A catedral de Brasília promove hoje (26), das 19h às 22h, uma “Vigília pela Vida” na contra a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) legalizar o aborto no Brasil até 12ª semana de gestação. O julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442 impetrada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em 2017 foi posta em votação no dia 22 de setembro no plenário virtual da Corte pela presidente do STF, ministra Rosa Weber, que votou a favor. Em seguida, o ministro Luís Roberto Barroso pediu destaque e o processo foi novamente suspenso sem data para recomeçar. Em 2 de outubro, Rosa Weber se aposenta e Barroso será presidente do STF.

A vigília inicia com a missa às 19h, celebrada pelo bispo auxiliar de Brasília dom Ricardo Hoepers, bispo referencial do setor vida e família da arquidiocese e secretário-geral da CNBB, e concelebrada pelo assessor do setor vida e família da arquidiocese de Brasília, padre João Baptista Mezzalira. Após a missa os fiéis são convidados a participar da adoração ao Santíssimo até às 22h em prol da não aprovação do aborto no Brasil.

O coordenador do setor Vida e Família da arquidiocese de Brasília, Silvio Carllis, disse a ACI Digital que a vigília pretende “mobilizar as famílias” a pedir “a Deus para que ilumine os ministros do STF para que eles tenham sabedoria e não autorizem a descriminalização do aborto”.

“Essa aprovação vai contra o que acreditamos, de que a vida se inicia desde a concepção”, disse Carneiro, que coordena o setor ao lado de sua mulher Aline Carllis.

Segundo o coordenador do setor Vida e Família, a vigília visa também “criar uma consciência” nos demais fiéis da arquidiocese sobre “o aborto que está querendo assolar o país”, além de gerar “a unidade, como Igreja” para o próximo evento pró-vida que acontecerá no dia 8 de outubro, dia do nascituro com a ”Caminhada pela Vida” contra o aborto, a partir das 16h na catedral de Brasília que será concluído com o novenário em honra a Nossa Senhora Aparecida e missa às 19h30 celebrada pelo bispo de Formosa (GO), dom Adair José Guimarães.

Segundo Silvio, todos os movimentos e pastorais que fazem parte da comissão Vida e Família da arquidiocese de Brasília estarão presentes no evento.