A arquidiocese de Brasília lançou ontem (24), o projeto de restauração da catedral que conta com a campanha Empresas Amigas da Catedral para “captar de forma sistêmica e permanente, recursos financeiros para a manutenção, restauração e implementações de constantes melhorias”. O valor inicial da restauração é de R$ 50 milhões e sua conclusão está prevista para o aniversário de 60 anos da catedral, em 31 de maio de 2030.

A catedral Nossa Senhora Aparecida fica na Esplanada dos Ministérios, no centro de Brasília. Projetada em 12 de setembro de 1958 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurada em 31 de maio de 1970. Em 1962, a igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e em 1987, foi considerada patrimônio cultural mundial pela UNESCO. A catedral de Brasília é um dos maiores destinos nacionais do turismo religioso, tendo recebido mais de três milhões de visitantes em 2023, segundo o Ministério do Turismo.

Para o arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa ‘’toda pessoa ou turista que vem à Brasília quer conhecer a catedral”, pois “a catedral é o monumento dialogante”, assim como a “vocação que Brasília tem”. “Ela é o monumento que quer dialogar e é o que nós queremos. Queremos que a Catedral seja bonita, que ela responda sua vocação’’, frisou o arcebispo.

A revitalização da catedral acontecerá 12 anos depois da última reforma, e no momento, a arquidiocese busca captar recursos através de parcerias com empresas e instituições que queiram ajudar financeiramente este projeto. Segundo a arquidiocese, a restauração será realizada por etapas, e sua primeira fase está “orçada em 10 milhões”, para realizar “reparos mais urgentes, como impermeabilização do espelho d’água, reparo nos vidros e nos sinos que foram danificados por raios”.

Também está previsto a criação de um centro de acolhimento ao turista, o desenvolvimento de um aplicativo para visita guiada, a instalação de monitores interativos e a instalação de um sistema de iluminação moderno externo e interno, que economizará até 70% de energia.

“Queremos que a iluminação da catedral seja como a do Cristo Redentor ou até mais moderna”, disse dom Paulo, almejando ““que a catedral participe das grandes pautas, que a igreja pode participar”.

O projeto da revitalização da catedral ainda reformará a praça em frente à catedral com a construção de uma área coberta com bancos móveis.

“É papel nosso como igreja católica conservá-la, mas unindo todo mundo. A própria conservação da catedral deve ser feita através do diálogo, da união”, ressaltou o cardeal.

As empresas e instituições que tiverem interesse em se tornar parceiras da revitalização da catedral de Brasília podem entrar em contato pelo número: (11) 98946-7242 ou pelos e-mails: catedraldebrasilia.com.br / comercial@catedraldebrasilia.com.br