HERRANZ CASADO, Julián


Data de nascimento: Nasceu em 31 de março de 1930 em Baena, diocese de Córdoba, na Espanha.

Educação: Ingressou na Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz e ao Opus Dei em 1949, enquanto estudava medicina em Madri. Também estudou em Barcelona. É doutor em medicina e em direito canônico.

Sacerdócio: Ordenado em 7 de agosto de 1955 em Madri. Foi professor de direito canônico na Universidade de Navarra. Trabalhou na S.C. do Conselho para a Catequese e Disciplina para o América Latina. Durante o Concílio Vaticano II, 1962-1965, foi assistente de estudos da comissão para a disciplina do clero e dos cristãos. Foi subsecretário da Pontifícia Comissão para a Interpretação do Código de Direito Canônico. Além disso, membro do instituto de estudos jurídicos Martin da Azpilcueta e do conselho editorial da publicação Studi Cattolici, de Milão; e Ius Canonicum, de Pamplona. Em Roma, colaborador do Dicionário Morele et Canonicum; e da Grande Enciclopédia Rialp em Madri. colaborou em numerosas publicações de direito canônico. Na prelatura do Opus Dei realizou trabalho pastoral na Itália, Espanha, Hispanoamerica, Inglaterra, Irlanda, França e Kenya. Em seguida, em 1984, foi Secretário da Pontifícia Comissão para a Interpretação do Código de Direito Canônico, mais tarde Pontifício Conselho para a Interpretação de Textos Legislativos. foi consultor da Congregação para os Bispos e membro de diversas comissões especiais da Cúria Romana.

Episcopado: Eleito Bispo titular de Vertara em 15 de dezembro de 1990. Consagrado no Vaticano em 6 de janeiro de 1991 pelo Papa João Paulo II. Promovido a Arcebispo e nomeado presidente do Pontifício Conselho para a Interpretação dos Textos Legislativos em 19 de dezembro de 1994; foi confirmado para outro qüinqüênio em 16 de novembro de 1999. Assistiu à Assembléia Especial para a América do Sínodo de Bispos, na Cidade do Vaticano, entre 16 de novembro e 12 de dezembro de 1997. Assistiu também à Assembléia Especial para a Ásia do Sínodo de Bispos, no Vaticano, entre 29 de abril e 14 de maio de 1998. Em 3 de dezembro de 1999 foi nomeado Presidente da Comissão Disciplinadora da Cúria Romana. Do mesmo modo, foi a II Assembléia Especial para a Europa do Sínodo de Bispos, na Cidade do Vaticano, entre 1º e 23 de outubro de 1999. Finalmente, esteve presente na X Assembléia Ordinária do Sínodo de Bispos, também no Vaticano, entre 30 de setembro e 27 de outubro de 2001.

Cardinalato: Criado Cardeal diácono no Consistório de 21 de outubro de 2003. Recebeu a barrete vermelha e o diaconato de S. Eugenio em 21 de outubro de 2003.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.