16 de dez de 2025 às 15:31
Um homem jogou um produto inflamável no velário do santuário mariano de Schoenstatt - Tabor das Vocações, em Guarapuava (PR), na madrugada de ontem (15). Para a diocese de Guarapuava, “trata-se de um gesto que fere não apenas uma estrutura física, mas atinge a religiosidade e a devoção de toda a comunidade”.
“Diante deste episódio, reafirmamos que a violência e a intolerância não constroem caminhos de paz”, disse a diocese em nota. “É pela conversão do coração, pelo respeito mútuo e pelo cuidado com os espaços sagrados que se edifica uma convivência verdadeiramente humana e cristã”.
O ato de vandalismo foi registrado por uma câmera de monitoramento instalada no local. Segundo a diocese, “as autoridades competentes foram acionadas e as providências cabíveis estão sendo adotadas”.
O velário é um local da “expressão da fé do povo, onde inúmeros fiéis depositam suas intenções, súplicas e agradecimentos”, segundo a diocese, e “normalmente permanece com velas acesas”, segundo o santuário.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A diocese de Guarapuava ainda informou que o ato de vandalismo “provocou um incêndio de alta temperatura, ocasionando quebra e deformação dos vidros, além de danos significativos à estrutura”.
“Será necessária a remoção completa da estrutura existente e a construção de um novo velário”, informou a diocese.
“A diocese acompanha a situação em comunhão com a administração do santuário, oferecendo apoio e proximidade neste momento”, disse a diocese de Guarapuava convidando “os fiéis a intensificarem a oração, pedindo que o Senhor transforme este fato doloroso em ocasião de reconciliação, testemunho e renovação da fé’.




