O bispo auxiliar de Cascavel (PR), dom Aparecido Donizeti de Souza, teve seu pedido de renúncia aceito hoje (7) pelo papa Leão XIV para viver uma experiência missionária. Ele tem 61 anos de idade e ainda está longe dos 75 anos, idade em que a apresentação do pedido de renúncia ao papa é obrigatório, segundo o cânon 401 do Código de Direito Canônico.

“Quero agradecer a Deus pela pessoa do santo padre o papa Leão XIV que aceitou meu pedido de renúncia ao ofício de bispo auxiliar, me concedendo a oportunidade em poder viver essa experiência missionária em vista da edificação do Reino de Deus”, disse dom Aparecido Donizeti em uma mensagem aos fiéis da arquidiocese de Cascavel hoje. “Sei que amar e servir generosamente onde quer que estejamos é nossa vocação e missão”.

Ele relatou que “há quase um ano”, vem “sendo profundamente chamado, como ministro ordenado, a viver uma experiência em perspectiva missionária para colaborar em alguma comunidade com necessidade de assistência pastoral, sacramental e espiritual”.

“Após muita reflexão, oração e discernimento, encaminhei ao santo padre o papa Leão XIV meu pedido de renúncia do ofício e assim poder com mais liberdade e serenidade, viver humildemente essa entrega a obra de evangelização conforme meus dons e possibilidades, onde Deus assim o permitir”, disse o bispo. “Creio que Deus usa de algumas pessoas e situações, para nos dirigir seu apelo e seu chamado. Entendendo e acolhendo isso em meu coração, o tempo de estar com vocês como bispo auxiliar chega ao fim”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Ainda em seu comunicado, dom Aparecido expressou sua “profunda gratidão a Deus pela oportunidade de viver essa experiência enriquecedora de fé e amor junto” a arquidiocese de Cascavel.

“Encerro no desejo de estar totalmente entregue nas mãos de Deus e contando com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida para que, onde eu estiver e com quem eu estiver, Ele possa fazer de mim um canal e instrumento de sua graça e de seu amor para quem precisar. Conto com a oração de todos e Deus nos abençoe sempre”, finalizou.

Dom Aparecido Donizeti de Souza nasceu no dia 13 de janeiro de 1964, no distrito de Primeiro de Maio (PR). Foi ordenado padre em 12 de dezembro de 1992. Tem mestrado em Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma. Em 30 de dezembro de 2015 foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre pelo papa Francisco. Foi sagrado bispo em 18 de março de 2016, em Cornélio Procópio (PR), pelo arcebispo de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler. Seu lema episcopal é Sufficit tibi gratia mea (A Ti basta a minha graça). Em 22 de junho de 2022, foi nomeado bispo auxiliar de Cascavel pelo papa Francisco.