Carregando...

Controvérsia

Mesmo após o êxito da campanha #BringBackOurGirls meninas nigerianas seguem sequestradas e mundo se esquece da Nigéria

31/03/2015 - 05:15 pm .- Quase um ano depois do sequestro de centenas de estudantes na Nigéria feito pelo grupo extremista muçulmano Boko Haram, o pessoal humanitário na zona está lutando contra o que consideram uma inação mundial frente à crise na região.

Comunhão para divorciados em nova união? Uma enérgica resposta alemã ao Cardeal Marx

29/03/2015 - 08:45 pm .- Um cardeal alemão defendeu publicamente a doutrina católica diante das palavras de outros dois bispos que sugeriram que a Igreja no país pode estabelecer suas próprias políticas sem a direção de Roma.

Terroristas do Boko Haram sequestram 500 mulheres e crianças na Nigéria

26/03/2015 - 02:00 pm .- Apesar do estado de Borno, ao nordeste da Nigéria, ter sido libertado por tropas do Chade e da Nigéria no início de março, o grupo jihaidista nigeriano Boko Haram entrou recentemente e sequestrou cerca de 500 mulheres e crianças principalmente menores de 11 anos que foram pegos quando fugiam da cidade.

Ateus nos EUA atacam diretor de escola por compartilhar passagens bíblicas com estudantes

24/03/2015 - 03:44 pm .- O grupo ateu Fundação da Libertação da Religião (FFRF, por suas siglas em inglês) atacou um diretor de escola em White Oaks, Texas (Estados Unidos), por usar passagens bíblicas nas mensagens matutinas que dirige a seus estudantes.

Nomeação episcopal causa polêmica no Chile. Entenda o caso

24/03/2015 - 03:05 pm .- No fim de semana a imprensa internacional divulgou a posse do Bispo de Osorno no sul do Chile, Dom Juan Barros Madrid, afetada pelo protesto de um grupo que o acusa de ter encoberto os abusos sexuais do sacerdote Fernando Karadima, algo que o Prelado negou em diversas ocasiões.

Índia deve cuidar de todos não só das vacas, diz Cardeal após estupro de freira idosa

20/03/2015 - 02:15 pm .- Um Cardeal na Índia fez uma declaração enérgica à imprensa após inteirar-se sobre o dramático caso de uma freira de mais de 70 anos de idade que foi estuprada por três homens, e afirmou que “o país tem uma responsabilidade sobre todos nós –todos os seres humanos– e não apenas com as vacas”.

Ativista admite: o Lobby gay doutrina as crianças na agenda do homossexualismo

19/03/2015 - 02:56 pm .- Um escritor homossexual admitiu publicamente através de um dos sites mais populares dos Estados Unidos que o lobby gay desenvolve e executa há anos uma estratégia para doutrinar as crianças e conseguir que adotem a agenda LGBTQ (lésbicas, gay, bissexuais, transexuais e ‘queer’).

Sacrilégio na Itália: Jornalista grava padres durante falsa confissão e publica matéria

18/03/2015 - 04:28 pm .- O confessionário é um dos lugares mais privados e privilegiados do mundo. Assim, quando uma jornalista italiana violou o segredo de confissão após fingir confessar-se com vários sacerdotes, o Arcebispo de Bologna (Itália) denunciou a sua “grave falta de respeito” a todos os católicos.

Freira de 70 anos estuprada na Índia perdoa seus abusadores

18/03/2015 - 03:53 pm .- Na madrugada deste sábado uma freira de mais de 70 anos foi estuprada por um grupo de delinquentes quando tentava impedir que roubassem o dinheiro de uma escola católica na Índia. A religiosa se encontra no hospital e de lá perdoou os culpados e pediu pela paz no país, onde nos últimos dias se registraram diversos ataques contra os cristãos.  

Estado Islâmico destrói cruz de mosteiro católico do século X no Iraque

12/03/2015 - 02:20 pm .- O grupo terrorista muçulmano Estado Islâmico (ISIS) destruiu recentemente com explosivos a Grande Cruz do mosteiro católico Mar Gorgis (São Jorge) ao norte de Mosul (Iraque).

