O padre mexicano Carlos Alberto Gutiérrez foi eleito diretor-geral dos Legionários de Cristo até 2032 para “dar continuidade ao caminho de renovação” da congregação nascida no México.

O capítulo geral dos Legionários de Cristo, que se reúne em Roma desde 20 de janeiro, decidiu assim quem vai liderar os Legionários de Cristo depois do período liderado pelo padre John Connor, LC, de origem americana.

O padre Gutiérrez nasceu há 51 anos na cidade de Hermosillo, no Estado de Sonora, México. Ele faz parte da congregação desde 1999 e foi ordenado sacerdote em 2009.

Ao longo de seu trabalho pastoral, ele esteve presente no Chile, na Itália, na Colômbia, na Venezuela e no México, onde até então atuava como diretor territorial da Zona Norte do país. 

Com bacharelado em filosofia e teologia pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolorum, o padre Gutiérrez formou-se em Engenharia Industrial e de Sistemas pelo Instituto Tecnológico de Monterrey. Ele também tem mestrado em psicologia pela Universidade da Divina Misericórdia, nos EUA.

O diretor-geral atuou em seu ministério como assistente da pastoral da juventude do Regnum Christi, conhecido por seu programa ECYD (Encontros, Convicções e Decisões), em Santiago, Chile, por três anos. 

Ele também foi assistente do secretário-geral, assistente do diretor territorial para o apostolado na Colômbia-Venezuela (2009-2012), superior da comunidade em Bogotá, conselheiro territorial da Venezuela, diretor da ECYD em Monterrey, México (2014-2015), coordenador da área geral de pastoral familiar e juvenil e diretor territorial da Colômbia-Venezuela (2018-2022).

Segundo um comunicado divulgado pela congregação sobre a eleição do padre Gutiérrez, o capítulo geral confiou a ele "a missão de dar continuidade ao caminho de renovação trilhado pela congregação há anos sob a orientação da Igreja e de promover o serviço de evangelização a todos os povos, de ser uma comunidade que vai ao encontro das periferias existenciais".

O comunicado diz também que “o novo governo está trilhando um caminho de continuidade na busca de uma cultura institucional de transparência, cuidado e serviço a todas as pessoas, e comunhão na Igreja”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O capítulo geral dos Legionários de Cristo reúne-se desde 20 de janeiro e é composto por 60 sacerdotes de 13 países. Nos próximos dias, serão feitas as deliberações sobre a eleição dos conselheiros gerais e do administrador geral, e uma reflexão sobre vários aspectos da vida e da missão da Legião de Cristo.

 

Federação Regnum Christi

A Legião de Cristo é uma congregação religiosa de direito pontifício fundada em 1941. Atualmente, ela tem dois bispos, 1.033 sacerdotes e 273 religiosos e noviços em todo o mundo.

Ela faz parte da família espiritual do Regnum Christi, nascida depois de um processo de renovação e profunda revisão em consequência dos vários abusos sexuais e de poder que ali ocorreram e que envolvem, em primeiro lugar, o fundador dos Legionários de Cristo, Marcial Maciel.

Os novos estatutos da Federação Regnum Christi foram definitivamente aprovados em fevereiro do ano passado, definindo-a como uma "família espiritual e corpo apostólico" com quatro vocações: Legionários de Cristo, leigos consagrados, mulheres consagradas e leigos, que dividem carisma, espiritualidade e missão.

Paralelamente ao capítulo geral dos Legionários de Cristo, realiza-se em Roma a assembleia-geral das consagradas do Regnum Christi, na qual Nancy Nohrden foi reeleita diretora-geral, e a assembleia-geral dos leigos consagrados, cujo novo líder será eleito nos próximos dias.

Em 28 de janeiro, o papa Leão XIV recebeu em audiência os participantes desses encontros e os exortou a esclarecer sua identidade, convicto de que uma consciência mais clara de sua própria vocação lhes permitirá proclamar o Evangelho com mais frutos.