Carregando...

América

Presidente do Equador propõe a abstinência para evitar gravidez na adolescência

04/03/2015 - 04:50 pm .- O Presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou uma nova estratégia para prevenir a gravidez na adolescência, fundamentada na abstinência e nos valores, já que o planejamento anterior se “fundamentava no hedonismo mais puro e mais vazio: o prazer pelo prazer”.   Para o presidente Correa, a Estratégia Inter-setorial de Planejamento Familiar e a Prevenção da Gravidez na Adolescência (ENIPLA) cometeu muitos erros ao afastar os valores e a família das políticas públicas.   “A estatística nos diz que somos um dos países com o número mais alto de gravidez na adolescência na região. Era um problema social que era preciso enfrentar…. A estratégia estava totalmente errada. É preciso capacitar os pais. O remédio era pior que a doença. Quebrava-se o vínculo com a família”, expressou Correa em uma mensagem em 28 de fevereiro.   “No antigo ENIPLA dizia goza e se tiver problemas vá ao centro de saúde… Estão argumentando que quero impor crenças religiosas, porque coloquei como alternativa a abstinência… Os pais de família precisam ser capacitados e informados adequadamente, e isso pode ser feito através do Ministério da Educação. Não só isso, mas coordenar esforços. Pais de família, em vocês há uma grande responsabilidade”, acrescentou.   A nova política do governo se chama “Plano Família Equador” e está a cargo de Mônica Hernández, criticada por ativistas pró aborto e matrimônio gay.   O presidente expressou seu apoio a Hernández, que disse: “a família é a primeira escola para formar valores humanos. Formar e motivar os nossos adolescentes para que vivam uma afetividade que lhes corresponda. Temos que formar as nossas crianças desde que estão no seio materno e em temas de afetividade e sexualidade”.   Correa é presidente desde 2007 e é questionado por alguns setores por procurar manter-se no poder. Em abril de 2013 foi recebido em audiência pelo Papa Francisco, na qual conversaram sobre o valor da solidariedade e da subsidiariedade na busca do bem comum.   A diferença de outros líderes esquerdistas, Correa criticou a ideologia de gênero que “academicamente não resiste a menor análise”, pois destrói a família e assegurou que sua defesa da família e sua oposição ao aborto “não tem nada a ver com esquerda ou direita” mas é uma questão moral.

Em Cuba 90 católicos são detidos e impedidos de irem à Missa

24/02/2015 - 03:14 pm .- A União Patriótica de Cuba (UNPACU), denunciou que durante este fim de semana foram presos 200 opositores em diversas partes do país, 90 dos quais foram detidos em Santiago de Cuba e Cienfuegos para que não possam participar da Missa.   Em uma nota enviada ao Grupo ACI, a UNPACU informou que cem prisões ocorreram em Havana, 90 em Santiago de Cuba, 17 em Santa Clara, cinco em Cienfuegos e quatro em Holguín.   “No Oriente e Cienfuegos as pessoas foram presas a caminho da igreja para participar da Missa. Na capital, a maioria dos ativistas foram presos quando saiam da igreja de Santa Rita, em Miramar, município Playa, em direção a Vedado”, indicou.   Nesse sentido, Yriade Hernández Aguilera, coordenador da UNPACU em Santiago de Cuba, disse nesta segunda-feira ao Grupo ACI que a polícia cubana prendeu os 90 ativistas para impedir que assistam à Missa no Santuário da Virgem de Cobre. Estes ficaram presos até cerca de 9am que foi quando a Missa terminou. “Depois foram libertados em diferentes partes dos subúrbios da cidade”, indicou.   Hernández assinalou que “em geral todos os domingos muitos ativistas da UNPACU são presos por tentarem assistir à Igreja Católica”, ou são impedidos de sair para que não cheguem à igreja.   “Essa é mais uma das formas que o regime castrista utiliza para impedir que nós assistamos à Missa simplesmente para escutar a Palavra de Deus. Nós não vamos fazer nada de política, simplesmente queremos assistir à Missa”, expressou.   A UNPACU indicou que as prisões dos opositores –pertencentes a vários grupos dissidentes-, começaram na noite do sábado em Santiago de Cuba. Na madrugada e na manhã de domingo continuaram as prisões. “Só 26 ativistas de ambos os sexos chegaram ao templo”, assinalou.   Entre os detidos em toda a ilha se encontravam líderes dissidentes como Berta Soler e Guillermo Fariñas, María Cristina Labrada, Antonio Rodiles, José Díaz Silva, entre outros.   A UNPACU denunciou que “com este forte aumento nas últimas semanas das detenções arbitrárias, das agressões físicas e da perseguição contra dissidentes pacíficos, o regime castrista deixa claro que não tem a mais mínima intenção de melhorar seu histórico em matéria de direitos humanos”.  

Bispos paraguaios repudiam assassinato de casal alemão por grupo terrorista

30/01/2015 - 01:55 pm .- A Sala de Imprensa da Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) manifestou o seu repúdio pelo assassinato do casal alemão Roberto Natto e Erika Reiser de Natto, executados por membros do grupo terrorista Exército do Povo Paraguaio (EPP).   Robert Natto e sua esposa Érika Reiser de Natto foram assassinados depois de um confronto entre agentes da Força de Tarefa Conjunta (FTC) e membros do EPP, em 28 de janeiro. Os dois foram sequestrados em sua casa em Concepção, conforme assinalam as autoridades.   O jornal ABC Color entrou em contato com o ministro do Interior, Francisco de Vargas, que confirmou os fatos e detalhou que os cadáveres apresentam buracos de balas nas costas. Sobre as razões do homicídio, o alto funcionário não descartou a hipótese de vingança por parte do grupo de guerrilheiros.   Em um comunicado enviado ao Grupo ACI, “os bispos do Paraguai rejeitam e condenam este crime e suas consequências; e expressam as suas condolências, proximidade espiritual e solidariedade com os familiares e seres queridos das vítimas. Do mesmo modo, elevam orações pelos falecidos”.   Depois de assinalar que “a vida humana é um valor supremo, é sagrada, e atentar contra ela constitui um grave delito”, os prelados afirmam que “a Igreja exorta as autoridades a colocarem o máximo empenho em proteger a vida das pessoas, identificar os responsáveis pelo crime e aplicar a lei”.   “Ao mesmo tempo –concluem– pedem que todos os cidadãos trabalhem em solidariedade e comunhão pela paz em suas comunidades”.

Papa Francisco profundamente comovido pela tragédia em hospital infantil no México

30/01/2015 - 01:19 pm .- O Papa Francisco enviou um telegrama de condolências ao Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera, pelas vítimas da explosão desta quinta-feira em um hospital pediátrico na Cidade do México, que deixou três mortos e mais de 66 feridos.   O Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, afirma no telegrama que “o Papa Francisco, profundamente entristecido pela dolorosa notícia da explosão acontecida perto do hospital materno infantil de Cuajimalpa, que ocasionou numerosas vítimas e feridos, entre elas muitas crianças, oferece sufrágios pelo eterno descanso dos defuntos”.   Além disso, indica que o Pontífice “quer transmitir, através de sua eminência, seus sentimentos de pesar aos familiares dos falecidos, junto com expressões de consolo, viva solicitude e desejo de rápido restabelecimento dos feridos, enquanto concede de coração a confortadora bênção apostólica, como sinal de esperança no Senhor ressuscitado”.   Ontem, pouco depois do fato, também em seu perfil da rede social Twitter, o Papa pediu rezar pelas vítimas. “Rezemos pelas vítimas da explosão no hospital de Cuajimalpa, México, e por seus familiares que o Senhor lhes conceda paz e fortaleza”, escreveu em sua conta @Pontifex.  

Papa Francisco pede orações pelas vítimas da explosão em hospital infantil do México

29/01/2015 - 04:43 pm .- Em uma publicação no seu perfil da rede social Twitter em espanhol, o Papa Francisco pediu orações pelas vítimas da explosão de um caminhão de gás no Hospital Materno Infantil de Cuajimalpa, no México D.F.

Nova Iorque e Washington D.C. são possíveis destinos do Papa nos Estados Unidos

06/01/2015 - 04:05 pm .- O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, assinalou que as cidades de Nova Iorque e Washington D.C. são possíveis destinos da viagem do Papa Francisco aos Estados Unidos, embora tenha precisado que ainda não há confirmação a respeito.

