3 de dez de 2025 às 15:27
O santuário basílica Sagrada Família, em Goiânia (GO), está realizando a 5ª Mostra Internacional de Presépios, com mais de 60 presépios provenientes de 15 países. Uma novidade deste ano é um presépio de 8m², com peças vindas de Nápoles, Itália.
Para o reitor do santuário basílica, padre Rodrigo de Castro, a mostra busca preservar a essência espiritual do Natal ao evidenciar como diferentes culturas retratam a Sagrada Família.
“A mostra nos ajuda a compreender que Cristo nasce em todos os ambientes”, disse, acrescentando que “cada cultura expressa, à sua maneira, a presença de Deus no meio de seu povo”.
A mostra tem presépios dos EUA, do Peru, da África e de outros lugares. As peças são produzidas com diferentes materiais como madeira, terracota, capim, tecido, algodão cru, louça, resina e até um presépio em forma de matrioska, tradicional brinquedo russo composto por bonecas encaixadas.
O presépio napolitano
Segundo o santuário, o destaque deste ano na mostra é o presépio principal, com 8 m², construído a partir de peças originais trazidas pelo padre Rodrigo de Castro direto de Nápoles, “uma das regiões mais tradicionais do mundo na criação de presépios”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Enquanto a tradição original de presépios busca seguir fielmente a descrição dos Evangelhos, retratando o nascimento de Jesus, os presépios napolitanos combinam elementos sagrados e profanos”, diz o santuário. “Surgidos no século XVIII, eles representam, além da Natividade, cenas cotidianas das aldeias da região de Nápoles, com personagens populares, trabalhadores, vendedores e ambientes que dialogam com a vida real do povo italiano”, acrescenta.
Outro diferencial do presépio napolitano são as vestimentas, pois as peças “são vestidas com roupas antigas, inteiramente de origem italiana — muitas delas peças litúrgicas reais, utilizadas por padres e preservadas em acervos históricos”.
“Essa autenticidade reforça a expressividade característica desse estilo, que se tornou referência mundial pela riqueza de detalhes e profundidade estética”, diz o santuário.
Toda a adaptação, ambientação e montagem do presépio napolitano foram feitas pelos artistas Luciene Vasconcelos e Adriano José.
A Mostra Internacional de Presépios ficará aberta até o dia 2 de fevereiro. A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita todos os dias, 24 horas, pois o santuário basílica fica aberto direto.




