“O papa Francisco concedeu o título de basílica menor ao santuário são Francisco de Assis”, anunciou o arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa, em um vídeo, na sexta-feira (3). Será a primeira igreja de Brasília a receber o título de basílica menor.

O pedido de elevação do santuário são Francisco de Assis a basílica menor aconteceu dia 14 de setembro de 2022 por dom Paulo Cezar e contou com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A permissão para elevar o santuário são Francisco de Assis à basílica menor foi assinado em 6 de dezembro de 2022, pelo prefeito do dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, cardeal Arthur Roche, e pelo secretário, dom Vitório Francisco Viola.

Segundo dom Paulo Cezar, desde que ele chegou à arquidiocese de Brasília, “havia um desejo” do pároco e reitor do santuário, frei João Benedito, e da sua comunidade de “que o santuário se tornasse basílica”.

Frei Benedito, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, afirmou que, “enquanto o santuário é erigido pelo bispo diocesano”, “a basílica é erigida pelo papa”. E a basílica também “é reconhecida como uma igreja que tem uma ligação toda especial com o santo padre”.

“A basílica é o local onde a igreja particular, no caso, a igreja particular de Brasília, se reúne para lograr indulgências plenárias, sobretudo em muitos momentos durante o ano”, disse pároco.

Ele ainda disse que a nova basílica de Brasília “vai cuidar da liturgia, da dimensão celebrativa, da devoção a são Francisco de Assis e transmitir o magistério da Sé apostólica e de transmitir o ensinamento do santo padre”.

A igreja são Francisco de Assis está localizada na quadra 915 da Asa Norte, bairro da região administrativa de Brasília. Segundo o site do santuário, a paróquia São Francisco de Assis foi inaugurada “em um barraco de madeira”, em 4 de outubro de 1981. Em 1986, começaram a construir a igreja.  Ela foi instituída como santuário são Francisco de Assis em 25 de maio de 2003, pelo então arcebispo de Brasília, cardeal José Freire Falcão.

A missa de elevação do santuário são Francisco de Assis à basílica menor será realizada no dia 13 de maio, às 18h.

 

Confira também: