2 de fev de 2026 às 16:23
Cerca de 50 mil jovens de diferentes partes do México fizeram uma peregrinação no último sábado (31) ao monumento Cristo Rei, em Cerro del Cubilete, no Estado de Guanajuato, México, naquela que se tornou uma das maiores peregrinações de jovens dos últimos anos.
Desde 1974, o movimento Testimonio y Esperanza (Testemunho e Esperança) organiza uma peregrinação juvenil em memória dos mártires mexicanos que deram a vida gritando “Viva Cristo Rei!”. No ano passado, o número de participantes igualou o de 2020, que até então havia sido o ano com o maior número de peregrinos já registrado para o evento juvenil.
A peregrinação deste ano teve o propósito especial de marcar o centenário do início da Guerra Cristera, conflito decorrente da perseguição religiosa sofrida pelos fiéis no México nas primeiras décadas do século XX.
Numa entrevista coletiva depois da missa de encerramento da peregrinação, o bispo de Celaya, Guanajuato, Víctor Alejandro Aguilar Ledesma, disse que a participação maciça não era um "despertar" dos jovens católicos, mas sim a manifestação de uma realidade já existente.
O bispo disse que “há muitos jovens no México que vivem a sua fé” e que “eles acreditam e expressam a sua fé nas suas comunidades, nas suas paróquias”.
Aguilar Ledesma disse ser mentira que “os jovens estão se distanciando da Igreja (...) ou que a Igreja não tem mais jovens”.
O grande número de peregrinos “é um sinal claro de um povo que crê”, disse ele, dizendo que “os jovens no México têm fé”.
Aguilar Ledesma disse estar alegre ao ver que os jovens são capazes de se organizar com meses de antecedência para participar desse tipo de expressão de fé, “sem qualquer coerção, sem qualquer pagamento, sem qualquer promoção partidária”, mas sim para “expressar seu amor por Jesus, pela Virgem Maria e sua fidelidade à Igreja”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Sementes de esperança
O núncio Apostólico no México, Monsenhor Joseph Spiteri, exortou os jovens participantes da peregrinação a se tornarem “sementes de esperança” na sociedade ao voltarem às suas dioceses e comunidades.
O representante do papa no México disse que todos podem "ter influência para mudar as estruturas do pecado, as estruturas injustas", e que o primeiro passo é construir comunidade e encorajar outros jovens, porque desse modo "o fogo continuará a crescer".
Por fim, Andrea Perea, que conclui este ano seu mandato como presidente da Testimonio y Esperanza, exortou os jovens a se educarem para não terem uma "fé passageira" que se limite só a eventos isolados.
“Esse é o desafio que enfrentamos hoje como jovens: reconhecer que o que é belo hoje pode ser cansativo e exaustivo amanhã”, disse. Perea falou sobre a necessidade de os jovens trabalharem pela comunidade e seu desenvolvimento, e que esse compromisso deve ser “direcionado ao amor ao próximo”.




