São Lucas, Evangelista

18 do outubro

No prólogo de seu Evangelho, Lucas nos diz que escreveu seu evangelho para que os cristãos conhecessem melhor as verdades nas quais tinham sido instruídos. Era acima de tudo um historiador e escrevia principalmente para os gregos. Como havia muitos que relatavam os acontecimentoss tal como os tinham ouvido contar a "aqueles que foram as primeiras testemunhas e ministros da palavra", também lhe pareceu "depois de ter estudado os sucessos desde o começo", referi-los em uma narração ordenada. Lucas era muito próximo a São Paulo e se assegura que passou com ele os dois períodos em que Paulo esteve no cárcere.

São Lucas era solteiro. Escreveu seu Evangelho na Grécia e morreu em Beócia, aos 84 anos. Constantino, falecido no ano 361, mandou transladar de Tebas da Beócia para Constantinopla as relíquias do santo.

São Lucas é o padroeiro dos médicos e dos pintores. Um autor do século VI afirma que a imperatriz Eudóxia tinha enviado um século antes a Santa Pulquéria, uma imagem de Nossa Senhora grafite em Jerusalém por Lucas. Não cabe dúvida, além disso, de que as descrições de São Lucas inspiraram  muitos artistas, sobre tudo  pintores.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.