Com três filhos adotivos primeiro “matrimônio” gay da América Latina se divorcia

24/02/2015 - 12:49 pm .- Através de sua conta na rede social Twitter, José María Di Bello anunciou que apenas seis anos depois de seu “matrimônio”, começou o processo de divórcio de seu companheiro Alex Freyre, defensor ferrenho do governo de Cristina Fernández.   O casal criava três adolescentes, adotados por Di Bello e por seu anterior companheiro homossexual.   Freyre e Di Bello, proeminentes ativistas do lobby gay e atuais presidente e vice-presidente do Arquivo da Memória da Diversidade Sexual –organismo dependente do Estado–, realizaram a sua união civil gay em dezembro de 2009, e foram protagonistas da campanha que conseguiu a legalização do “matrimônio” homossexual um ano mais tarde.   No dia 18 de fevereiro, Di Bello publicou no Twitter que “se faz muito complexo continuar esperando ‘o momento oportuno’ para comunicar que faz meses que estamos separados e já em processo de divórcio”.  

Indignação: Franceses repudiam profanação de igrejas e cemitérios cristãos

21/02/2015 - 12:01 am .- A profanação de quatro cemitérios cristãos causou indignação na França, país que nos últimos dias se converteu em cenário de ataques antirreligiosos, tal como foi o ataque a um cemitério judeu e os roubos sacrílegos na região de Belley-Ars, que obrigaram o bispo local, Dom Pascal Roland, a ordenar recentemente a retirada do Santíssimo de todas as capelas e igrejas até novo aviso.   O ataque aos cemitérios cristãos foi condenado pelo ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve. "O Governo se opõe com total firmeza a estes atos abomináveis que atentam contra os valores da República, especialmente contra o princípio fundamental do respeito, que é um dos seus pilares", indicou ontem em um comunicado.   Os cemitérios profanados se encontram em Tracy-sur-Mer (norte do país), Saint-Béat (sul), Challans (oeste) e Issoudun (centro), onde se inscreveram cruzes gamadas nas lápides.   Nesse sentido, o ministro assegurou que todos os meios iam se mobilizar "para identificar, deter e julgar os autores".   Cazeneuve assinalou em concreto que uma equipe de técnicos da Delegacia de Calvados já está recolhendo provas para tentar esclarecer a autoria do ato de vandalismo ocorrido em Tracy-sur-Mer.   Por sua parte, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, também expressou através de sua conta do Twitter "repulsa e indignação" pelas profanações.

Terroristas muçulmanos do Boko Haram matam cerca de 30 pessoas no Chade e na Nigéria

13/02/2015 - 08:10 am .- No primeiro ataque conhecido ao país africano do Chade, os terroristas muçulmanos do Boko Haram assassinaram pelo menos dez pessoas. O grupo extremista também atacou uma zona no Borno, ao nordeste da Nigéria, onde mataram outras 21 pessoas.     Conforme indica a imprensa local, os terroristas atacaram Ngouboua, à beira do lago Chade, cerca de 3h a.m. a bordo de várias canoas e mataram cerca de dez pessoas, entre elas o chefe da região.   O exército do Chade já começou uma operação para perseguir os autores deste ataque, o primeiro cometido pelo Boko Haram com vítimas mortais nesse território. Os terroristas, indicam, queimaram dois terços das casas da região de Ngouboua     O ataque do Boko Haram acontece no contexto da operação na qual três países africanos:  Nigéria, Níger e Chade se uniram para expulsar os extremistas da região.   Assim, as tropas chadianas conseguiram conquistar do Boko Haram pelo menos a região nigeriana de Gamboru, onde mataram cerca de 250 supostos membros da seita radical depois de dois dias de intensos combates na fronteira entre a Nigéria e Camarões.   Em represália, Boko Haram intensificou os seus ataques no Níger e Camarões, como o realizado na semana passada na região camaronesa de Fotokol onde degolou e assassinou centenas de civis, assinala o jornal espanhol El Mundo.  

