
Cardeal Müller diz que Caminho Sinodal Alemão é “ditadura da mediocridade”
16/03/2023 - 12:46 pm .- O ex-responsável por defender a doutrina católica da Santa Sé, cardeal Gerhard Müller, acusou o Caminho Sinodal Alemão de ser uma “ditadura da mediocridade”. O cardeal alemão disse que o processo de discussão que reúne bispos e uma organização oficial de católicos aprovou resoluções que afastaram os fiéis católicos da ‘verdade do Evangelho’ (Gál. 2:5) para substituí-la pelo produto de “uma ideologia homossexualizada, o verdadeiro centro de gravidade do sinodalismo alemão”.
Caminho Sinodal Alemão aprova bênçãos para uniões homossexuais e divorciados recasados
10/03/2023 - 04:10 pm .- O Caminho Sinodal Alemão decidiu introduzir oficialmente as bênçãos de uniões homossexuais e pessoas divorciadas e casadas novamente pela lei civil. Com apenas nove bispos votando contra, a assembleia sinodal da tarde de sexta-feira (10) ignorou o documento de 2021 da Congregação para a Doutrina da Fé que diz que a Igreja não tem autoridade para abençoar uniões homossexuais.
Mesmo advertidos pela Santa Sé, bispos alemães mantêm planos de concílio sinodal
01/03/2023 - 04:25 pm .- Apesar dos repetidos avisos da Santa Sé, uma carta do presidente da Conferência Episcopal Alemã publicada hoje (1°) confirma que os planos para um concílio sinodal alemão permanente avançam.
Quatro delegadas deixam o Caminho Sinodal Alemão e dizem que ele se afasta da Igreja universal
22/02/2023 - 04:31 pm .- Antes da reunião final do Caminho Sinodal Alemão no próximo mês, quatro participantes proeminentes – todas mulheres – anunciaram oficialmente que estavam deixando o controverso processo hoje (22).
Cardeal Müller chama bispos alemães de “covardes”
28/10/2022 - 11:53 am .- O cardeal Gerhard Müller, prefeito emérito do Dicastério para a Doutrina da Fé, está convencido de que os bispos "materialistas" do sínodo alemão não poderão impor suas teses: "No final, retornam, regressam, porque são covardes".
Bispo diz que vai levar proposta pró-homossexual rejeitada no Caminho Sinodal Alemão ao papa
12/09/2022 - 03:34 pm .- Os organizadores do Caminho Sinodal Alemão prometeram levar o documento que propõe mudar a doutrina católica sobre moral sexual para o Sínodo da Sinodalidade convocado pelo papa Francisco, mesmo depois que ele foi derrotado numa votação na sexta-feira (9) durante assembleia em Frankfurt no fim-de-semana.
Padre pede orações para que a Igreja na Alemanha não adote doutrinas do mundo
25/07/2022 - 11:33 am .- Padre Eduardo Hayen Cuarón, diretor do semanário “Presencia”, da diocese mexicana de Ciudad Juárez, disse que a recente declaração da Santa Sé sobre o Caminho Sinodal na Alemanha é uma correção ao processo e pediu a todos que rezem pela Igreja Católica na Alemanha.
Líder católica do Caminho Sinodal Alemão pede acesso nacional ao aborto
15/07/2022 - 11:48 am .- A copresidente do Caminho Sinodal Alemão Irme Stetter-Karp, de 65 anos defendeu que o aborto esteja disponível em toda a Alemanha. Embora dizendo que o aborto não deve ser considerado um "serviço médico regular", a presidente do Comitê Central dos Católicos Alemães, disse que “deve-se garantir uma provisão da intervenção médica do aborto a nível nacional. Isso não acontece atualmente porque o atendimento ginecológico está ausente particularmente nas áreas rurais” em artigo publicado pelo jornal Die Zeit.
Igreja alemã não responde sobre o custo do Caminho Sinodal Alemão
10/05/2022 - 12:04 pm .- O custo financeiro do Caminho Sinodal Alemão, que causa polêmica principalmente por suas decisões sobre homossexualismo, ordenação de mulheres e fim do celibato sacerdotal, continua um mistério.
Papa mantém o cardeal Rainer Woelki como arcebispo de Colônia
24/09/2021 - 07:30 pm .- A Santa Sé confirmou o cardeal Rainer Maria Woelki no cargo de arcebispo de Colônia, Alemanha. O anúncio foi feito hoje, 24 de setembro pelo núncio apostólico da Alemanha, dom Nikola Eterovic. A “pedido dele próprio”, o cardeal Woelki fará um período “sabático espiritual” de vários meses antes de voltar ao ministério ativo.
