Ao fim da última audiência jubilar do ano, o papa Leão XIV recebeu no último sábado (20) artistas que o presentearam com suas obras.

Domenico Sepe, escultor italiano, doou uma escultura do papa Francisco a Leão XIV, obra que busca representar o compromisso do papa argentino com os migrantes.

A estátua contém fragmentos de um barco que afundou perto de Cutro, Itália, em 2023 matando 94 pessoas. A obra tem também uma cruz e uma âncora.

O manto do papa Francisco na obra lembra o hábito de são Francisco de Assis, e sua figura é sustentada por duas pedras que evocam a importância do ministério petrino.

A artista francesa Isabelle Rigal presenteou o papa Leão XIV com a Cruz da Esperança, obra feita de madeira da Nova Zelândia.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

É uma madeira muito antiga, usada na obra para "sublinhar a história milenar da evangelização da Igreja Católica e, ao mesmo tempo, convidar cada fiel a deixar-se vencer pelo amor de Cristo", disse a artista ao Vatican News, serviço oficial de informações da Santa Sé.

Giuseppe Chiné, procurador federal da Federação Italiana de Futebol, também participou da audiência comemorativa e, ao fim, presenteou o papa com uma flâmula da seleção italiana confeccionada para a ocasião, com a inscrição: “Pela proteção da lealdade, da retidão e da probidade no futebol”.

“Numa época marcada por conflitos, não só guerras, que afligem os seres humanos em muitos cantos do mundo, dissemos ao papa que queremos dar a nossa contribuição para que prevaleça uma cultura baseada na lealdade, na justiça e no respeito, não só no campo desportivo”, disse Chiné. “No período natalino, as pessoas sempre fazem boas resoluções para se tornarem pessoas melhores. A discriminação e a violência que combatemos são as mesmas que a Igreja e a sociedade civil enfrentam por meio de atividades de conscientização focadas na inclusão e na fraternidade”.

Ele disse que o Comitê Olímpico Nacional Italiano (CONI) e o Comitê Paralímpico Italiano (CIP) fizeram duas reuniões na semana passada no Vaticano com o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, cardeal José Tolentino de Mendonça, e com a Athletica Vaticana, organização esportiva da Cidade do Vaticano.