O papa Leão XIV pregou hoje (5) a eliminação dos "preconceitos" e o desarmamento dos "corações" para fortalecer a unidade cristã.

Leão XIV disse a padres e monges das Igrejas ortodoxas orientais que participam esta semana de uma visita de estudo organizada pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que as “diferenças históricas e culturais” das Igrejas são um “mosaico esplêndido” da herança cristã comum.

 

Cristo é a fonte suprema de "nossa paz"

O papa falou sobre a necessidade de um compromisso concreto com a comunhão, que, segundo ele, se traduz em "continuar nos apoiando reciprocamente, para que possamos crescer em nossa fé compartilhada em Cristo, que é a fonte suprema de nossa paz".

“Quando eliminamos os preconceitos que temos dentro de nós e desarmamos nossos corações, crescemos na caridade, colaboramos mais estreitamente e fortalecemos nossos laços de unidade em Cristo”, disse ele.

Para o Leão XIV, assim a unidade cristã torna-se também “um fermento para a paz na terra e a reconciliação de todos”.

Diante do grupo — que representou as Igrejas ortodoxas armênia, copta, etíope, eritreia, malankara e siríaca — o papa disse que a Igreja acabara de celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, sublinhando seu fundamento bíblico, extraído da carta de são Paulo aos Efésios, na qual o apóstolo fala sobre a importância da união na fé: “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança” (cf. Ef. 4,4).

 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Atenágoras, patriarca ortodoxo de Constantinopla, pioneiro do ecumenismo

Leão XIV disse que o caminho ecumênico envolve uma conversão interior, citando o patriarca ortodoxo Atenágoras de Constantinopla, que se encontrou com o papa são Paulo VI na Terra Santa em 1964, no primeiro encontro entre os líderes das Igrejas Católica e Ortodoxa depois de séculos de separação.

Assim, ele citou sua oração: "Sou desarmado de querer ter razão, de justificar-me desacreditando os outros, pelo travar a guerra mais dura, a guerra contra nós mesmos".

Em sua reflexão, o papa também evocou são Paulo destacando como o apóstolo, fundando e visitando várias comunidades cristãs, “tomou conhecimento das características únicas de cada igreja — sua etnia, costumes, bem como seus desafios e preocupações”.

Leão XIV disse que são Paulo alertou sobre o risco de as comunidades se tornarem “demasiado fechadas em si mesmas, concentrando-se em seus problemas específicos”.

Assim, disse ele, “em todas as suas cartas, são Paulo foi determinado em lembrar-lhes que elas faziam parte do único Corpo Místico de Cristo.”, exortando-os a “apoiarem-se mutuamente e a manterem a unidade da fé e dos ensinamentos que refletem a natureza transcendente e o ser uno de Deus”.

Por fim, o papa falou sobre o valor do intercâmbio mútuo entre as Igrejas, dizendo que a visita também havia sido “uma bênção para todos que aqui se encontraram com vocês, permitindo-lhes aprender mais sobre suas Igrejas”.