Carregando...

Mundo

Refugiados sírios na Jordânia vivem Semana Santa com a esperança de ver o Papa Francisco em breve

17/04/2014 - 01:11 pm .- O diretor da Cáritas na Jordânia, Wael Suleiman, explica as dificuldades e os desafios que vivem diariamente os 20 mil refugiados cristãos da Síria que que estão sob seus cuidados e como viverão a Semana Santa longe de seus lares.   Em declarações à agência vaticana Fides, Suleiman explica que os refugiados “seguem aumentando e se preparam para viver uma Páscoa marcada pelo desânimo e o cansaço espiritual”. “Tínhamos pensado celebrar liturgias para os refugiados sírios de fé católica”, explicou, “mas nos demos conta que não tinham o estado de ânimo apropriado. Eles preferem participar das celebrações nas paróquias da Jordânia, em meio aos fiéis daqui”.   “Estão cansados, resignados, e não estão interessados em liturgias e celebrações reservadas para eles, que lhes recordem sua condição de deslocados e o sofrimento que experimentaram. Esperam com esperança, isto sim, a chegada do Papa Francisco à Jordânia”.   No programa da visita está previsto que o Papa se reúna com alguns deles em Betânia, nas proximidades do Rio Jordão, perto do lugar do batismo do Jesus.    O diretor da Cáritas Jordânia confirmou a Fides o aumento progressivo dos cristãos na multidão de refugiados sírios presentes no Reino: “Não é como no princípio, quando entre as primeiras ondas de refugiados não havia cristãos”. Agora, disse Suleiman, “são mais de 20.000”. “Um número pequeno em comparação à massa de um 1.300.000 refugiados sírios que segundo dados do governo estão alojados em Amã, na Jordânia”.   Suleiman assinalou que “dificilmente se possa esperar que os cristãos que fugiram da Síria retornem no fim da guerra. Isto significa que em algumas cidades, como Homs e Aleppo, muitos bairros cristãos permanecerão vazios de seus habitantes por um longo tempo”.   Enquanto isso, espera-se para final de abril, a abertura de novas áreas no campo de refugiados de Al-Azraq, que terão capacidade para 130.000 refugiados, convertendo-se no campo maior realizado até o momento em toda a região para comportar crianças, mulheres e homens que fogem do conflito em Síria.    O primeiro grande campo de Zaatari se transformou com o tempo em uma “cidade provisória” com centros de saúde, escolas e um campo de futebol. “Esta transformação dos campos em lugares menos precários”, assinala o diretor do Caritas para a Jordânia, “é um sinal eloquente: ninguém pode predizer quanto tempo os refugiados sírios permanecerão fora de sua pátria”.

Religiosa relata penúrias de cristãos na Síria: caminham até 45 minutos para chegar à Missa

16/04/2014 - 11:30 am .- A irmã Maria de Guadalupe retornou a sua cidade natal, Vila Mercedes, em San Luis (Argentina), depois de permanecer por dois anos na cidade de Aleppo, na Síria, acompanhando a tarefa pastoral encomendada a sacerdotes e religiosas do Instituto do Verbo Encarnado (IVE).

Jovens espanhóis criam site contra expropriação da Catedral de Córdoba

16/04/2014 - 09:30 am .- Um grupo de jovens de Córdoba (Espanha) criou o site http://keepcalmezquita.com/ onde dão informação verdadeira e rigorosa sobre a expropriação que se pretende fazer da Catedral de Córdoba.

Míssil lançado contra uma escola católica da Síria mata uma criança e deixa 61 feridos

15/04/2014 - 03:55 pm .- Um míssil lançado contra uma escola armênio-católica em Damasco, na manhã desta terça-feira, matou uma criança e deixou 61 feridos, entre crianças, pais e professores. A escola fica no bairro histórico de Bab Tuma onde se concentram muitas igrejas e escolas cristãs.

Julgamento de Asia Bibi "adiado até data indefinida"

15/04/2014 - 02:11 pm .- Nesta manhã a administração da Alta Corte de Lahore anunciou que o caso –o único de uma série de processos em tramitação– foi adiado “para uma data a se definir”.

“CSI: Jesus de Nazaré”, a crucificação vista por um legista

14/04/2014 - 07:31 pm .- O legista José Cabreras descreveu as lesões sofridas por Jesus de Nazaré desde o momento de sua prisão até sua morte na cruz, analisando a documentação da época e as imagens do Santo Sudário, e recolheu suas conclusões no livro “CSI: Jesus de Nazaré. O crime mais injusto”.

