29 de jan de 2026 às 14:49
O papa Leão XIV recebeu hoje (29) no Vaticano participantes da assembleia geral das mulheres consagradas e dos leigos consagrados do Regnum Christi, aos quais exortou a redescobrir seu carisma, exercer um governo voltado para o serviço e fortalecer a comunhão entre todos os seus membros.
Regnum Christi e Legionários de Cristo são as duas instituições fundadas pelo padre Marcial Maciel, mexicano, afastado da chefia do grupo por abusos em 2006. Ele morreu em 2008.
A importância de saber “quem somos”
Num discurso lido em espanhol, o papa convidou o Regnum Christi a redescobrir o seu dom definidor, o carisma "que qualifica e torna reconhecível" a sua presença na Igreja e no mundo.
Para Leão XIV, “hoje, mais do que nunca, é necessário saber quem somos se quisermos dialogar de modo autêntico com a sociedade, sem sermos absorvidos ou conformados por ela”. Por isso, ele exortou os consagrados a esclarecer sua identidade, convicto de que uma consciência mais clara de sua própria vocação lhes permitirá proclamar o Evangelho com mais frutos.
O papa disse que quem recebe o carisma "é chamado a mantê-lo vivo dentro de si, para que não se torne algo estático", mas sim uma "força vital, fluindo criativa e livremente".
“Eles são um corpo vivo onde a energia carismática permeia cada célula e cada membro, que por sua vez carregam e transmitem”, disse Leão XIV. “E essa energia deve animar a missão que realizam e iluminar o caminho a seguir, para legá-la depois como um legado vivo às gerações futuras, que também são chamadas a se apaixonar por ela e a fazer dela a fonte de seu serviço”.
Um governo orientado para o serviço
O papa Leão XIV falou sobre a governança da Companhia de Jesus, que disse ser como um serviço essencial e “um autêntico ministério eclesial, chamado a acompanhar os irmãos e irmãs rumo a uma fidelidade consciente, livre e responsável no seguimento de Cristo”.
O papa disse que todo modo de governo deve sempre estar orientado para o serviço, já que sua missão é "apoiar, acompanhar e ajudar cada membro a se tornar cada vez mais semelhante à pessoa do Salvador".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Leão XIV falou sobre a importância do discernimento comunitário e encorajou os consagrados a "não terem medo de explorar novas maneiras de governo", em fidelidade ao seu carisma e atentos ao chamado do Espírito.
Comunhão na diversidade
Concluindo seu discurso, o papa Leão XIV falou sobre a necessidade de promover uma “comunhão cada vez mais profunda” entre todos os membros da família do Regnum Christi, sem perder de vista a riqueza e a diversidade de suas diferentes vocações.
Depois de dizer que “todos nós somos vidas em jornada”, abertos aos sonhos que Deus continua inspirando através dos profetas, o papa disse que “o Senhor não faz alarde, mas Seu Reino surge e cresce em todos os cantos do mundo”.
Por fim, ele disse que Deus “continua nos surpreendendo e se revelando de maneiras que não são nossas”, uma fidelidade que — disse ele — nunca deixa de maravilhar e renovar a esperança dos crentes.
“Algo verdadeiramente relevante para o que estamos discernindo”
Mary Patt Pirie, dos EUA, é a coordenadora-geral de estudos para as mulheres consagradas do Regnum Christi. Depois de sua audiência com o papa Leão XIV, ela disse à EWTN News que foi “uma audiência verdadeiramente bela” e um “encontro muito íntimo”.
“O Papa entrou e nos deu uma linda mensagem sobre carisma, governança e comunhão, em relação à nossa espiritualidade e à nossa missão”, disse ela. “Ficamos muito comovidos e sentimos que era algo realmente relevante para o que estamos discernindo e vivendo”.