Vândalos entram em igreja no México e queimam o templo por não terem encontrado dinheiro

11/02/2015 - 03:12 pm .- Um grupo de vândalos ingressou na madrugada de 8 de fevereiro à igreja de São Ildefonso no Tepeji do Rio de Ocampo, estado de Fidalgo (México), e como não encontraram dinheiro para roubar, destruíram e colocaram fogo no templo.   Em declarações recolhidas por Asteca Notícias, um paroquiano indicou que os delinquentes entraram com o propósito de “roubar a esmola, mas não encontraram nada e queimaram o altar da igreja”, assim como “as bíblias e umas coisas religiosas”.   Esta foi a segunda vez que esta igreja católica foi vítima do vandalismo, indicou, pois na primeira ocasião “entraram para roubar os botijões de gás, e depois entraram e tiraram o dinheiro da oferta do Cristo da entrada”.   Por sua parte, o Pe. Bernardo Guizar Sahagún, pároco do lugar, explicou que os vândalos “fizeram uma fogueira no batistério com algumas coisas que haviam por lá, uns tecidos e outras coisas onde às vezes se colocam as mensagens”.   “Depois, colocaram fogo no missal, em alguns livros e atas”, disse, assinalando que “felizmente não queimaram a imagem do padroeiro”.   Os moradores, em sua maioria de procedência indígena, denunciaram o ataque às autoridades locais, e formaram um comitê próprio para investigar o caso.  

Obama é criticado por historiadores por comparar as Cruzadas com o Estado Islâmico

10/02/2015 - 02:09 pm .- "Não acredito que o presidente saiba muito sobre as cruzadas", expressou o historiador da Universidade de San Louis (Estados Unidos) Thomas Madden, ao referir-se às declarações de Barack Obama no tradicional Café da Manhã Nacional de Oração, onde comparou as cruzadas com as atrocidades cometidas pelo Estado Islâmico (ISIS) contra cristãos crianças e adultos que são decapitados, crucificados ou vendidos como escravos no Iraque e na Síria.   Nessa quinta-feira, Obama abordou os ataques cometidos pelos fundamentalistas islâmicos ao dizer que "desde uma escola no Paquistão às ruas de Paris, vimos a violência e o terror cometidos por aqueles que dizem professar uma fé, mas, de fato, estão traindo-a", e se referiu ao ISIS como "um culto brutal e vicioso à morte que, em nome da religião, realiza atos inconcebíveis de barbárie, aterrorizando as minorias religiosas como os yazidis, submetendo as mulheres a estupros como arma de guerra, e acolhendo-se ao manto protetor da autoridade religiosa por tais ações".   Entretanto, comparou os fundamentalistas islâmicos com o cristianismo ao dizer “e para que não subamos a um pedestal e pensemos que isso só acontece em outras partes, recordemos que durante as cruzadas e a Inquisição, as pessoas cometeram atos terríveis em nome de Cristo”.   Estas palavras foram criticadas por Madden em declarações feitas no dia 6 de fevereiro à ABC News ao assinalar que o presidente norte-americano “está lançando como um exemplo a distorção da cristandade”, tentando compará-la “com o que ele vê como uma distorção do Islã nas ações do ISIS".   "O objetivo inicial das cruzadas –recordou-, foi devolver as terras aos cristãos”, que tinham sido tomadas deles durante “as conquistas muçulmanas”.   Por sua parte, Thomas Asbridge, historiador da Universidade de Londres (Reino Unido), recordou à ABC News que durante as expedições para recuperar a Terra Santa também houve episódios de abusos cometidos pelos cruzados, mas sugerir uma relação causal entre o ISIS e o fenômeno medieval das cruzadas, é apoiar-se “na manipulação e tergiversação da evidência histórica”.   As cruzadas começaram em 1095 com o chamado do Papa Urbano II para recuperar Jerusalém da dominação muçulmana e proteger os peregrinos cristãos que eram assaltados e assassinados.   Entretanto, nos últimos anos estas ações foram desacreditadas por Hollywood que baseia os seus filmes em lendas negras que já foram desmentidas em 2011 pelo historiador Paul F. Crawford do Departamento de História e Ciências Políticas da Universidade da Pennsylvania (Estados Unidos).  