Unidade dos cristãos: Objetivo comum de João XXIII e João Paulo II

14/04/2014 - 10:55 am .- Os Papas João XXIII e João Paulo II, que serão canonizados no domingo 27 de abril, trabalharam muito para conseguir a unidade da Igreja e dedicaram boa parte de seu magistério a melhorar as relações com as distintas comunidades cristãs.

Filme “Fátima no Mundo” estreará em maio em Portugal

11/04/2014 - 04:22 pm .- O filme-documentário “Fátima no Mundo” será exibido no cinema entre os dias 8 e 18 de maio, nas salas da Lusomundo de Lisboa, Porto, Coimbra, Cascais, Braga, Vila Real e Viseu. e traz testemunhos da devoção à Virgem de Fátima em diversos países.

Ex-secretário de João Paulo II assegura que seu pontificado esteve marcado pelo martírio

10/04/2014 - 11:37 am .- O Cardeal Stanislaw Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia (Polônia), um dos colaboradores mais próximos do Beato Papa João Paulo II, assegura que a santidade do Pontífice polonês esteve também marcada pelo martírio.

Perito em teologia afirma: "O Matrimônio é uma realidade que pertence à Igreja"

07/04/2014 - 11:46 am .- O sacerdote espanhol Rafael Díaz Dorronsoro, perito em teologia dogmática, esclareceu que o sacramento do matrimônio é uma realidade que só pertence à Igreja e, portanto, pode realizar-se exclusivamente entre um homem e uma mulher batizados.

"Onde está o teu tesouro aí está teu coração", afirmou o Papa em diálogo com jovens belgas

07/04/2014 - 11:19 am .- Faz uns dias, o Papa Francisco recebeu cinco jovens belgas e dialogou com eles sobre a sua vida pessoal, seus erros, a pobreza do mundo e a situação da juventude na atualidade. O encontro foi gravado com várias câmaras e serviu a um cineasta para criar um curta-metragem que foi difundido rapidamente pela internet.

Jovens com autismo presenteiam o Papa a "bicicleta dos abraços"

07/04/2014 - 08:23 am .- Por ocasião do Dia Mundial do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, crianças e jovens afetados por esta condição visitaram o Papa Francisco no Vaticano e lhe deram de presente a chamada “Bicicleta dos abraços”, uma bicicleta para duas pessoas que está ficando popular entre os pais com filhos autistas.

Superior jesuíta nas Canarias fala da devoção a São José de Anchieta na terra natal do novo santo

05/04/2014 - 12:39 pm .- O missionário jesuíta José da Anchieta, incluído pelo Papa Francisco no livro dos Santos nesta quinta-feira 3 de abril, nasceu na localidade de San Cristóbal de la Laguna em 1534 e ficou conhecido como “Apóstolo do Brasil”. O superior dos jesuítas nas Ilhas Canarias, o Pe. Juan Luis Veza, explicou ao grupo ACI como foi recebida a notícia na região de onde é originário o santo e revela a devoção dos católicos da terra natal de Anchieta.   “Em Tenerife existe uma grande devoção a José da Anchieta”, explica. “Nos anos 60 o Brasil deu de presente uma escultura deste novo santo a Tenerife. Nessa época eu estudava ali e pude apreciar este presente do Brasil. Uma escultura de cinco metros que queria homenagear a cidade que viu nascer Anchieta”, recorda.   “É uma escultura moderna. É uma figura humana com uns pés grandes, mãos grandes e um cajado. Está caminhando, em alusão ao percurso que fez em várias ocasiões por toda a costa do Brasil do Norte a Sul e mãos que abençoam”.    José da Anchieta nasceu no século XVI em La Laguna, de família vasca e com laços com Santo Ignácio de Loyola. Com 14 anos foi estudar Artes na Universidade da Coimbra, uma das melhores da época e converteu-se em um profundo conhecedor do latim. Ali conhece a Companhia de Jesus e pede o seu ingresso.   Segundo o Pe. Juan Veza “com 19 anos é enviado ao Brasil, uma das missões mais fortes na época. Ele se interessa não só pelos costumes dos indígenas tupi, que chocavam muito com a mentalidade do ocidente porque eram antropófagos e se embebedavam com frequência, mas também aprende sua língua”.   Anchieta aprendeu o idioma convertendo-se em um perito nela, e foi formador dos missionários que chegaram depois dele. “Ele escreveu a primeira gramática no mundo da língua destes indígenas, sistematizando-a. Além disso para catequizar escreve pequenas peças de teatro populares. Por isso é considerado um dos primeiros autores do Brasil”, explica o Pe. Veza.   “Enquanto esteve prisioneiro de uma tribo indígena escrevia versos à Virgem na areia da praia em latim e ia aprendendo de cor. Esses versos terminaram sendo um poema de centenas e centenas de versos que contam sua devoção e seu amor pela Virgem. Reteve-o íntegro em sua memória até que pôde escrevê-lo mais tarde”, conta o superior jesuíta.    Na atualidade, seis jesuítas das Ilhas Canárias vivem e trabalham na América Latina no Paraguai, Brasil e Equador onde se dedicam à educação, a espiritualidade e o acompanhamento dos povos indígenas.   Entre os dias 7 a 9 de junho, festa de São José da Anchieta, a Companhia de Jesus nas Canárias celebrará três dias para “agradecer a Deus o exemplo de São José de Anchieta e de tantas presenças que nos convidam à luta esperançosa pelos desfavorecidos, também agora, nestes tempos”.