Caminho sinodal alemão deve abrir ‘as velhas doutrinas a novas leituras’, diz líder leigo
09/09/2021 - 09:40 am .- “O que importa agora é a capacidade de compromisso e abrir as velhas doutrinas a novas leituras”, disse Thomas Sternberg, presidente do Comitê Central de Católicos Alemães (ZdK), sobre a votação dos rascunhos dedicados aos temas essenciais analisados no caminho sinodal alemão. Em entrevista concedida à CNA Deutsch, agência em alemão do Grupo ACI, Sternberg disse que na sessão plenária do caminho sinodal, que se realizará de 30 de setembro a 2 de outubro, serão votados os rascunhos dos principais temas: a forma como o poder é exercido na Igreja, o sacerdócio, o papel das mulheres e a moral sexual.
Bispo propõe texto alternativo ao Caminho Sinodal Alemão
03/09/2021 - 09:55 am .- O bispo de Regensburg propôs, nesta sexta-feira, um texto alternativo ao Caminho Sinodal Alemão. Dom Rudolf Voderholzer, um dos maiores críticos às propostas feitas pelos bispos e leigos reunidos no caminho sinodal, apresentou suas sugestões através em uma nova página lançada em 3 de setembro. “Estamos convencidos de que só um Caminho Sinodal que se empreenda junto e por toda a Igreja pode ser sólido e alcançar seu objetivo. A Igreja inteira não é apenas a Igreja universal, mas também a Igreja primitiva e a Igreja dos santos que já chegaram ao seu destino”, disse o bispo. “Seu fundamento é Deus-Homem Jesus Cristo, que está verdadeiramente presente na Eucaristia e a partir dela se edifica a Igreja”.
Resultados de investigação na arquidiocese alemã de Colônia são enviados à Santa Sé
10/08/2021 - 03:37 pm .- Os resultados da visita apostólica ordenada pelo papa Francisco para investigar os abusos na arquidiocese de Colônia já estão no Vaticano, segundo a mídia da Alemanha. A visita apostólica foi feita pelo bispo de Estocolmo, Suécia, cardeal Anders Arborelius, e por dom Johannes van den Hende, bispo de Rotterdam e presidente da Conferência Episcopal Holandesa.
"Para o bem da Igreja", cardeal alemão pensa em renunciar de novo
27/07/2021 - 02:52 pm .- O Arcebispo de Munique e Freising, cardeal Reinhard Marx, disse que “não descarta” renunciar novamente ao cargo “pelo bem da Igreja” em carta lida aos fiéis depois da missa do domingo 25 de julho nas igrejas da arquidiocese. Marx, já tinha escrito uma carta de renúncia enviada ao papa Francisco em 21 de maio deste ano. No último dia 4 de junho o papa recusoua a renúncia.
Recusa de sua renúncia pelo papa é um grande desafio, diz cardeal Marx
10/06/2021 - 04:00 pm .- O cardeal Reinhard Marx disse que a decisão do papa Francisco de não aceitar sua renúncia como arcebispo católico de Munique e Freising é um "grande desafio". Marx fez o comentário na quinta-feira, dia 10 de junho, horas depois que o Vaticano publicou a carta do papa pedindo ao cardeal de 67 anos que ficasse à frente da arquidiocese no sul da Alemanha.
Cardeal alemão pede que Santa Sé reaja a bênçãos a uniões gay
28/05/2021 - 10:33 am .- O cardeal Gerhard Müller, que foi prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé por 5 anos, pediu ao Vaticano “uma declaração clara de princípios com consequências práticas”, depois que, no dia 10 de maio, cerca de 100 padres e agentes pastorais abençoaram uniões homossexuais apesar da proibição da Santa Sé.
Carta a bispos alemães: São capazes de suportar o ódio do mundo pelo Evangelho?
27/05/2021 - 11:22 am .- O arcebispo Samuel Aquila, de Denver, Estados Unidos, escreveu uma carta aberta aos bispos católicos do mundo, especialmente aos da Alemanha, na qual faz uma extensa crítica e questionamentos ao polêmico Caminho Sinodal da Igreja alemã.
Biógrafo de João Paulo II: Igreja alemã deve ser fiel à Revelação
11/05/2021 - 03:55 pm .- A Igreja na Alemanha é chamada a seguir a verdade revelada e não o "espírito dos tempos", afirma George Weigel, biógrafo do papa São João Paulo II, em resposta às recentes declarações do presidente da Conferência Episcopal Alemã em relação ao Caminho Sinodal.
Polêmico processo sinodal: Bispo alemão critica esboço sobre papel das mulheres
04/09/2020 - 01:49 pm .- Em uma carta aberta publicada em 2 de setembro, o Bispo de Ratisbona (Alemanha), Dom Rudolf Voderholzer, criticou o esboço sobre o papel das mulheres elaborado no polêmico processo sinodal realizado pela Igreja no país, e especificou que o texto "carece de qualquer nível teológico."
Especialista afirma que a teologia alemã já não tem impacto mundial
11/08/2020 - 02:30 pm .- O Dr. Ulrich Lehner, professor de teologia da Fundação Warren da Universidade de Notre Dame, assegura que a teologia alemã, com algumas exceções, está em crise e já não tem impacto global. Página 1 de 4 Seguinte »