23 de dez de 2025 às 10:39
O papa Leão XIV disse aos funcionários do Vaticano e da Santa Sé para encarar seu trabalho diário como parte da missão da Igreja, dizendo que fazer bem o seu trabalho "glorifica o Senhor".
Encontrando-se ontem (22) com os funcionários para uma saudação de Natal, o papa disse que ainda está conhecendo a Santa Sé e a percebe como “um grande mosaico” composto por muitos escritórios e serviços. Ele disse esperar, com a ajuda de Deus, conhecer funcionários à medida que visita diferentes locais de trabalho.
Refletindo sobre o presépio, o papa Leão XIV falou sobre as muitas figuras representadas em atividade — cada uma desempenhando uma tarefa — como um lembrete de que as atividades cotidianas encontram seu pleno significado no plano de Deus, centrado em Jesus Cristo. Ele disse que é como se o Menino Jesus abençoasse a todos desde a manjedoura, dando propósito e unidade ao trabalho de cada pessoa.
Mesmo quando algumas figuras do presépio parecem distantes do evento central, disse ele, elas participam precisamente por serem elas mesmas, permanecendo em seu lugar e fazendo o que são chamadas a fazer. O papa aplicou essa imagem à vida no Vaticano, dizendo que cada pessoa pode louvar a Deus cumprindo suas responsabilidades com empenho e cuidado.
Leão XIV relacionou a dedicação profissional à vida familiar, dizendo aos funcionários leigos que se esforçar para dar o melhor de si no trabalho — e amar a família e os filhos — honra a Deus.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Ele exortou os funcionários da Santa Sé a fazer desse espírito uma marca registrada da Igreja "em todas as suas expressões" e pediu-lhes que transmitam suas saudações aos seus familiares em casa, dizendo-lhes que o papa está rezando por eles.
Depois de dar sua bênção, o papa Leão XIV cumprimentou individualmente algumas das pessoas presentes.




