Recursos


Santos Teódulo e Julião
(Mártires)

17 de fevereiro

Teódulo, homem sábio e piedoso, ocupava um posto de importância na casa de Firmiliano, governador da Palestina, o qual lhe tinha grande estima. Tendo sido testemunha da fortaleza e paciência dos 5 egípcios martirizados, Teódulo foi à prisão para animar aos que se preparavam para sofrer martírio semelhante. Ao saber disto, Firmiliano se irritou sobremaneira contra seu protegido, reprovou amargamente sua atitude e condenou-o a ser sacrificado, sem ter querido ouvir sua defesa. Teódulo recebeu com alegria a sentença e sofreu com gozo uma forma de tormento que o assemelhava ao seu Salvador e o levaria a reunir-se com ele.

Julião, que participou no triunfo do santo, não era mais que um catecúmeno. Os fiéis estimavam-no muito por seu caráter exemplar. Assim que soube da execução dos 5 egípcios, foi ao lugar do martírio onde abraçou e beijou os cadáveres. Os guardas o prenderam na mesma hora e levaram-no ao governador, o qual, ao ver a firmeza de sua fé, não perdeu tempo em interrogatórios e o condenou à fogueira. Julião deu graças a Deus pela honra de morrer por sua causa e ofereceu sua vida em sacrifício.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.