5 de fev de 2026 às 15:20
O complexo religioso da beata Benigna Cardoso, em Santana do Cariri (CE), será inaugurado em 25 de abril. O anúncio foi feito hoje (5), em entrevista coletiva. O espaço conta com uma imagem de 26 metros de altura da mártir, além de templo para missas campais e uma trilha pavimentada chamada Caminhos do Martírio.
“Mais um espaço que teremos em nossa diocese de romaria, de encontro com Deus, de uma caminhada de espiritualidade, de pensar na santidade”, disse o bispo de Crato (CE), dom Magnus Henrique Lopes.
Em novembro do ano passado, foi inaugurado o complexo religioso de Nossa Senhora de Fátima – com a maior estátua do mundo Virgem – em Crato. A diocese também abrange a cidade de Juazeiro do Norte (CE), que recebe um grande número de romeiros devotos do servo de Deus padre Cícero Romão Batista.
“Hoje, em um mundo marcado por tantos desencontros e desafinações, procurar o caminho da santidade continua sendo um chamado de Deus para cada um de nós”, disse dom Magnus.
O complexo da beata Benigna tem capacidade para até 100 mil fiéis.
No local já havia uma imagem da beata Benigna, mas, em abril de 2025, foi anunciado que seria feita uma nova escultura, depois da solicitação de devotos, por considerarem que a estátua anterior não representava as características da mártir.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“A inauguração do monumento coloca de novo Benigna nesse cenário da comunicação, da manifestação da nossa fé, da nossa piedade e atrai pela vida da beata Benigna, pela sua simplicidade, pela sua devoção que está crescendo Brasil à fora, e atrai pela beleza do monumento que temos agora para contemplar”, disse o porta-voz do processo de canonização, padre Wesley Barros, que foi coordenador da comissão para a beatificação de Benigna.
Para o sacerdote, “a inauguração desse monumento e do equipamento que está no entorno vem promover ainda mais o testemunho da beata Benigna, de sua santidade, do modo como viveu e agradou a Deus e isso inspira as pessoas”.
Benigna Cardoso da Silva, conhecida como Heroína da Castidade, nasceu no dia 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri . Era muito religiosa e temente a Deus, mas foi morta aos 13 anos, dia 24 de outubro de 1941, ao resistir à tentativa de abuso sexual de um homem de 17 anos. Em 2019, o papa Francisco reconheceu seu martírio e ela foi beatificada no dia 24 de outubro de 2022, no Parque de Exposições da cidade de Crato (CE). Benigna é a primeira beata do Ceará e recebeu o título de mártir, tornando-se a quarta mártir do Brasil.
O padre Wesley contou que os veículos oficiais de comunicação da diocese e da beata Benigna Cardoso recebem muitos testemunhos de graças alcançadas por intercessão da mártir. “Nós percebemos o quanto está cada vez mais distante o alcance do testemunho de Benigna, a fé das pessoas para com nossa santinha de Santana do Cariri”, disse, ressaltando que recebem relatos de diferentes partes do Brasil e também do exterior.
Mas, disse o padre, “ainda aguardamos um milagre para que preencha todos os requisitos exigidos para a canonização”.
“É importante que se diga que há uma diferença entre graças alcançadas e milagre. O milagre é aquilo que acontece sem intervenção nenhuma da ciência ou de qualquer protocolo médico que possa ter sido adotado para a recuperação da saúde de alguém”, disse. Já “com aqueles pedidos que fazemos e, com outros mecanismos ou indicações, se chega a resultados positivos, temos graças alcançadas”.



