Pesquisa do PoderData divulgada ontem (1º) mostra que 68% dos brasileiros são contra a liberação do aborto no país. Segundo o levantamento da empresa do jornal Poder360, houve um aumento de dois pontos percentuais na taxa em relação a 2025. É a maior porcentagem de pessoas contra o aborto no país desde o início da consulta em janeiro de 2021.

Segundo o estudo, 22% dos brasileiros são favoráveis ao aborto, um aumento de um ponto percentual em relação a janeiro de 2025, dentro da margem de erro da pesquisa. E 10% não souberam responder.

A pesquisa foi feita entre os dias 24 a 26 de janeiro com 2,5 mil pessoas com idades de 16 a 60 anos entrevistadas por telefone, em 111 municípios dos 26 Estados do Brasil mais o Distrito Federal. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo e o intervalo de confiança é de 95%.

Segundo os dados apurados, 69% dos homens são contra o aborto, 22% a favor e 9% não sabem. Entre as mulheres, 68% são contra, 22% a favor e 10% não sabem. A faixa etária dos 25 a 44 anos tem o maior percentual contra o aborto. A faixa etária dos 60 anos ou mais tem o maior percentual a favor: 25%. A maior região contra o aborto é o Sul com 74%, e a maior a favor do aborto é o Norte, com 27%.

Opiniões sobre o aborto X Voto no 2º turno das eleições presidenciais em 2022

O levantamento do PoderData também cruzou as respostas sobre o aborto no Brasil e a declaração de voto no 2º turno da eleição presidencial em 2022.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“A crítica à interrupção da gravidez é predominante tanto entre eleitores que declaram ter votado no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)”, disse a pesquisa. “Entre os lulistas, 65% são contra e 27% dizem ser a favor. Já entre os bolsonaristas, são 73% os contrários ao procedimento e 16% os que afirmam ser favoráveis”.

‘A maior parte dos brasileiros são contra o aborto’

A presidente do Movimento Brasil sem Aborto, Lenise Garcia disse a ACI Digital que “a pesquisa confirma que a maior parte dos brasileiros são contra o aborto”.

“E exatamente por isso, penso eu, os que querem a liberação do aborto praticamente já desistiram de tentar isso no Congresso Nacional porque eles já perceberam primeiro que não vai passar. Não vão conseguir passar uma lei a favor do aborto no Brasil”, disse Garcia. “Boa parte dos parlamentares que são a favor do aborto, nem quer tocar no assunto, muito menos em ano eleitoral. Exatamente porque eles sabem que a população brasileira não pensa assim a favor do aborto e aí vão buscando essas estratégias exatamente pelo judiciário, o que é muito complicado, porque é totalmente indevido, que o judiciário queira legislar, que é isso que infelizmente muitas vezes eles têm feito”.

Lenise Garcia observa que a via judicial é a preferida dos apoiadores do aborto “porque nenhum dos juízes é eleito”.

“Os ministros do Supremo não se sentem devendo respostas à população”, disse a presidente do Movimento Brasil sem Aborto.  “Isso torna mais difícil o nosso trabalho quando o assunto está no judiciário”.