“O consumismo é o desvirtuamento do verdadeiro espírito do Natal. Quando fazemos dos presentes, das luzes ou do papai Noel o centro da celebração, tiramos o foco do menino Deus”, advertiu o arcebispo de Teresina, dom Juarez Marques em sua reflexão sobre o dia do Natal do Senhor, celebrado no dia 25 de dezembro. “Às vezes, no dia do Natal, as luzes já se apagaram, as pessoas viajam, não participam da missa, não rezam, não acolhem o menino Deus, e essas distrações nos afastam do verdadeiro espírito do Natal, que é o nascimento do Filho de Deus”.

Para o arcebispo, o dia de Natal “é um tempo de contemplar o menino Deus, acolhê-lo no coração e deixar que Ele seja nossa alegria, nossa luz e nossa esperança, a única esperança verdadeira que não decepciona”, mas também é uma data que “nos chama a cuidar da vida desde a concepção até o seu declínio natural e também a cuidar da casa comum, para que haja vida hoje e para as gerações futuras”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Segundo dom Juarez Marques, “a espiritualidade do Natal é exatamente o grande encontro de Deus com a humanidade”, mas para viver bem este dia “é preciso ter ouvidos” e “um coração de discípulo para escutar o que o Senhor tem para nos comunicar”.

“Deus, que é do alto dos céus, da sua eternidade, vem ao nosso encontro para nos salvar. Ele assume a nossa natureza humana, igual a nós em tudo, menos no pecado. Ele vem por amor, porque não cabe em si de tanto amor e compartilha esse amor com a humanidade”, disse o arcebispo destacando que “Jesus é Deus conosco, um Deus que se fez solidário com a humanidade e nos impulsiona à caridade, à misericórdia, à partilha e à luta por um mundo mais justo e fraterno”.