Carregando...

Brasil

Igreja celebra o Sim à Vida na Solenidade da Anunciação do Senhor

25/03/2015 - 11:00 am .- Nesta quarta-feira, dia 25 de março, a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor, o dia em que o Anjo Gabriel disse a Maria que ela havia sido escolhida por Deus para gerar Jesus. Deus quis pedir a permissão da jovem de Nazaré e a humanidade aguardava o ‘Sim’ de Maria. Ela não sabia como tudo aconteceria, mas acreditou no poder de Deus e permitiu a sua ação dizendo: “Faça-se!” (Fiat).

Cardeal Tempesta celebra missa nesta terça-feira para marcar os 500 dias para os Jogos Olímpicos

24/03/2015 - 02:00 pm .- Nesta terça-feira, dia 24 de março, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, vai presidir a missa que marca a contagem regressiva de 500 dias para o início dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio2016. A Sagrada Eucaristia terá início às 19h, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul do Rio.

#EuMeImporto: Evento em defesa dos cristãos perseguidos acontece neste domingo em Recife

23/03/2015 - 05:27 pm .- A cada cinco minutos, um cristão é vítima de violência por causa de sua fé. Isso representa, segundo o último relatório da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), a morte de 160 mil cristãos, causada por intolerância religiosa. Para chamar a atenção para o direito à liberdade de religiosa, a Comunidade dos Viventes realizará o ato #EuMeImporto, no dia 28 de março, das 16h30 às 19h, no Parque da Jaqueira, em Recife (PE).

As novelas envenenam a saúde da família

21/03/2015 - 07:00 am .- Neste artigo, o escritor e professor Felipe Aquino afirma que as novelas envenenam os valores que a família possui, atingindo a mente até dos cristãos.

São José: aquele que faz a vontade de Deus

20/03/2015 - 09:00 am .- “Após receber a direção de Deus, São José foi obediente e cuidou de Maria e de Jesus”, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta, durante a missa que celebrou nesta quinta-feira, dia 19 de Março, no Seminário São José, no Rio Comprido (RJ). As dioceses brasileiras celebraram a solenidade do protetor das famílias e patrono da Igreja Universal reunindo milhares de pessoas.

Ordenação episcopal ilegítima em um mosteiro em Nova Friburgo é grave ofensa a Deus, afirma bispo diocesano

19/03/2015 - 04:52 pm .- Autoridades da Fraternidade São Pio X, a comunidade sacerdotal composta por seguidores do falecido arcebispo Marcel Lefebvre que iniciou um cisma com a Igreja Católica, repudiaram a ordenação episcopal realizada neste 19 de Março pelo bispo cismático Richard Williamson sem o mandato pontifício no Mosteiro da Santa Cruz na região serrana do Rio de Janeiro. Com o ato, Williamson, que não é membro da Fraternidade São Pio X incorreria em excomunhão latae sententiae (automática), da mesma forma que o sacerdote Jean Michel Faure ordenado bispo por ele. Por sua parte, Dom Edney Gouvêa, bispo diocesano de Nova Friburgo lamentou a ordenação ilegítima e condenou o ato como grave ofensa a Deus, ao Santo Padre e a toda a Igreja.

Feliz Solenidade de São José, patrono da Igreja!

19/03/2015 - 10:16 am .- São José teve o privilégio de ser esposo de Nossa Senhora, de criar ao Filho de Deus e de ser a cabeça da Sagrada Família. É considerado patrono da Igreja Universal, de uma infinidade de comunidades religiosas e também da boa morte. A festa do santo mais próximo de Jesus e Maria se celebra no dia 19 de março.

Dom Esmeraldo será novo bispo auxiliar de São Luís do Maranhão

18/03/2015 - 08:00 pm .- “Peço a graça de Deus para que, seguindo aquele que proclamou ‘eu vim para servir e não para ser servido’ (cf. Mc 10,45), possa viver os próximos anos, como seu humilde servo, auxiliando o arcebispo, na cidade onde o Espírito de Deus me envia”, afirmou Dom Esmeraldo Barreto de Farias, que foi nomeado bispo auxiliar de São Luís do Maranhão pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, dia 18 de março.

