São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja

3 do setembro

O Papa Gregório I, com mais justiça chamado "Magno", foi o primeiro Pontífice que foi monge e subiu à cadeira apostólica quando a Itália se achava em uma condição deplorável como conseqüência das lutas entre os ostrogodos e o imperador Justiniano, que terminaram com a derrota e morte de Totila, no ano 562.

Embora São Gregório cumpria fiel e honrosamente suas funções como prefeito, há muito tempo se sentia chamado a uma vocação superior, até que por fim resolveu se afastar do mundo e consagrar-se ao serviço de Deus, sendo ordenado sétimo diácono da Igreja Romana e enviado como embaixador na corte bizantina. A princípios do ano 586, depois de voltar para Roma, converteu-se em abade do mosteiro de Santo André.

No ano 590, uma terrível epidemia arrebatou a vida o Papa Pelágio e o povo escolheu  Gregório como novo Pontífice. Do momento em que assumiu o cargo de Papa, impôs-se o duplo dever de catequizar e cumprir com a disciplina; proibiu o pagamento injusto de primas por enterros em Igrejas, por ordenações ou por conferir o pálio e não permitiu aos diáconos dirigir a parte cantada da missa a menos que fossem escolhidos por suas vozes mais que por seu caráter. Também destacou como pregador escolhendo temas do Evangelho do dia e, até nós chegou algumas de suas homilias, cheias de eloqüência e senso comum, terminadas com um ensino moral que podia adaptar-se a cada caso. Foi um excelente administrador da Sede Pontifícia pois todos os súditos estavam contentes com o que lhes cabia na distribuição de bens e ainda entrava dinheiro à tesouraria.

De todo seu trabalho religioso no ocidente, a conversão da Inglaterra e o êxito que coroou seus esforços encaminhados para esta direção foi para ele, o maior triunfo de sua vida. Reconhece a São Gregório a compilação do Antiphonario, a revisão e reestruturação do sistema de música sacra, a fundação da famosa Schola Cantorum de Roma e a composição de vários hinos muito conhecidos. Mas sua verdadeira obra se projeta em outras direções. É venerado como o quarto Doutor da Igreja Latina, por ter dado uma clara expressão a certas doutrinas religiosas que ainda não tinham sido bem definidas e possivelmente seu maior trabalho foi o fortalecimento da Sede Romana.

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