O papa Leão XIV defendeu um sistema de trabalho a serviço dos indivíduos e das famílias, para que a dignidade de cada trabalhador seja reconhecida e suas reais necessidades sejam atendidas.

Numa audiência ontem (18) no Vaticano com membros da Ordem dos Consultores do Trabalho da Itália, o papa falou sobre três aspectos que considera particularmente importantes no mundo dos negócios: a dignidade da pessoa, a mediação e a promoção da segurança.

No início de seu discurso no palácio Apostólico, no Vaticano, Leão XIV disse que no centro de qualquer dinâmica de trabalho "não devem estar nem o capital, nem as leis do mercado, nem o lucro, mas a pessoa, a família e o seu bem, em relação aos quais tudo o mais funciona".

Assim, ele disse que os trabalhadores devem “ser reconhecidos em sua dignidade” e receber respostas concretas às suas reais necessidades, especialmente as das jovens famílias, dos pais com filhos pequenos e daqueles que cuidam de idosos e doentes”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Essas são necessidades”, disse ele, “que nenhuma sociedade verdadeiramente civilizada pode se dar ao luxo de esquecer ou negligenciar”. Especialmente hoje, quando a inteligência artificial (IA) e a tecnologia “gerenciam e moldam cada vez mais nossas atividades”. Assim, o papa falou sobre a necessidade urgente de as pessoas se comprometerem a garantir que as empresas sejam caracterizadas “como comunidades humanas e fraternas”.

Leão XIV defendeu o estabelecimento de uma mediação justa entre gestores e funcionários, evitando a "burocratização excessiva das relações" e o "distanciamento e o afastamento da realidade".

Ele exortou os conselheiros trabalhistas a “manter sempre os olhos bem abertos para as pessoas à sua frente, especialmente aquelas que estão em dificuldade e têm menos oportunidades de expressar suas necessidades e reivindicar seus direitos”, um “grande ato de justiça e caridade”, segundo o papa.

Por fim, Leão XIV falou sobre a importância de promover a segurança no local de trabalho e lamentou os vários acidentes que ocorrem no ambiente profissional. "Prevenir é melhor que remediar", disse ele.