São José, o protetor das famílias, será celebrado nesta quinta-feira

18/03/2015 - 08:00 am .- Amanhã, dia 19 de março, a Igreja celebra a Solenidade de São José, pai adotivo de Jesus. O servo que, sendo escolhido por Deus para cuidar de Jesus e Maria, se tornou o protetor de todas as famílias. A comemoração do patrono da Igreja também recorda o dia da “solene inauguração” do pontificado do Papa Francisco, em 2013, celebrada na Praça de São Pedro.

II Concurso Fotográfico “Vida em Movimento”: Laços de Amizade foi o tema da fotografia vencedora

14/03/2015 - 09:00 am .- A exposição fotográfica “O essencial é invisível aos olhos, mas não para o coração” pode ser vista até o dia 31 de março, no Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis (RJ). A premiação do II Concurso Fotográfico “Vida em Movimento” e a abertura da exposição aconteceu no início deste mês. O vencedor, entre 18 finalistas, foi Igor Pereira (foto), de São Bernardo do Campo, com a fotografia “Laços de amizade”. O concurso foi organizado pelo Centro de Estudos Culturais (CEC-Brasil).

Presidência da CNBB: protestos marcados para este final de semana devem ocorrer com serenidade

13/03/2015 - 01:37 pm .- Em nota oficial comentando o delicado momento político do Brasil e em concreto os protestos a favor e contra o governo que devem ser realizados neste final de semana, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pede que estes sejam realizados de maneira pacífica e reitera: “Nada justifica a violência, a destruição do patrimônio público e privado, o desrespeito e a agressão a pessoas e instituições”. A carta é assinada por Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da entidade e os bispos José Belisário, da Arquidiocese de São Luis (MA) e Leonardo Ulrich Steiner, Auxiliar de Brasilia, respectivamente vice-presidente e secretário geral da CNBB.

#24horasparaoSenhor: Dioceses brasileiras abraçam iniciativa do Papa Francisco

13/03/2015 - 07:00 am .- A iniciativa “24 horas para o Senhor”, proposta pelo Papa Francisco, será vivenciada pelas igrejas em todo o mundo nesta sexta-feira e sábado, dias 13 e 14 de março. Para incentivar um momento especial de perdão e oração em preparação para a Semana Santa e terá como tema de reflexão “Deus é rico em misericórdia” (Efésios 2,4). A iniciativa, que contará com a hashtag #24horasparaoSenhor, propõe 24 horas de orações e atendimento de confissões nas igrejas e comunidades.

Cristo Redentor: braços abertos para os enfermos

12/03/2015 - 03:58 pm .- Na noite desta quinta-feira, dia 12 de março, o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, será iluminado com as cores vermelha e azul, para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção das doenças renais. Durante o evento, que terá início às 18h, o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, vai abençoar a campanha de conscientização e também os que sofrem em decorrência dessas enfermidades.

Uma superprodução para a evangelização

10/03/2015 - 04:24 pm .- No próximo dia 28 de março, acontece a apresentação única do espetáculo “A Paixão de Cristo”, da Comunidade Católica Shalom, no aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. A programação é gratuita e terá início às 17h, com missa celebrada pelo padre Antonio Furtado.

Campanha #Doedequalquercor motiva a solidariedade

05/03/2015 - 05:20 pm .- A partir da polêmica gerada para saber a cor do vestido, foi lançada a Campanha #Doedequalquercor com o objetivo de arrecadar roupas “de qualquer cor” para os moradores da Casa São Francisco, em Fortaleza, que acolhe homens em situação de rua. A proposta é tornar a rede mais social e, sobretudo, mais solidária.

