A esperança cristã "não conhece fim nem limites", disse o papa Leão XIV a uma delegação ecumênica da Finlândia que recebeu hoje (19) no Vaticano.

A audiência coincidiu com a festa de santo Henrique, missionário e mártir da Finlândia. Entre os presentes estavam o arcebispo Tapio Luoma, primaz da Igreja Evangélica Luterana da Finlândia; o arcebispo Elia, chefe da Igreja Ortodoxa da Finlândia; e Raimo Goyarrola, o único bispo católico do país.

O papa disse que esse encontro ocorre no início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que este ano é celebrada sob o título Um só é o corpo, um só é o Espírito, como uma só é a esperança à qual Deus vos chamou (cf. Ef 4,4).

No início de seu discurso, ele disse que a “missão essencial” dos cristãos, especialmente “numa época em que as pessoas são frequentemente tentadas por um sentimento de desânimo”, é “levar a luz do Senhor aos cantos mais sombrios do nosso mundo”.

Leão XIV disse que “nossa esperança cristã não conhece fim nem limites” e que “encorajados e fortalecidos pela graça de Jesus Cristo, que é a própria personificação da esperança para todos, somos chamados e enviados para testemunhar essa verdade salvadora com palavras edificantes e obras de caridade”.

Ele falou sobre "sinais de esperança" entre os cristãos na Finlândia, país que ele disse ser "um modelo para o ecumenismo".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O papa citou a declaração trilateral ortodoxa, luterana e católica local, que busca promover uma “cultura de esperança, dignidade e compaixão”, dizendo em conjunto que “o desenvolvimento dos cuidados paliativos e dos cuidados no fim da vida deve continuar”.

Ele também mencionou a Conferência Episcopal Escandinava, que reconheceu o documento do Diálogo Nacional Católico-Luterano Comunhão em Crescimento, chamando-o de "um marco valioso na jornada ecumênica".

Por fim, o papa Leão XIV disse querer que os líderes cristãos do país “sejam fortalecidos como portadores da esperança”, pela intercessão dos santos apóstolos Pedro e Paulo, e também de santo Henrique.

A Igreja Evangélica Luterana da Finlândia é a maior denominação religiosa do país, seguida pela Igreja Ortodoxa Finlandesa. Numa população de cerca de 5,5 milhões de habitantes, a Finlândia tem cerca de 20 mil católicos. Os luteranos são maioria, mas há 35% de habitantes que se declaram sem religião.

A Igreja Católica no país cresce a cada ano, não só devido à chegada de imigrantes e refugiados, mas também devido ao aumento dos batismos de crianças e adultos e ao número crescente de adultos que se unem à Igreja vindos de outras denominações cristãs.