O complexo turístico e religioso “de Benigna", em Santana do Cariri (CE), dedicado a mártir da castidade do Brasil, Benigna Cardoso recebeu no dia 23 de novembro partes dos braços e dos pés da estátua de cerca de 20 metros da beata. Para o pároco de Senhora Sant'Ana no Cariri (CE), padre Idemário Muniz a chegada das peças “é um momento de muita emoção, de muita alegria para” os devotos da beata e também para os “santanenses”.

A estimativa é que as demais peças cheguem na próxima quinzena e a inauguração do "Complexo de Benigna" aconteçam em janeiro de 2024, segundo a prefeitura de Santa do Cariri.

A imagem de Benigna Cardoso ficará no topo do “Complexo de Benigna”, uma iniciativa entre o governo do Ceará, a prefeitura de Santana do Cariri e a paróquia Senhora Sant'Ana da diocese de Crato.

O complexo fica próximo a capelinha do martírio da beata e está com 80% das obras concluídas. Ele tem 48 mil metros quadrados (m²) e poderá acolher mais de 100 mil pessoas. Ao redor dele terá um local para missas campais, áreas para oração, vias pavimentadas de acesso ao complexo, estacionamento para motos, carros e ônibus, rampas de acesso ao monumento e jardins arborizados.

Benigna Cardoso da Silva, conhecida como “heroína da castidade” nasceu no dia 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE). Era muito religiosa e temente a Deus, mas foi morta aos 13 anos, dia 24 de outubro de 1941, ao resistir à tentativa de abuso sexual de um rapaz de 17 anos. Em 2019, o papa Francisco reconheceu seu martírio e ela foi beatificada no dia 24 de outubro de 2022, no Parque de Exposições da cidade de Crato (CE). Benigna é a primeira beata do Ceará e recebeu o título de mártir, tornando-se a quarta mártir do Brasil.