Após 14 anos de prisão, bispo chinês morre aos 94 anos

10/02/2015 - 01:43 pm .- Um familiar do Bispo de Yixian (China), Dom Cosmas Shi Enxiang, informou recentemente que o Prelado faleceu aos 94 anos, após estar durante 14 anos na prisão.   Dom Shi Enxiang nasceu em 1921 e foi ordenado sacerdote em 1947. Foi preso pela primeira vez em 1954. Detido novamente em 1957, realizou trabalhos forçados, dos quais só foi libertado em 1980. Em 1981 foi detido novamente por exercer o seu ministério sacerdotal. Foi ordenado Bispo Auxiliar de Yixian secretamente em 1982. Em 1989 foi para a prisão novamente, sendo libertado em 1993, graças à pressão internacional.   Dom Shi Enxiang tornou-se Bispo de Yixian depois da renúncia de seu predecessor Dom Liu Guandong, em 1995.   Em declarações à agência UCA News, a sobrinha neta do Bispo, Shi Chunyan, de 42 anos, assinalou que autoridades do governo da cidade de Baoding lhes informaram em 30 de janeiro que Dom Shi Enxiang havia falecido, entretanto “não disseram quando morreu exatamente ou qual foi a causa de sua morte”.   O Bispo de Yixian foi detido em 13 de abril de 2001, Sexta-feira Santa, na casa de sua sobrinha em Beijing, e desde então esteve preso em um local secreto.   Shi Chunyan indicou que “agora estamos esperando que o Prelado, seja seu corpo ou suas cinzas, seja levado a Shizhuang, nosso povo natal, antes de decidirmos o que vamos fazer”.   “Meus pais e os outros irmãos dele estão particularmente tristes. Tentaram, sem êxito, descobrir a sua localização por muitos anos. Agora a resposta para as suas perguntas é que está morto”, disse.   Uma fonte da Igreja disse ao UCA News que a família do Bispo “não soube mais nada desde o telefonema” de 30 de janeiro, mas assinalou que “Shizhuang faz parte de Baoding, por isso não deveria levar muito tempo para o seu corpo regressar”.   Ainda continuou preso em local desconhecido o bispo de Baoding, Dom James Su Zhimin, detido sem nenhuma acusação em outubro de 1997.   Quatro parentes que exigiram saber onde o bispo estava foram presos durante três dias no final do mês de janeiro, disseram fontes da Igreja.  

Relatório da ONU denuncia as atrocidades cometidas pelo Estado Islâmico contra crianças e adolescentes

07/02/2015 - 06:39 am .- O relatório do Comitê da ONU sobre os Direitos da Infância denunciou os crimes cometidos pelo grupo terrorista do Estado Islâmico (ISIS), contra crianças e adolescentes no Iraque e Síria, especialmente cristãos e yazidis, que muitas vezes são crucificados ou vendidos como escravos sexuais.

Embriões com três pais: Vida humana é usada “como material descartável”

05/02/2015 - 01:57 pm .- Os Bispos Católicos da Inglaterra e Gales criticaram a recente decisão da Câmara dos Comuns do Parlamento do Reino Unido de aprovar um projeto de lei que permitirá a concepção de bebês com o DNA de três pessoas diferentes, usando uma versão da fertilização in vitro (FIV).

Filhos com três pais? Bispos ingleses pedem que não se dê “um passo tão grave”

04/02/2015 - 12:19 pm .- Os bispos ingleses pediram sensatez por ocasião da votação ocorrida ontem, 3 de fevereiro, no parlamento inglês sobre a possibilidade de aprovar a “doação mitocondrial”, dentro da Lei de 2008 sobre fertilidade e embriologia humana, que daria lugar a filhos com três pais.

“Os cristãos devem morrer”: Este é objetivo do Boko Haram no Níger

31/01/2015 - 02:25 pm .- Os extremistas muçulmanos da Nigéria que constituem a facção criminosa do Boko Haram têm uma ordem estendida para os seus militantes no país vizinho, o Níger,: “Os cristãos devem morrer”.

RECOMENDAMOS »

Abr
1

Católico em dia

1 de abril de 2015

  • Você sabia que: O purificador é um pano de linho com o que se enxagüa e purifica o cálice depois de haver sido consumida a água e o vinho da segunda purificação.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: