É um dos Santos mais populares da Europa central. Com efeito, diz um estudioso que em sua honra se erigiram não menos de seiscentas igrejas e capelas, e seu nome aparece freqüentemente na toponomástica e no folclore. O mesmo estudioso acrescenta que ele «despertou uma devoção particular nos tempos das cruzadas, e entre os devotos conta o príncipe Boemundo de Antioquia que, feito prisioneiro pelos infiéis em 1100, atribuiu sua libertação em 1103 ao santo, e, retornando a Europa, doou ao santuário do Saint-Léonard-de-Noblac, como ex-voto, umas cadeias de prata parecidas com as que ele tinha levado durante seu cativeiro». São Leonardo de Noblac (ou de Limoges) é um santo «descoberto» no início do século XI, e a esse período remontam as primeiras biografias, que depois inspiraram o culto a ele.
Leonardo nasceu na Gália nos tempos do imperador Anastásio, quer dizer, entre 491 e 518. Como seus pais, mais que nobres, eram amigos de Clodoveo, o grande chefe dos Francos, este quis servir de padrinho no batismo do menino. Quando já era jovem, Leonardo não quis seguir a carreira das armas e preferiu ficar a serviço de São Remigio, que era bispo de Reims.
Como São Remigio, servindo-se da amizade com o rei, tinha obtido o privilégio de poder conceder a liberdade a todos quão prisioneiros encontrasse, também Leonardo pediu e obteve um poder semelhante, que exerceu muitas vezes. O rei quis lhe conceder algo mais: a dignidade episcopal. Mas Leonardo, que não aspirava a glórias humanas, preferiu retirar-se primeiro a São Maximino em Micy, e depois a um lugar próximo a Limoges, no centro de um bosque chamado Pavum.
Um dia sua solidão se viu interrompida pela chegada de Clodoveo que ia a caçada junto com todo seu séqüito. Com o rei ia também a rainha, a quem precisamente nesse momento lhe vieram os dores do parto. As orações e os cuidados de São Leonardo fizeram que o parto saísse muito bem, e então o rei fez com o santo um pacto muito particular: obsequiar-lhe-ia, para construir um monastério, todo o território que pudesse percorrer a lombo de um burro. Ao redor do oratório em honra da María Santíssima teria surgido uma nova cidade.
















