São Roque

16 do agosto

Na Itália e França já se venerava São Roque no século XV, pouco depois de sua morte. São Roque era filho do governador de Montepellier, lugar onde nasceu em 1378, e à idade de 20 anos ficou órfão de ambos os pais. Durante a epidemia de peste que se desatou por aquela época na Itália, o santo se dedicou a assistir os doentes e conseguiu curar a muitos mais tão somente fazendo sobre eles o sinal da cruz.

Estando em Piacenza, trabalhando em um dos hospitais, o santo contraiu a mortal enfermidade. Como não quis ser uma carga para nenhum hospital, decidiu mudar-se para fora da cidade, instalando-se em uma caverna. Entretanto, um cão o alimentou milagrosamente, e o dono do animal acabou por descobrir a São Roque prestando-lhe cuidados e atenção.

Quando recuperou as forças, o santo voltou para a cidade onde curou milagrosamente muitas pessoas e numerosas cabeças de gado.

Retornou a Montepellier onde seu tio não o reconheceu e o deixou no abandono. São Roque foi detido, provavelmente porque foi confundido erroneamente por um espião, permanecendo no cárcere por cinco anos onde finalmente faleceu.

A popularidade e rápida extensão do culto a São Roque foi verdadeiramente extraordinária. Em sua tumba ocorreram muitos milagres, e são milhares os que o invocaram contra a peste.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.