3 de fev de 2026 às 10:54
O cardeal Giuseppe Petrocchi, arcebispo emérito de L'Aquila, Itália, foi nomeado presidente da Comissão Cardinalícia do Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido como o banco do Vaticano.
Petrocchi sucede ao cardeal Christoph Schönborn, arcebispo emérito de Viena, Áustria, que liderou a comissão desde 2014 e está se aposentando depois de atingir a idade limite.
Em comunicado, a comissão agradeceu a Schönborn “pela sua valiosa liderança e pelo empenho com que apoiou e acompanhou o instituto nas fases decisivas do seu processo de reforma ao longo dos 12 anos do seu mandato”, dizendo que seu trabalho ajudou a garantir uma orientação coerente com a missão do instituto.
Schönborn manifestou “profunda gratidão” ao papa Francisco por seu “apoio constante e esclarecido” no “longo e exigente” processo de reforma do IOR. Ele agradeceu ao diretor-geral do banco, Gian Franco Mammì, à direção e à equipe do instituto, assim como ao conselho de supervisão presidido por Jean-Baptiste de Franssu, por conduzirem o que ele disse ser uma transformação abrangente que conquistou amplo reconhecimento na comunidade financeira internacional.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Petrocchi disse ter testemunhado "desenvolvimentos importantes" feitos pelo instituto a serviço do papa e da Igreja universal, e disse que a comissão e o conselho de supervisão continuarão esse trabalho com ênfase na melhoria contínua, na colaboração e no respeito à ética católica, à transparência e à responsabilidade compartilhada.
Na mesma reunião, a comissão recebeu o cardeal Ángel Fernández Artime, pró-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, que foi recentemente nomeado membro da comissão pelo papa Leão XIV.
A Comissão Cardinalícia supervisiona a fidelidade da IOR aos seus estatutos. Ela é composta por cinco cardeais nomeados pelo papa, que designam um dos seus membros como presidente. Os membros cumprem mandatos de cinco anos e podem ser confirmados uma única vez.
Além de Petrocchi e Fernández Artime, a comissão tem o cardeal Konrad Krajewski, o cardeal Luis Antonio Gokim Tagle e o cardeal Emil Paul Tscherrig.




