3 de dez de 2025 às 16:05
A arquidiocese de Detroit, EUA, receberá o patriarca latino de Jerusalém cardeal Pierbattista Pizzaballa, para uma visita pastoral de amanhã (4) a domingo (7).
O padre Adam Nowak, vice-chanceler da arquidiocese, disse à CNA, agência em inglês da EWTN, que o patriarca foi convidado depois de conversas com cristãos árabes locais.
“Os objetivos deste evento são espirituais e buscam expressar nossa proximidade com nossos irmãos e irmãs cristãos que sofrem na Terra Santa”, disse o padre Nowak
No dia 5 de dezembro, o cardeal Pizzaballa discursará em um jantar oferecido pelo arcebispo de Detroit, Edward Weisenburger, para arrecadar fundos para o Patriarcado Latino de Jerusalém e suas obras de caridade. O patriarcado tem jurisdição sobre os católicos latinos e melquitas em Chipre, Israel, Jordânia e Palestina.
Nowak disse que o arcebispo Weisenburger espera que, como resultado desta visita pastoral, as pessoas possam “compreender de forma mais pessoal, escutando os relatos e a experiência do patriarca, como é a situação atual no país: as dificuldades que enfrentam, mas também a esperança que mantêm”.
O sudeste de Michigan abriga vibrantes comunidades católicas do Oriente Médio, incluindo caldeus, maronitas e melquitas. O cardeal Pizzaballa se encontrará com os fiéis e participará de diversos eventos focados em oração, solidariedade e ações de ajuda humanitária.
Ao anunciar a campanha de arrecadação de fundos, o arcebispo elogiou os cristãos da Terra Santa, que “heroicamente mantêm e protegem os lugares sagrados que são importantes para todos nós. Eles contam com a nossa solidariedade para manter viva a sua antiga fé em sua própria terra”.
Forte apoio local à Terra Santa
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em outubro, os católicos da arquidiocese responderam generosamente ao apelo do arcebispo para ajudar Gaza, contribuindo com mais de US$ 462 mil para aliviar a grave escassez de alimentos.
A visita do cardeal Pizzaballa começará amanhã (4) com outro evento de arrecadação de fundos organizado pela Eparquia Católica Caldeia de São Tomás Apóstolo.
O padre Marcus Shammami disse à CNA que o bispo Francis Y. Kalabat quer “destacar a presença cristã no Oriente Médio porque grande parte do mundo se esquece de que ainda existem cristãos lá”.
Existem oito paróquias caldeias na arquidiocese de Detroit. Para o padre Shammami, a visita também é significativa para esses católicos, muitos dos quais sofreram durante anos de guerra e conflito no Iraque. Cerca de 80% dos cristãos iraquianos são católicos caldeus.
“O mundo ficou em grande parte em silêncio durante nossos anos de sofrimento no Iraque e ignorou nossa situação. Queremos garantir que isso não aconteça novamente”, disse o padre Shammami.
O governo iraquiano, oficialmente muçulmano, garante a liberdade de religião e culto, mas impõe certas restrições aos cristãos. A Comissão dos EUA para a Liberdade Religiosa Internacional incluiu o Iraque em sua lista de países sob vigilância especial.
Como parte de seu itinerário, o cardeal Pizzaballa celebrará missa no domingo, 7 de dezembro, na Basílica Santuário Nacional da Pequena Flor em Royal Oak, Michigan.




