
Vereadores de João Pessoa proíbem uso de linguagem neutra
16/05/2023 - 10:51 am .- A Câmara de Vereadores de João Pessoa (PB) aprovou projeto de lei que proíbe o uso de linguagem neutra nas escolas, estabelecimentos públicos e concursos públicos municipais. O texto de autoria do vereador Coronel Sobreira (MDB) segue para sanção do prefeito Cícero Lucena (PP).
Agência oficial de notícias usa linguagem neutra em reportagem
24/01/2023 - 03:35 pm .- A Agência Brasil, parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) do governo federal, usou linguagem neutra em matéria sobre o 1º Encontro de parlamentares LGBT+ que foram eleitos para a Câmara dos Deputados e também para as Assembleias Legislativas dos Estados. “Parlamentares eleites reúnem-se pela primeira vez em Brasília”, dizia o título da matéria postada dia 21 de janeiro.
Projeto que proíbe linguagem neutra em escolas no Paraná é aprovado em primeira discussão
15/12/2022 - 11:43 am .- A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou na terça-feira (13), em primeira discussão, o projeto de lei que proíbe o uso de linguagem neutra em escolas estaduais e em ações e documentos oficiais do governo. O texto, que tramita desde 2020, teve 26 votos a favor e 5 contra. Ainda falta votação em segunda discussão para seguir para sanção do governador Ratinho Júnior (PSD).
Vereadores de Taubaté barram linguagem neutra e derrubam veto a homeschooling
24/08/2022 - 12:53 pm .- A Câmara Municipal de Taubaté (SP) aprovou na terça-feira (23) em segunda votação um projeto de lei que veta a adoção de linguagem neutra nas escolas e bancas examinadoras de seleções e concursos públicos municipais. No mesmo dia, os vereadores derrubaram o veto do prefeito José Saud (MDB) ao projeto que autoriza o homeschooling na cidade.
Vereadores aprovam projeto que proíbe linguagem neutra em Taubaté
18/08/2022 - 12:44 pm .- A Câmara Municipal de Taubaté (SP) aprovou na terça-feira (16), em primeira votação, projeto de lei que proíbe o uso da linguagem neutra nas instituições de ensino público e privadas e nas bancas examinadoras de seleções e concursos públicos municipais. “A adoção da denominada ‘linguagem neutra’ é uma forma de distorcer a realidade, trazendo na forma da linguagem a ideologia de gênero para dentro das escolas”, afirmaram os autores do projeto, os vereadores Boanerge (PTB), Alberto Barreto (PRTB) e Vivi da Rádio (Republicanos).
Agência de Notícias dos EUA adota linguagem e ideologia de gênero em manual de redação
29/07/2022 - 02:06 pm .- A nova edição do manual de redação da Associated Press, uma das mais importantes agências de notícia do mundo, traze uma mudança dramática na maneira de tratar questões de gênero. O manual da AP é considerado por muitos meios de comunicação dos EUA “uma bíblia” para uso gramatical e estilo de redação de notícias e as mudanças podem, portanto, ter impacto muito amplo.
Câmara de Juiz de Fora aprova projeto que proíbe linguagem neutra em escolas
08/07/2022 - 10:59 am .- A Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG) aprovou ontem (7) um projeto de lei que proíbe o uso da linguagem neutra nas escolas da cidade. Segundo o autor do projeto, vereador Sargento Mello Casal (PTB), o objetivo é “garantir que os alunos tenham acesso ao ensino da norma culta”. O texto segue agora para análise da prefeita Margarida Salomão (PT), que pode sancioná-lo ou vetá-lo.
Câmara de Londrina vota pela proibição de linguagem neutra em escolas e concursos
17/05/2022 - 01:58 pm .- A Câmara Municipal de Londrina (PR) aprovou em primeiro turno, no dia 10 de maio, projeto de lei que proíbe o uso da linguagem neutra em instituições de ensino e bancadas examinadoras de seleções e concursos públicos. O projeto vai a votação em segundo turno e, se aprovado, segue para sanção do prefeito.
Justiça suspende portaria que vetava linguagem neutra
01/04/2022 - 04:02 pm .- A Justiça Federal determinou a suspensão dos efeitos de uma portaria do governo federal que vetava a utilização da linguagem neutra em projetos que recebem financiamento da Lei Rouanet.
Diretório estudantil da PUC-Rio faz cartilha com ‘linguagem neutra’
10/03/2022 - 12:18 pm .- O Diretório Central dos Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) publicou uma cartilha para novos alunos redigido em “linguagem neutra”, a forma de escrever que o movimento LGBT reivindica que seja adotada para não diferenciar homens e mulheres. O material também convida os calouros a aderirem a coletivos da universidade e manifestações.
Para o Ministério Público Federal, vetar o uso da ‘linguagem neutra’ é censura
03/03/2022 - 01:01 pm .- O Ministério Público Federal (MPF) defendeu o uso da chamada “linguagem neutra” para gênero e afirmou que a sua proibição configura “censura prévia, cerceamento ao direito à igualdade e à liberdade”. A nota técnica que defende a reivindicação do movimento LGBT foi publicada em 21 de fevereiro pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) A nota chama a “linguagem neutra” de “linguagem inclusiva”.
Nova Ministra da Mulher apoia aborto e agenda homossexual no Peru
10/02/2022 - 01:28 pm .- Diana Miriam Miloslavich Túpac, feminista que promove o aborto e a agenda LGBT, tomou posse hoje, 8 de fevereiro, como ministra da Mulher e Populações Vulneráveis do Peru (MIMP).
Ministério da Educação se manifesta contra linguagem neutra nas escolas
03/02/2022 - 12:44 pm .- A Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), se manifestou “contrária ao uso da linguagem neutra (dialeto não-binário) nas instituições de ensino”. O parecer foi pedido pelo vereador de Patos de Minas (MG) Gladston Gabriel (Podemos). O vereador apresentou um projeto de lei que proibia o uso dessa linguagem em escolas e universidades no município, mas o texto foi considerado inconstitucional pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) da Câmara Municipal.
Estado de Santa Catarina não pode proibir linguagem neutra, diz PGR
28/01/2022 - 01:13 pm .- O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, emitiu parecer no qual defende a inconstitucionalidade de um decreto do governo de Santa Catarina que proíbe o uso da chamada linguagem neutra, reivindicada pelo movimento LGBT, em documentos escolares e em editais no Estado. Para o PGR, o decreto extrapola a atuação estadual, pois só a União pode legislar sobre isso.
Linguagem neutra é proibida em escolas do Mato Grosso do Sul
05/01/2022 - 11:56 am .- O governo do Mato Grosso do Sul proibiu o uso da linguagem neutra nas escolas, em documentos oficiais e materiais didáticos. O projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do estado no início de dezembro foi sancionado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e publicada no Diário Oficial do estado no dia 30 de dezembro. O texto determina a obrigatoriedade do uso da norma culta da língua portuguesa. Página 1 de 1