Depende de nós que 2015 seja um ano cheio de boas obras, assinala arcebispo argentino

05/01/2015 - 12:49 pm .- O Arcebispo Emérito de Corrientes (Argentina), Dom Domingo Salvador Castagna, assinalou que o ano novo que começou é até o momento um capítulo m branco que depende de cada pessoa que fique cheio de boas obras ou não.   O Prelado advertiu que na atualidade “se perdeu o sentido de Deus. Algumas manifestações da vida moderna constituem a negação de Deus que está antes, durante e depois da nossa vida terrestre”.   Nesse sentido, recordou o chamado do Papa Francisco a recorrer à sabedoria dos idosos. “A incapacidade de apresentar uma síntese, como a formulada por (o apóstolo) João, tem relação direta com a pretensão prejudicial de começar de novo, como se a história não tivesse passado, presente e futuro. Isto ocorre no âmbito da política, também da Igreja, causando uma sucessão de rupturas, que impede o legítimo progresso. Por isso, encontramo-nos inexplicavelmente parados no caminho”.   “Se estamos sempre começando, negando a validez dos acertos do passado e não assumindo os erros e limitações do presente, fazemo-nos responsáveis por uma desorientação que afeta toda a sociedade”, assinalou.   “Depende de nós encher as páginas de 2015 com boas obras ou rabisca-las sem piedade com os nossos crimes e injustiças. Deus qualificará a nossa composição pessoal. Pensa-se pouco em fazer um bom trabalho e, é de temer que muitos, apresentam-se diante de Deus com as suas histórias pessoais ruins e desastrosas”, expressou.

Bispos expressam alegria pelo primeiro Cardeal do Panamá

05/01/2015 - 12:32 pm .- A Conferência Episcopal Panamenha (CEP) expressou a sua alegria pelo anúncio do Papa Francisco da criação do primeiro Cardeal na história do Panamá, o Bispo de Davi, Dom José Luis Lacunza Maestrojuan.   Em um comunicado difundido ontem, a CEP indicou que “o presidente da Conferência Episcopal Panamenha e Arcebispo do Panamá, José Domingo Ulloa Mendieta, que se encontra fora do país, manifestou sua alegria pelo anúncio do Papa Francisco e pediu ao povo panamenho que se una a esta alegria e juntos elevem orações por Dom Lacunza para que possa realizar este novo serviço que lhe pede a Santa Mãe Igreja”.   O Papa Francisco anunciou ontem, depois da oração do Ângelus, que no consistório de 14 de fevereiro deste ano será criado Cardeal Dom José Luis Lacunza Maestrojuan, junto com outros 19 Arcebispo e Bispos de diversas partes do mundo.   A Conferência Episcopal Panamenha recordou que Dom Lacunza Maestrojuan, da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR), nasceu em 24 de fevereiro de 1944 na Pamplona (Espanha).   O Bispo de Davi fez seus votos solenes na OAR em 16 de setembro de 1967, na Pamplona, e foi ordenado sacerdote em 13 de julho de 1969 nessa mesma cidade.   Foi nomeado Bispo Auxiliar do Panamá em 30 de dezembro de 1985, e sua Consagração Episcopal foi celebrada em 18 de janeiro de 1986, no Panamá.   Foi presidente da Federação de Educadores Católicos do Panamá e membro da Junta de Diretores da Universidade Católica Santa Maria a Antiga (USMA) no Panamá de 1980 a 1985.   Em 1994 foi nomeado bispo de Chitré, e em 1999 bispo de Davi.   Foi Presidente da Conferência Episcopal Panamenha nos períodos de 2004 a 2007 e de 2007 a 2013.  

Clássicos do Natal em melodia Andina: grupo peruano evangeliza com novo CD natalino

20/12/2014 - 02:42 pm .- O grupo musical Takillakkta, conhecido no Perú e em toda América hispanohablante por seu talentoso repertório de música católica em ritmos andinos, publicou uma produção instrumental titulada “Pax in Terra” (Paz na Terra), na qual seus integrantes interpretam conhecidas canções de natal com instrumentos dos andes peruanos. Uma agradável combinação para alegrar as festas natalinas.

Abertura dos Estados Unidos a Cuba deve exigir eleições livres e respeito aos direitos humanos, expressam opositores

19/12/2014 - 09:06 am .- Eleições livres e respeito aos direitos humanos em Cuba foram as exigências dos movimentos opositores depois do anúncio feito pelos presidentes Raúl Castro e Barack Obama sobre o início da normalização das relações diplomáticas depois de quase meio século de ruptura.

