24 de nov de 2025 às 16:07
A Universidade Notre Dame, nos EUA, reintegrou "missão católica" como um dos valores a ser exigido dos funcionários, depois de ter removido a expressão.
Num comunicado aos funcionários datado da última sexta-feira (21), o presidente da Universidade Notre Dame, Robert A. Dowd, CSC, disse que o compromisso com a missão católica da instituição foi mencionado no preâmbulo dos quatro novos valores para o corpo docente, anunciados numa reunião aberta na semana passada, “como modo de demonstrar sua importância primordial”.
“Graças a alguns comentários construtivos que recebemos, percebemos agora que a questão da colocação está causando confusão e que alguns podem interpretá-la não como uma elevação da nossa missão, como pretendíamos, mas como um sinal de diminuição do nosso compromisso”, disse ele. “Para evitar mais confusão, incluímos agora a linguagem sobre a missão católica como o primeiro dos nossos cinco valores fundamentais”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A “missão católica” agora figura em primeiro lugar na lista de valores da equipe da universidade, com a seguinte descrição: “Seja uma força para o bem e ajude a promover a missão da Notre Dame de ser a principal universidade católica de pesquisa global”.
Dowd disse que a missão católica da escola "orienta e norteia tudo o que fazemos e como trabalhamos juntos", dizendo: "Nossa missão católica tem animado nosso trabalho conjunto desde a fundação da universidade e sempre será nossa força motriz".
“Não poderia estar mais grato pelas inúmeras maneiras pelas quais vocês personificam o que há de melhor em Notre Dame”, concluiu ele, dirigindo-se aos funcionários de Notre Dame. “Como já disse em muitas ocasiões, vocês me inspiram com sua generosidade, bondade e dedicação à Universidade de Nossa Senhora”.




