Notícias

Bento XVI evoca momentos emocionantes de sua viagem à Turquia
VATICANO, 2006-12-06 (ACI).- Em sua habitual Audiência Geral das quartas-feiras, o Papa Bento XVI recordou dia por dia a viagem que fez na semana passada à Turquia e renovou seus votos para que este país construa um futuro de paz e "possa ser uma 'ponte' de amizade e de colaboração fraternal entre o Ocidente e Oriente".

Papa e Turquia: Espero frutos de cooperação entre cristãos e de diálogo com muçulmanos
VATICANO, 2006-12-03 (ACI).- Antes de recitar ao meio-dia a oração do Ângelus Dominical, o Papa Bento XVI se referiu a sua recente viagem à Turquia, ao que qualificou de "inesquecível experiência espiritual e pastoral" e expressou seu desejo de que dele "possam brotar frutos de bem para uma cooperação sempre mais sincera entre todos os discípulos de Cristo e para um diálogo proveitoso com os fiéis muçulmanos".

O Papa recorda na Turquia que a Igreja só pede liberdade para anunciar a Cristo
ISTAMBUL, 2006-12-01 (ACI).- O Papa Bento XVI terminou sua histórica viagem pastoral à Turquia com uma Missa na Catedral do Espírito Santo de Istambul, em que recordou que a Igreja não procura poderes ou bens, e só pede liberdade para cumprir sua missão de anunciar a Cristo.

Bento XVI deixou a Turquia agradecido pela acolhida
ISTAMBUL, 2006-12-01 (ACI).- O Papa Bento XVI terminou nesta tarde sua viagem pastoral à Turquia. No vôo de volta a Roma enviou um telegrama ao Presidente turco Ahmet Necdet Sezer no qual agradeceu a acolhida que recebeu durante sua estada.

O Papa está surpreendendo os turcos, afirma porta-voz de Episcopado
ISTAMBUL, 2006-11-30 (ACI).- O porta-voz da Conferência Episcopal da Turquia, Dom Georges Marovitch, comentou que durante a visita papal a esse país o Santo Padre está "surpreendendo os turcos".

Encontro com Patriarca armênio é sinal de esperança na unidade, afirma Bento XVI
ISTAMBUL, 2006-11-30 (ACI).- Concluída a visita à Mesquita Azul, o Papa se dirigiu à Catedral Armênia Apostólica desta cidade. Em seu discurso, destacou que o encontro com Sua Beatitude, o Patriarca Mesrob II Mutafian, "é mais que um simples gesto de cortesia ecumênica e amizade".

Santo Padre percorre Santa Sofia e se torna segundo Papa a entrar em uma mesquita
ISTAMBUL, 2006-11-30 (ACI).- Na terceira jornada de sua viagem pastoral à Turquia, o Papa Bento XVI percorreu o histórico Museu de Santa Sofia, um dos principais símbolos do país, e visitou a Mesquita de Sultanhamet, tornando-se o segundo Pontífice a entrar em um centro de oração muçulmano.

Bento XVI e Bartolomé I renovam compromisso evangelizador de cara à secularização
ISTAMBUL, 2006-11-30 (ACI).- O Papa Bento XVI e Sua Santidade Bartolomeu I assinaram uma declaração conjunta no Patriarcado Ecumênico de Istambul em que renovaram o compromisso evangelizador de católicos e ortodoxos, e pediram a unidade dos esforços diante da secularização que se estende sobre tudo no mundo ocidental.

Papa reitera opção pela unidade plena com ortodoxos para superar "escândalo" da divisão
ISTAMBUL, 2006-11-30 (ACI).- Ao participar nesta manhã junto com o Patriarca ortodoxo Bartolomeu I da Divina Liturgia celebrada na Igreja Patriarcal de São Jorge, sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, o Papa Bento XVI reiterou o compromisso da Igreja Católica para a superação dos obstáculos que permitam obter a comunhão plena entre católicos e ortodoxos pois as "divisões existentes entre os cristãos são um escândalo para o mundo e um obstáculo para a proclamação do Evangelho".

O Papa se encontra com minoria católica turca e pede que Igreja seja sinal de paz
ÉFESO, 2006-11-29 (ACI).- O Papa Bento XVI teve hoje um encontro íntimo com a minoria católica turca na conhecida "Casa de Maria" em Éfeso, e lá pediu que a Igreja seja sinal e instrumento eficaz de paz no mundo. O Santo Padre chegou de avião a Esmirna nesta manhã e de lá se seguiu de carro a Éfeso, um dos lugares arqueológicos mais famosos do Mediterrâneo. Ao meio dia presidiu sua primeira Missa em terra turca diante de 200 membros da comunidade católica local que puderam acompanhá-lo devido às estritas medidas de segurança.

O Papa reafirma na Turquia que a religião deve rejeitar a violência
ANKARA, 2006-11-28 (ACI).- Ao terminar a primeira jornada de sua viagem pastoral à Turquia, o Papa Bento XVI se reuniu com o Corpo Diplomático credenciado no país e afirmou que chegou ao país como um "apóstolo do diálogo e da paz", renovou seu chamado pela paz mundial e reiterou que as religiões devem rejeitar sempre a violência.

Santo Padre destaca pontos em comum de cristãos e muçulmanos
ANKARA, 2006-11-28 (ACI).- Ao reunir-se com o Ministro dos Assuntos Religiosos da Turquia, Mehmet Aydin, o Papa Bento XVI destacou os pontos em comum de cristãos e muçulmanos que deveriam permitir um diálogo "sincero entre amigos", e recordou a urgência de que se garanta a liberdade religiosa. O Papa agradeceu a amável acolhida com que o receberam as autoridades locais e dirigiu uma "saudação afetuosa" a todos os muçulmanos na Turquia.

Bento XVI chega à Turquia para promover o diálogo e a unidade
ANKARA, 2006-11-28 (ACI).- Com a intenção de encontrar-se com o minoritário grupo católico, alentar o esforço ecumênico com a igreja ortodoxa e reforçar o diálogo inter-religioso especialmente com o mundo islâmico, o Papa Bento XVI chegou hoje a Ankara onde encontrou-se com diversas autoridades governamentais e visitou o mausoléu de Ataturk, fundador e primeiro presidente da Turquia moderna.

Porta-voz diz que não corresponde à Santa Sé intervir na entrada da Turquia para a UE
VATICANO, 2006-11-28 (ACI).- Depois do encontro nesta tarde entre o Papa Bento XVI e o Primeiro-ministro turco Tayyip Erdogan, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé declarou que esta "não tem nem o poder, nem o papel específico, nem político de intervir sobre o acesso da Turquia à União Européia". Em uma entrevista coletiva realizada depois de seu encontro de vinte minutos com o Santo Padre em uma das salas do aeroporto de Ankara, o premier revelou que pediu a Bento XVI seu apoio ao processo de adesão da Turquia à Europa e este teria lhe respondido que "não somos políticos mas desejamos ver a Turquia na Europa".

Conselho de muftis russo censura protestos em Istambul contra visita papal
MOSCOU, 2006-11-27 (ACI).- O Conselho do Muftis da Rússia censurou as ações de protesto contra a visita do Papa Bento XVI à Turquia, organizadas pelos partidos radicais turcos. Conforme informa a agência RIA Novosti, o Vice-presidente do Conselho dos Muftis da Rússia, Damir Guizatullin, manifestou que "não apoiamos essas ações, qualificando-as de contraproducentes. Sempre sustentamos que para edificar uma vida harmoniosa e a paz entre diversos povos e religiões, é preciso desenvolver o diálogo".

Primeiro-ministro turco fez mudança em agenda e receberá o Papa Bento XVI
VATICANO, 2006-11-27 (ACI).- A Santa Sé informou hoje que o Primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, irá se encontrar com o Papa Bento XVI amanhã em uma sala do aeroporto de Ankara, na sua chegada à Turquia. Erdogan tinha anunciado que não se reuniria com o Santo Padre devido a problemas de agenda. Ontem o Primeiro-ministro considerou factível reunir-se com o Papa antes de sua partida à Letônia, onde participará da cúpula da OTAN nos dias 28 e 29 de novembro.

Santa Sé confirma visita do Papa à Mesquita Azul em Istambul
VATICANO, 2006-11-26 (ACI).- O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, confirmou hoje que se conseguiu introduzir no programa da viagem apostólica do Papa Bento XVI à Turquia uma visita à famosa Mesquita Azul de Istambul.