
Carteira Nacional de Identidade aceitará gênero diferente do sexo no registro civil
19/05/2023 - 03:51 pm .- A Carteira Nacional de Identidade (CIN) não mais trará informação sobre o sexo do portador e registrará apenas o nome que a pessoa que se identifica como sendo do sexo oposto ao de seu sexo natural escolheu não tendo mais a distinção entre nome social e nome do registro civil. A novidade anunciada hoje pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) visa ser “mais inclusiva e representativa para as pessoas LGBTQI+”.
Aras é favorável à substituição dos termos ‘mãe’ e ‘pai’ em documentos públicos
07/02/2023 - 01:05 pm .- O procurador-geral da República, Augusto Aras, deu parecer favorável à substituição das expressões “mãe” e “pai” por "filiação 1” e “filiação 2” em “formulários e documentos públicos” de famílias “homo e transafetivas” no Brasil. Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), a manifestação de Aras “em nenhum momento pretendeu excluir as designações usadas atualmente e que atendem apenas às famílias constituídas por um homem e uma mulher”.
Agência oficial de notícias usa linguagem neutra em reportagem
24/01/2023 - 03:35 pm .- A Agência Brasil, parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) do governo federal, usou linguagem neutra em matéria sobre o 1º Encontro de parlamentares LGBT+ que foram eleitos para a Câmara dos Deputados e também para as Assembleias Legislativas dos Estados. “Parlamentares eleites reúnem-se pela primeira vez em Brasília”, dizia o título da matéria postada dia 21 de janeiro.
Equipe da CNBB elogia contribuição da ‘comunidade LGBTQIAP+’ para o Sínodo da Sinodalidade
19/08/2022 - 02:05 pm .- Dois integrantes da equipe nomeada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para analisar a fase diocesana do Sínodo sobre a Sinodalidade celebraram a ‘contribuição da comunidade LGBTQIAP+'. A sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero, Queer e outros, identifica a ideologia de gênero e aparece em dois posts da página oficial da CNBB, aqui na fala do secretário-executivo do regional Sul 2 da CNBB, padre Valdecir Badzinski, e aqui, na fala do padre salesiano João da Silva Mendonça Filho, assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Página 1 de 1