Seminário sobre o Acordo Brasil Santa Sé acontecerá neste mês em Recife

05/03/2015 - 07:00 am .- Estão abertas as inscrições para o Seminário Acordo Brasil-Santa Sé: implicações jurídicas e administrativas, que acontecerá entre os dias 17 e 18 de março, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). O evento é promovido pela Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“O acolhimento em um santuário é a oportunidade da pessoa ter um encontro com Cristo”, ressalta sacerdote brasileiro

27/02/2015 - 07:04 pm .- Os santuários provocam a fé povo, porque o próprio Deus atrai as pessoas. Esse foi um dos principais consensos do 21º Encontro Nacional de Reitores de Santuários do Brasil, que terminou nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro, em Curitiba (PR). O evento, que teve início no dia 23, acontece a cada dois anos e este ano a organização foi feita pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

Rio: 450 anos de história e fé

27/02/2015 - 03:00 pm .- O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, vai presidir a missa pelos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, neste domingo, dia 1º de março, às 08h30, no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião, na Tijuca. A partir das 18h deste sábado, dia 28 de fevereiro, o Monumento ao Cristo Redentor ficará iluminado pela cor azul para dar o tom festivo à Cidade Maravilhosa.

Identidade religiosa de comunidades de recuperação de dependentes químicos ameaçada no Brasil

26/02/2015 - 10:53 pm .- “Contem a experiência de vocês e a importância da religião na recuperação das drogas. Se vocês conhecem alguma comunidade, falem das pessoas que vocês já viram se recuperar”, pediu o fundador da Comunidade Terapêutica Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel, em um apelo para que a população participe da aprovação do Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas no CONAD, que será votado nos dias 10 e 11 de março em Brasília. Segundo o frei, a Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (CONFENACT) está trabalhando para que a identidade religiosa destes projetos seja blindada de uma possível manipulação da definição das mesmas.

Papa Francisco nomeia três bispos no Brasil

25/02/2015 - 02:17 pm .- A Santa Sé informou que o Papa Francisco nomeou novos bispos para as dioceses brasileiras de Luz (MG), Três Lagoas (MS) e Campo Grande (MS), um deles nascido na Polônia.   O Vaticano indicou que o novo Bispo de Luz é o Pe. José Aristeu Vieira, nascido em 1952 em Rio Vermelho (MG). Foi ordenado sacerdote em 1979 e exerceu, entre outros, o cargo de pároco, diretor espiritual e professor de seminário, coordenador da Pastoral Vocacional, administrador paroquial. Atualmente era pároco da Imaculada Conceição em Buritizeiro (MG).   A Diocese de Luz tem 494.000 habitantes, dos quais 397.000 são católicos. Tem 75 sacerdotes e 47 religiosos.   Por sua parte, o novo Bispo de Três Lagoas é o Pe. Luiz Gonçalves Knupp. Nasceu em 1967 na cidade de Mandaguari (PR) e foi ordenado sacerdote em 1999. Em seu ministério pastoral foi, entre outros, administrador paroquial, pároco, diretor espiritual de seminários. Atualmente era pároco de Nossa Senhora de Fátima em Maringá.   A Diocese de Três Lagoas tem 252.000 habitantes, dos quais 190.000 são católicos. Tem 17 sacerdotes, 54 religiosos e 12 diáconos permanentes.   Além disso, o Papa nomeou o Pe. Janusz Danecki, OFM Conv, como Bispo auxiliar de Campo Grande. Nasceu em 1951 em Sochaczew (Polônia), pronunciou os votos solenes em 1975 e foi ordenado sacerdote em 1977.   Em seu ministério sacerdotal, foi, entre outros, pároco em Niepokalanov e Lodz (Polônia) e como missionário no Brasil, formador de postulantes, superior de comunidade, diretor nacional da Milícia da Imaculada, pároco, reitor do seminário franciscano em Brasília, guardião do convento, vigário provincial. Atualmente era pároco de Nossa Senhora de Fátima na prelazia de Tefé (AM).   A Diocese de Campo Grande tem 913.096 habitantes, dos quais 543.292 são católicos. Tem 106 sacerdotes, 280 religiosos e três diáconos permanentes.

RECOMENDAMOS »

Mar
27

Católico em dia

27 de março de 2015

  • Você sabia que: O Círio Pascal representa a Cristo ressuscitado, vencedor das trevas e da morte, Sol que não tem ocaso. Por isso se acende com fogo novo em completa escuridão.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: