5 de fev de 2026 às 15:06
A recente restauração de um afresco numa igreja no centro de Roma gerou controvérsia: um dos anjos ficou muito parecido com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.
A figura em questão segura um pergaminho com o mapa da Itália e faz parte de um conjunto de dois anjos que ladeiam o busto de mármore de Humberto II, último rei da Itália, que reinou brevemente em 1946. O monumento funerário traz a inscrição Cristianamente resignado à vontade divina.
O afresco fica na abóbada da Igreja de San Lorenzo in Lucina, construída no século IV d.C.
A imagem do anjo parecido com Meloni gerou uma enxurrada de memes na internet.
O afresco não é uma obra antiga. Foi pintado em 2000 como parte do conjunto funerário dedicado a Humberto II, instalado na capela em 1985 por iniciativa do então pároco, Pietro Pintus. Ao longo dos anos, as pinturas deterioraram-se e precisaram de restauração.
A restauração foi feita pelo sacristão da igreja, Bruno Valentinetti, homem de 83 anos que se descreveu à imprensa italiana como pintor amador. Valentinetti disse que nunca teve a intenção de pintar um retrato da primeira-ministra e minimizou a semelhança, atribuindo-a a mera coincidência.
O atual pároco de San Lorenzo in Lucina, Daniele Micheletti, foi um dos primeiros a se pronunciar publicamente sobre o assunto, em 31 de janeiro.
Embora tenha reconhecido a semelhança entre o anjo e a premiê italiana, ele inicialmente minimizou a controvérsia. Mas, algumas horas depois, o vigário-geral de Roma, cardeal Baldassare Reina, emitiu uma declaração oficial distanciando-se dessas afirmações.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O cardeal falou sobre sua “amargura” com o ocorrido e anunciou medidas imediatas. “Reitera-se firmemente que as imagens de arte sacra e da tradição cristã não podem ser sujeitas a uso indevido ou instrumentalização, uma vez que se destinam exclusivamente a sustentar a vida litúrgica e a oração pessoal e comunitária”, disse Reina.
Na noite da última terça-feira (3), quando o próprio restaurador cobriu o rosto do anjo com uma camada de tinta branca.
O afresco vai recuperar sua aparência original
O vicariato de Roma disse que o afresco será restaurado com sua aparência original. Em comunicado oficial, o vicariato disse que, depois de constatar que a obra apresentava “características que não se conformavam nem à iconografia original nem ao contexto sagrado da igreja”, e em plena concordância com o pároco, decidiu-se solicitar a “restauração dos traços originais”, com o único objetivo de salvaguardar o lugar de culto e sua função espiritual.
O vicariato de Roma reafirmou seu compromisso com a “valorização e proteção do patrimônio artístico eclesiástico”, compromisso que é sempre exercido por meio de “colaboração leal e constante com as instituições estatais” responsáveis por sua conservação.



