O atual bispo de Guarabira (PB), dom Aldemiro Sena dos Santos foi nomeado hoje (4) bispo de Teixeira de Freitas– Caravelas (BA) pelo papa Leão XIV. A diocese estava vacante desde 25 de fevereiro, quando o papa Francisco transferiu dom Jailton de Oliveira Lino para a diocese de Itabuna (BA).

 “Hoje, por amor e obediência ao Santo Padre, o Papa Leão XIV, e por irrestrita fidelidade à Igreja, coloco-me à disposição da mesma para uma nova missão na Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas, na Bahia!”, disse dom Aldemiro em sua carta à diocese de Guarabira. “Coloco-me inteiramente nas mãos do Senhor, com espírito missionário e, sempre com as sandálias da missão, para anunciar o Evangelho e testemunhar o amor de Deus entre nós”.

O novo bispo de Teixeira de Freitas– Caravelas pediu à diocese de Guarabira que continue rezando por ele. “E eu estarei rezando por todos vós, filhos de Nossa Senhora da Luz, nesta querida diocese de Guarabira, onde pude exercer as primícias do episcopado”.

Dom Aldemiro Sena dos Santos nasceu no dia 26 de junho de 1964, em Ibirataia (BA). Foi ordenado padre em 20 de dezembro de 1992, na catedral são Sebastião, em Ilhéus.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Entre 1993 a 1996, foi reitor do seminário menor são Domingos Sávio, em Ilhéus, e pároco da paróquia Nossa Senhora da Escada, no distrito de Olivença, em Ilhéus. Entre 1996 a 1998, foi pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município Barro Preto, em Ilhéus. Entre 1998 a 2007, foi pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ilhéus, e coordenador do Centro de Treinamento de Líderes Santa Cruz, na mesma cidade. Entre 2006 a 2014, foi representante do clero de Ilhéus. Em 2007, pároco da paróquia são Francisco de Assis, em Ilhéus.

Entre 2013 a 2014, foi presidente dos presbíteros do regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele exerceu desde 2015 a provisão de pároco da paróquia são Jorge e da catedral são Sebastião, em Ilhéus. Além disso, ele foi ecônomo da diocese e presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, que inclui o abrigo para idosos.

Em 4 de outubro de 2017, foi nomeado bispo de Guarabira (PB) pelo papa Francisco. Sua ordenação episcopal foi em 17 de dezembro de 2017. Seu lema episcopal é “Servir com alegria!”.