O Papa Francisco convida Bento XVI para as canonizações de João Paulo II e João XXIII

01/04/2014 - 09:35 am .- O Papa Francisco convidou Bento XVI para as canonizações de João Paulo II e João XXIII, que acontecerão no próximo dia 27 de abril em Roma, mas apesar de haver "uma certa expectativa" de que assista, ainda não se sabe "se ele deseja estar presente numa circunstância tão exigente", conforme explicou o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, o padre Federico Lombardi.

Míssil atinge uma Igreja na Síria durante a Missa

31/03/2014 - 02:16 pm .- Na última segunda-feira, 24 de março, a igreja armênio-católica da Santíssima Trindade em Aleppo, Síria, foi atingida por um míssil enquanto os fiéis participavam da missa diária.

Cardeal membro da Cúria Romana alerta sobre leis que estão deteriorando o matrimônio e a família

28/03/2014 - 12:41 pm .- O Cardeal canadense Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, advertiu nesta quinta-feira sobre a "grave deterioração" que sofrem há décadas o matrimônio e a família por "uma legislação contrária aos valores tradicionais da instituição familiar, promovida por grupos de pressão aproveitando a mentalidade relativista predominante".

Filha de imigrante pede ao Papa Francisco que interceda pelas famílias de indocumentados junto ao presidente Obama

28/03/2014 - 05:52 am .- A pequena Jersey Vargas, de 10 anos de idade, viajou dos Estados Unidos até o Vaticano para reunir-se com o Papa Francisco e pedir que interceda junto ao presidente Barack Obama para que não deportem seu pai, um imigrante indocumentado, quem ela não vê há mais de dois anos.

O tufão ajudou a aprofundar a nossa fé, diz Arcebispo de Filipinas

26/03/2014 - 01:30 pm .- O Arcebispo de Palo (Filipinas), Dom John Forrosuelo Du, participou nesta manhã em uma roda de imprensa organizada pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, na qual explicou os efeitos devastadores que o tufão Haiyan deixou nesta parte do arquipélago e como este fenômeno, apesar da destruição, ajudou os fiéis a aprofundarem em sua fé.

O encanto de #SorCristina é um sucesso nas redes sociais

25/03/2014 - 02:13 pm .- Com mais de 26 milhões de visualizações no YouTube, a apresentação da jovem religiosa Sor Cristina Scuccia no reality musical The Voice Itália é o novo fenômeno das redes sociais.

Hoje a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor

25/03/2014 - 11:13 am .- O dia 25 de março é a data que a Igreja Católica celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor, quer dizer, quando o Anjo Gabriel foi enviado a Nazaré para anunciar à Virgem Maria que seria a Mãe de Deus ao que Ela respondeu com o seu Fiat generoso: “'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc. 1,38).

RECOMENDAMOS »

Abr
19
  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício conta atualmente com 23 cardeais nomeados por Paulo VI, dos quais somente 10 têm menos de 80 anos.

Videos

A falta de oração leva à mediocridade espiritual
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé
Bento XVI: O concílio e a beleza da nossa fé
A oração jamais pode ser feita de modo individualista

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: