Durante a cerimônia de beatificação da mártir Benigna Cardoso, na segunda-feira (24), uma voz de criança entoando o hino da “heroína da castidade” chamou a atenção dos presentes e de quem acompanhava a transmissão ao vivo no momento da entrada da relíquia e em que foi revelada a imagem da beata. A voz era de Ester Alencar, de seis anos. Para a família, “foi uma grande graça recebida”, embora a criança por ser “ainda muito novinha”, não tenha “a noção da grandeza do momento que ela viveu”.

Begnina Cardoso da Silva foi beatificada em cerimônia celebrada pelo enviado do papa Francisco, o arcebispo de Manaus (AM), cardeal Leonardo Steiner, na segunda-feira, em Crato (CE). A primeira beata cearense foi martirizada aos 13 anos, em 1941, por não ceder a uma tentativa de violência sexual, a fim de manter sua virgindade.

Durante a celebração, após o ato penitencial, o bispo do Crato, dom Magnus Henrique Lopes, acompanhado pelo vice-postulador da causa de beatificação de Benigna, padre Wesley Barros, fez o pedido de beatificação ao cardeal Steiner. O arcebispo, então, leu a carta apostólica do papa Francisco por ocasião da beatificação de Benigna.

Em seguida, a imagem da “heroína da castidade”, como Bengina é conhecida, foi revelada e as irmãs de criação da beata, Teresinha Alencar e Irani Cisnando, levaram a relíquia da mártir até o altar. Nesse momento, Ester cantou o hino da beata Benigna, acompanhada pelo coral.

“Para a gente, foi um momento único. E para a Esterzinha também, uma menina de seis anos participar de um evento de tão grande importância para nossa Igreja Católica, para todas as pessoas que estavam acompanhando, para o Brasil. Foi muito importante tanto para ela como para nossa família sermos agraciados por esse convite que muito nos encheu de alegria”, disse emocionada a mãe de Ester, Darly Alencar.

O vídeo de Ester cantando o hino de Benigna Cardoso foi publicado ontem (25) nas redes sociais da diocese de Crato. “Vestida como a heroína da castidade no dia do seu martírio, com um vestido vermelho e bolinhas brancas, a voz da pequenina lá da Paróquia São Vicente Ferrer, de Lavras da Mangabeira, emocionou a muitos”, diz a legenda do vídeo, que recebeu vários comentários e interações.

“Ouvir o hino da beata Benigna na voz da pequenina Ester foi semelhante a ouvir um anjo entoando a pureza de toda a celebração de beatificação”, escreveu padre Luiz Antônio Guimarães.

“Estive na celebração e destaco esse momento como um dos mais importantes e emocionantes”, comentou Cícero José Carvalho Bezerra.

Em entrevista à ACI Digital, Darly disse que Ester nunca havia cantado antes. Mas, ela e o marido cantam na paróquia São Vicente Ferrer, em Lavras de Mangabeira (CE), onde moram. O casal foi convidado pelo pároco, padre Joaquim Cláudio de Freitas para cantar “em um evento em que a relíquia da roupinha da Benigna passaria pela paróquia”. Em casa, Ester ouviu os pais ensaiando o hino de Benigna.

“À noite, fomos tocar na missa na paróquia, que ainda não era o evento da Benigna, e levamos Ester. Lá, ela nos surpreendeu antes da missa ao pedir para cantar a música da Benigna. O pai dela deu o microfone e começou a tocar e ela cantou. Ficamos surpresos e também algumas pessoas que estavam aguardando a missa. Alguns filmaram. Alguém mandou o vídeo para o pároco e ele compartilhou com outros padres amigos. Depois disso, recebemos o convite para ela cantar na beatificação da nossa Benigna, em Crato”, contou Darly.

A mãe de Ester revelou que antes desse momento, a família não conhecia a história de Benigna Cardoso. “Fomos conhecer quando o padre Joaquim nos convidou para cantar a música dela. Então, procuramos conhecer a história, assistir vídeos. Desde então, ficamos maravilhados com o testemunho de vida da Benigna”, disse.

“A beata Benigna Cardoso é um exemplo de menina, de mulher, que não se deixou corromper e que lutou até a morte por sua dignidade, por sua castidade. Era uma menina de muita fé, que ajudava as pessoas, os doentes, com apoio, com uma palavra de força e fé, levava a palavra de Deus às pessoas. A Benigna era uma menina de garra, de fé, de coragem”, afirmou.

Segundo Darly, Ester também aprendeu sobre Benigna Cardoso, “assistiu os vídeos, já sabe toda a história dela”. “Ester já é fã de Benigna e sabe que tem uma intercessora lá no céu”, declarou. Contou ainda que sua filha expressou o desejo de “participar de outros eventos de Benigna, porque gosta muito dela”.

Confira também:

Mais em