interessado” na canonização, revelou o cardeal Odilo Pedro Scherer em entrevista exclusiva ao jornal O SÃO PAULO, da arquidiocese de SP, após sua primeira audiência privada com Francisco em Roma.

Arcebispo do Rio de Janeiro abençoou o início das obras de reforma do Cristo Redentor

17/02/2014 - 04:44 pm .- As obras de restauração do Cristo Redentor, no Rio do Janeiro, que foi prejudicado pelo impacto de vários raios em janeiro deste ano, tiveram início nesta sexta-feira, 14 de fevereiro. Os operários especialistas em alpinismo que trabalham nas obras de restauração do monumento foram abençoados pelo arcebispo do Rio, cardeal eleito Dom Orani João Tempestaao início dos trabalhos. A previsão é que a obra dure até quatro meses.

RECOMENDAMOS »

Abr
23

Católico em dia

23 de abril de 2014

  • Você sabia que: O título de Cardeal foi reconhecido por primeira vez durante o pontificado de Silvestre I (314-335). O termo vem da palabra latina cardo, que significa "dobradiça".

Videos

A falta de oração leva à mediocridade espiritual
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé
Bento XVI: O concílio e a beleza da nossa fé
A oração jamais pode ser feita de modo individualista

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Santo do dia

São Jorge »

Saito
Data
03/29/14
03/27/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: