A diocese de Crato (CE) celebra pela primeira vez a festa da beata Benigna Cardoso da Silva, conhecida como a heroína da castidade. Benigna foi beatificada em 24 de outubro de 2022 e se tornou a primeira beata do estado do Ceará. 

A beata Benigna Cardoso foi morta aos 13 anos, defendendo sua castidade. Ela nasceu em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE). Era muito religiosa e temente a Deus. Benigna era assediada por um colega de escola, mas rejeitou as propostas dele. Então, em uma tarde de sexta-feira, Raul Alves, sabendo que a menina costumava buscar água perto de casa, escondeu-se atrás do mato e a abordou, tentando abusar dela. Como Benigna resistiu e dizia “não” com veemência, o rapaz a golpeou com um facão e a matou. 

Na época do assassinato, padre Cristiano Coelho Rodrigues, que foi mentor espiritual da menina, escreveu a seguinte nota ao lado do seu registro de batismo: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sítio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”. 

Desde então, vem aumentando a devoção à menina. Em 2004, teve início a Romaria da Menina Benigna, que acontece de 15 a 24 de outubro e entrou para o calendário oficial do Estado do Ceará em junho de 2019. Neste ano, chega à sua 20ª edição. 

A memória litúrgica da beata Benigna Cardoso é celebrada em 24 de outubro, dia de seu martírio, que este ano completa 82 anos. Mas, a programação da romaria começa na data do aniversário da mártir heroína da castidade, 15 de outubro. Este ano, ela completaria 95 anos. 

A festividade acontecerá na paróquia de Sant’Ana, em Santana do Cariri. Começará com a alvorada no domingo (15), às 5h, e concentração na igreja matriz, de onde sairá uma caminhada às 6h, com a bandeira da beata Benigna, até o santuário no bairro de Inhumas, dedicado à beata. 

No mesmo dia, às 10h, será celebrada missa na igreja matriz, onde, às 19h, começará à novena em honra à heroína da castidade. Entre os dias 16 e 23, a novena será celebrada no santuário de Inhumas. 

Entre os dias 16 e 20, haverá visita da imagem da beata Benigna às comunidades da paróquia de Sant’Ana. Às 6h a imagem sairá da igreja matriz e às 18h retornará para o santuário de Inhumas. 

No dia 21 de outubro, acontecerá a Romaria das Crianças, com saída da caminhada às 7h da igreja matriz, em direção ao santuário de Inhumas. 

No dia da beata Benigna Cardoso, 24 de outubro, haverá missa às 6h no sítio Oiti, local onde aconteceu o martírio. Às 9h, a missa será celebrada no santuário de Inhumas e, às 11h, na igreja matriz. 

Às 15h será celebrado o terço da misericórdia no santuário de Inhumas, de onde sairá uma procissão às 16h em direção à igreja matriz. Às 17h será celebrada a missa solene de encerramento no patamar da igreja matriz. 

A programação completa da 1ª festa e 20ª romaria da beata Benigna Cardoso pode ser acessada AQUI