São Elói

1 do dezembro

São Elói foi o mais famoso ourives da França no século VII já que Deus lhe concedeu desde muito pequeno grandes qualidades para trabalhar com muita arte o ouro e a prata. Nasceu no ano 588 em Limoges (França); seu pai, que era também um artista em trabalhar metais, deu-se conta de que o menino tinha capacidades excepcionais para a arte e procurou formá-lo melhor sob a direção de Abon, que era o encarregado de fabricar as moedas em Limoges. Quando aprendeu bem a arte da ourivesaria foi a Paris. Aí, o rei Clotario II encomendou a fabricação de um trono adornado com ouro e pedras preciosas. O rei ficou admirado da inteligência e a habilidade de Elói, nomeando-o chefe da casa da moeda.

Nosso santo fabricou também os preciosos relicários nos quais se guardaram as relíquias de São Martinho, São Dionisio, São Quintín, Santa Genoveva e São Germán.

O novo rei Dagoberto deu de presente um terreno em Limousin, onde fundou um monastério de homens. Logo o rei deu de presente um terreno em Paris e lá fundou um monastério para mulheres. A seus religiosos ensinava a arte da ourivesaria e vários deles chegaram a ser muito bons artistas.

Por suas grandes virtudes foi eleito bispo de Rouen, e se dedicou com todas suas energias a obter que as pessoas de sua região se convertessem ao cristianismo, porque em sua maioria eram pagãs. Conservam-se 15 sermões deles, onde ataca fortemente à superstição

Morreu em 1 de dezembro do ano 660.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.