Bispos dos Estados Unidos e Cuba destacam restabelecimento das relações diplomáticas

18/12/2014 - 11:14 pm .- As conferências episcopais da Cuba e dos Estados Unidos destacaram ontem o anúncio do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e expressaram o seu desejo de que esta nova etapa beneficie às duas nações.

Conheça a história da medalha de Nossa Senhora de Guadalupe que tanto alegrou o Papa Francisco

12/12/2014 - 04:16 pm .- Na obra “A vida oculta de Bergoglio”, do jornalista argentino Armando Puente, conta-se um episódio de crise interior que o então Pe. Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco, sofreu na Argentina e como receber de presente uma medalha de Nossa Senhora de Guadalupe o alegrou profundamente. Eis aqui a história:

Arcebispo de Los Angeles a Obama: Medidas migratórias não bastam, urge uma reforma integral

21/11/2014 - 11:43 am .- O Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos) e presidente da Comissão sobre Migração da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, Dom José Gómez, assinalou que as medidas migratórias anunciadas ontem à noite pelo presidente Barack Obama não são suficientes, pois “não substituem a reforma integral” da qual o país precisa.

Igreja na Colômbia pede que os diálogos pela paz continuem apesar do sequestro de um general do exército

21/11/2014 - 10:10 am .- O Arcebispo de Tunja (Colômbia), Dom Luis Augusto Castro, pediu ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que não cesse os diálogos de paz depois do sequestro general Rubén Darío Alzate, para evitar que o grupo narcoterrorista Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) desate uma nova onda de violência.

Dom Claudio Maria Celli: Dar testemunho vivo de Cristo nas Redes Sociais, não apenas enchê-las de mensagens religiosas

20/11/2014 - 10:41 am .- O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Mons. Claudio Maria Celli, animou os católicos a não terem medo de anunciar a Cristo nas redes sociais, e incentivou também a não “bombardear” estes canais com mensagens religiosas e sim a fazer-se presente com um testemunho valente e claro.

Para saber o que o Papa pensa "leiam seus escritos", exorta prelado argentino

18/11/2014 - 01:51 pm .- Por causa de algumas distorções da imprensa nos últimos dias sobre o que o Papa Francisco pensa em relação às drogas, o Arcebispo Reitor da Universidade Católica Argentina (UCA), Dom Víctor Fernández, exortou os jovens desse centro de estudos a lerem “o que ele diz diretamente”.

Números mostram a realidade dos católicos e protestantes na América Latina

14/11/2014 - 12:31 pm .- “Religião na América Latina” é o título do estudo divulgado ontem pelo Pew Research Center que, através de tabelas estatísticas, mostra a realidade atual do catolicismo e do protestantismo no continente, a posição dos membros de ambas as confissões em temas como a defesa da vida e da família, assim como a percepção sobre a influência do Papa Francisco nesta parte do mundo.

Fidelidade ao Papa é crucial para a evangelização, dizem bispos dos Estados Unidos

13/11/2014 - 01:51 pm .- Em uma mensagem dirigida ao Papa Francisco, os bispos dos Estados Unidos juraram fidelidade à Santa Sé e expressaram o desejo de que o pontífice participe do Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia no próximo ano.

Inscrições abertas para o Encontro Mundial das Famílias Filadélfia 2015

12/11/2014 - 09:51 am .- O Arcebispo da Filadélfia (Estados Unidos), Dom Charles Chaput, anunciou que já estão abertas as inscrições para participar do Encontro Mundial das Famílias que se realizará nesta cidade entre os dias 22 e 27 de setembro de 2015.

Eleições Estados Unidos: Lobby do aborto foi o grande derrotado

07/11/2014 - 11:47 am .- O presidente do Population Research Institute (PRI), Steve Mosher, destacou a vitória do Partido Republicano sobre o Partido Democrata nas eleições legislativas dos Estados Unidos desta terça-feira, 4 de novembro, e destacou que o grande derrotado foi o lobby do aborto.

RECOMENDAMOS »

Mar
5

Católico em dia

5 de março de 2015

  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício fois instituído em sua forma atual em 1150 e conta com um Decano, que se elege entre os cardeais que têm título de uma Igreja suburbicária, as sete dioceses mais próximas de Roma.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: