26 de nov de 2025 às 16:06
Por saúde, por uma recuperação rápida ou pelo sucesso de uma cirurgia: esses são alguns dos pedidos que crianças internadas num hospital da Costa Rica, assim como suas famílias, dirigiram ao Menino Jesus, cuja imagem será colocada no presépio do Vaticano.
No total, 410 intenções serão integradas ao monumental presépio Gaudium, obra da artista Paula Sáenz Soto, conhecida como Paula no Bosque, que será o primeiro presépio com mensagens pró-vida a ser instalado na Aula Paulo VI.
O presépio terá uma imagem de Nossa Senhora grávida e 28 mil fitas representando vidas salvas do aborto graças à oração e às instituições que apoiam mulheres em situações de vulnerabilidade.
Esse conjunto terá intenções reunidas do Hospital Nacional das Crianças — o único centro especializado em atendimento pediátrico na Costa Rica, que recebe pacientes de todo o país —, as quais serão colocadas no berço onde fica a imagem do Menino Jesus.
A iniciativa partiu da própria artista, que entrou em contato com o centro médico em setembro para propor uma colaboração. Desde então, o padre Julio Meléndez, capelão do hospital, tem trabalhado com a equipe de enfermagem e administrativa.
O padre Meléndez disse à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, que, por várias semanas, visitou áreas como neonatologia, oncologia, cirurgia, recuperação e pronto-socorro. Nesses lugares, ele convidou as crianças a escreverem seus próprios pedidos de oração. Em outros casos, os pais os escreveram.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O padre falou sobre o caso de uma mãe indígena cujo filho estava internado. Apesar de não falar espanhol e não saber escrever, ela insistiu em participar e “teve a oportunidade de escrever algo para o filho, de modo geral, tentando interpretar o seu desejo”.
Para o capelão, aquele exercício com as fitas tornou-se uma "manifestação de fé, de confiança em Deus, de súplica".
Ele disse que muitos pais sofrem por causa da doença de seus filhos e que, com esse gesto, eles recebem a esperança de que "seus pedidos serão ouvidos, que eles poderão encontrar cura ou que poderão encontrar paz caso um filho esteja muito doente e tenha que morrer".
O capelão disse que essas fitas são um apelo a todos os fiéis, especialmente no Advento e no Natal, para que estejam "mais conscientes de que devemos orar pelas crianças, que há muitas crianças doentes e também que muitas vezes não valorizamos a saúde".
As 410 fitas já foram entregues à artista Paula Sáenz, que vai incorporá-las ao presépio Gaudium. A inauguração está marcada para 15 de dezembro, em cerimônia celebrada pelo papa Leão XIV.



