
Na teologia da libertação não se tinha ideia da realidade da América Latina, diz Francisco
31/05/2022 - 03:21 pm .- No início da Teologia da Libertação “se jogava muito com a análise marxista” e não tinham “a menor ideia” da realidade da América Latina, disse o papa Francisco em sua mensagem em vídeo divulgada pela Santa Sé, em 26 de maio, no âmbito da assembleia plenária da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), que aconteceu em Roma de 24 a 27 deste mês.
Papa Francisco recebe rede de leigos do Chile adepta da teologia da libertação
10/12/2021 - 11:57 am .- O papa Francisco recebeu ontem em audiência uma delegação da “Rede Nacional de Leigas e Leigos do Chile”. A sala de imprensa da Santa Sé só informou a realização do encontro sem detalhes sobre como foi o encontro.
[VÍDEO] Padre corrige letra de canto em Missa: Estamos no reinado de Cristo, não do povo
10/07/2020 - 02:00 pm .- Em um vídeo que tem alcançado grande repercussão nas redes sociais, um sacerdote faz uma correção à letra do canto de entrada da Santa Missa, afirmando que “estamos no reinado de Cristo, não do povo”, conforme afirmava a letra da canção.
Lula a Leonardo Boff: o PT não existiria se não fosse a Teologia da Libertação
08/07/2020 - 07:00 pm .- No dia 01 de julho, o ecoteólogo Leonardo Boff, cujos trabalhos foram condenados pela Santa Sé na década de 1980 e o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, realizaram uma conversa ao vivo disponibilizada no Youtube em que o ex-presidente afirmou que o Partido dos Trabalhadores, que apoia institucionalmente causas como o feminismo e o aborto, não existiria se não fosse a Teologia da Libertação e o trabalho das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
Falece Ernesto Cardenal, polêmico sacerdote ícone da teologia da libertação
02/03/2020 - 08:21 am .- No domingo, 1º de março, faleceu, aos 95 anos, Ernesto Cardenal, sacerdote e poeta ícone da teologia marxista da libertação, que foi suspenso a divinis pelo Papa São João Paulo II, em 1984, por fazer parte do governo sandinista da Nicarágua, algo que é proibido pela lei canônica. Segundo o jornal local La Prensa, Cardenal – nascido em 20 de janeiro de 1925, em Granada, Nicarágua – morreu devido a complicações cardíacas depois das 15h, após ficar internado por quatro dias em um hospital devido a problemas respiratórios. Informa-se que será velado na funerária Monte de los Olivos e na terça-feira, 3 de março, será celebrada uma Missa fúnebre na Catedral de Manágua. Ernesto Cardenal e outros sacerdotes como seu irmão Fernando, Miguel D'Escoto e Edgard Parrales, foram suspensos a divinis por fazerem política partidária, algo incompatível com o ministério sacerdotal, conforme estabelecido pelo Código de Direito Canônico. Cardenal foi repreendido publicamente por São João Paulo II quando este visitou a Nicarágua em 1983. Na foto que entrou para a história, vê-se o Papa polonês sério diante do nicaraguense em posição de genuflexão e sorridente. Ernesto Cardenal, poeta e ativista da teologia marxista da libertação, diria algum tempo depois que, naquela ocasião, o Santo Padre lhe pediu que "regularizasse sua situação". O nicaraguense colaborou ativamente como parte da revolução da Frente Sandinista de Libertação Nacional, que terminou com a ditadura de Anastasio Somoza. Foi nomeado ministro da Cultura no mesmo dia em que os sandinistas venceram, em 19 de julho de 1979. Ocupou esse cargo até 1987. Em 19 de janeiro de 2017, entrevistado pelo jornalista argentino Enrique Vázquez, Ernesto Cardenal afirmou que apenas Miguel D'Escoto recebeu o levantamento da suspensão imposta em 1984 e que ele não queria receber essa graça. "Isso é falso, isso aconteceu apenas no caso de Miguel D'Escoto! Nunca levantaram minha suspensão sacerdotal e eu não estou interessado em que isso aconteça", disse. Em 17 de fevereiro de 2019, o Vaticano restabeleceu as funções sacerdotais a Ernesto Cardenal como um gesto de misericórdia, considerando sua saúde debilitada e o fato de que há anos estava desconectado das atividades de militância política, conforme comunicado pelo Núncio Apostólico na Nicarágua, Dom Waldemar Stanislaw Sommertag. Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz. Confira também:
Papa Francisco reitera total sintonia com João Paulo II sobre sacerdócio e celibato
11/02/2020 - 05:00 pm .- O Papa Francisco destacou sua "total sintonia com o pensamento de São João Paulo II no que diz respeito ao sacerdócio" e assegurou que "basta ler minhas cartas da Quinta-feira Santa ou também as homilias que, como Bispo de Buenos Aires, pronunciei ao longo de vários anos".
Chefe de tribo teme promoção de ideologia do “primitivismo” no Sínodo da Amazônia
10/10/2019 - 12:00 pm .- O chefe da tribo amazônica Macuxi, Jonas Marcolino, disse neste fim de semana que teme que a ideologia do "primitivismo" seja promovida no Sínodo da Amazônia, porque esta gerou conflitos na região desde a década de 1970.
Promovem financiamento coletivo para filme que denuncia Teologia da Libertação
14/01/2019 - 05:00 pm .- ‘Eles Estão no Meio de Nós’ é o título do filme de Bernardo Küster e Viviane Princival, que denuncia a Teologia da Libertação e está sendo realizado por meio de uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo), que já conta com cerca de 75% do valor arrecadado.
