Santo Atanásio

2 do maio

Santo Atanásio foi desterrado cinco vezes por defender a religião. Nasceu na Alexandria, Egito, no ano de 297. Sendo ainda criança no ano 311, presenciou o martírio do seu bispo Pedro de Alexandria e de outros cristãos, mortos na perseguição que realizaram os pagãos. Logo soube com alegria que no ano 313 o imperador Constantino declarava a liberdade religiosa para os cristãos.

Com grandes qualidades para a oratória e uma brilhante inteligência, se dedicou a preparar-se para o sacerdócio, e sendo diácono foi escolhido como secretário de Alexandre, arcebispo de Alexandria. Aos 23 anos escreveu seu primeiro livro sobre a Encarnação de Jesus Cristo.

Naquele tempo apareceu em Alexandria um herege chamado Arrio, que negava a natureza divina de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Atanásio se dedicou a combater este heresia. Colaborou para que os bispos do mundo se reunissem para discutir sobre esta heresia que tanto dano estava causando à Igreja. Assim, realizou-se o Primeiro Concílio, o Concílio de Niceia, no ano 327, onde condenaram a Arrio e decretaram que deveria ser derrotado. Santo Atanásio compareceu a este Concílio como secretário e conselheiro do seu bispo Alexandre.

Foi o bispo mais famoso do seu século. Teve que viver em uma época sumamente difícil e combater contra os inimigos da Verdade. Em seus 45 anos de sacerdócio não deixou nunca de predicar em favor de Jesus Cristo. Morreu no dia 2 de maio do ano 373, aos 76 anos.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.