Papa Francisco saúda Gustavo Gutiérrez por ocasião dos seus 90 anos
09/06/2018 - 10:00 am .- O Papa Francisco enviou uma carta felicitando o sacerdote peruano e propulsor da Teologia da Libertação, Pe. Gustavo Gutiérrez, por ocasião do seu 90º aniversário, celebrado no dia 8 de junho.
Leigo católico exige respostas claras da CNBB a denúncias dos fiéis
17/04/2018 - 05:00 pm .- Esta segunda-feira, 16, o coordenador do Movimento Legislação e Vida, Professor Hermes Rodrigues Nery, representando a “indignação” de milhares de católicos em todo o Brasil teve uma conversa particular com os bispos da presidência da CNBB, no marco da sua 56ª. Assembleia Geral, na qual exigiu que, diante das graves denúncias sobre mal uso de dinheiro dos fiéis, abusos cometidos na liturgia, e de modo mais preocupante, da instrumentalização política de organismos eclesiais, os prelados se pronunciem com respostas claras aos fiéis.
Agenda latino-americana promovida por religiosos tem ideologia de gênero, dizem bispos
09/01/2018 - 06:00 pm .- A “Agenda Latino-americana 2018”, um documento promovido por diversos religiosos no continente, inclui conceitos da ideologia de gênero, denunciaram os bispos da Guatemala.
Esta foi a resposta do Papa ao jornal El País sobre a teologia da libertação
23/01/2017 - 09:30 am .- Na última sexta-feira, o Papa Francisco concedeu uma entrevista ao jornal espanhol El País, na qual mencionou a situação dos migrantes, a situação internacional e da realidade latino-americana, onde se desenvolveu a teologia da libertação.
Em meio à turbulência política, Leonardo Boff lança carta de apoio a Lula
17/03/2016 - 02:00 pm .- Conhecido pelos seus trabalhos sobre a Teologia Marxista da Libertação, o autor Leonardo Boff, que em ocasiões definiu-se como “ecoteólogo de matriz católica”, escreveu na quarta-feira, 16, no Jornal do Brasil, uma coluna dedicada a prestar solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acaba de tomar posse como ministro apesar dos protestos contra sua nomeação que ocorrem em Brasília e outras cidades do Brasil e a grande marcha deste 13 de Março que levou mais de 3 milhões de brasileiros às ruas pedindo a saída da presidente Dilma. Junto à sua missiva está uma outra carta aberta em italiano de apoio a Lula assinada por intelectuais da esquerda de diversos países e pelo Partito della Rifondazione Comunista, o partido comunista italiano.
Falece em Nicarágua Fernando Cardenal, ativista da Teologia da Libertação
23/02/2016 - 04:30 pm .- Fernando Cardenal, sacerdote jesuíta suspenso em 1984 por São João Paulo II, faleceu aos 82 anos de idade, no último dia 20 de fevereiro, devido a uma série de complicações cardíacas depois de ser operado de uma hérnia umbilical.
Ex-espião da União Soviética: Nós criamos a Teologia da Libertação
11/05/2015 - 12:06 pm .- Ion Mihai Pacepa foi general da polícia secreta da Romênia comunista antes de pedir demissão do seu cargo e fugir para os EUA no fim da década de 70. Considerado um dos maiores “detratores” de Moscou, Pacepa concedeu entrevista a ACI Digital e revelou a conexão entre a União Soviética e a Teologia da Libertação na América Latina. A seguir, os principais trechos da sua entrevista:
A teologia da libertação precisou distanciar-se do marxismo, afirma cardeal Müller
26/02/2014 - 12:55 pm .- Em uma conferência de imprensa onde apresentou seu recente livro sobre a realidade dos pobres e sua relação com a Igreja, o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o recentemente criado Cardeal Gerhard Müller, esclareceu que a Igreja teve a necessidade de esclarecer uma problemática Teologia da Libertação que sofreu “pressões” do marxismo.
Quando Bergoglio derrotou os teólogos da libertação, recorda Dom Filippo Santoro
03/10/2013 - 11:01 am .- O Arcebispo de Taranto (Itália) que serviu como sacerdote e Bispo no Brasil durante mais de 25 anos, Dom Filippo Santoro, recordou em um artigo publicado no jornal da Conferência Episcopal Italiana "Avvenire" o papel desempenhado pelo então Cardeal Jorge Mario Bergoglio –hoje Papa Francisco– quando derrotou os postulados marxistas da teologia da libertação na Conferência do Episcopado Latino-americano em Aparecida no ano de 2007.
O Papa nunca adotou a teologia da libertação, diz autoridade do Vaticano
24/09/2013 - 09:05 am .- O Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, Dom Angelo Becciu, assinalou categoricamente que "o Papa nunca adotou a teologia da libertação entendida no sentido ideológico", em uma entrevista concedida ontem ao jornal italiano Corriere della Sera.
O Arcebispo Müller fala da teologia da libertação
20/09/2013 - 03:37 pm .- O Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Gerhard Müller, falou recentemente sobre a teologia da libertação e expressou as suas opiniões sobre esta corrente teológica da Igreja Católica.
Cardeal Primado do Peru assinala que há problemas pendentes na teologia do Pe. Gustavo Gutiérrez
18/09/2013 - 10:24 am .- Durante o seu habitual programa radial sabatino, o Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, abordou o tema do Pe. Gustavo Gutiérrez, um dos autores mais conhecidos da teologia da libertação, que na semana passada foi recebido pelo Papa Francisco a pedido do Arcebispo Gerhard Müller, atual Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Página 1 de 2 Seguinte »