15 de jan de 2026 às 10:31
Um sonho que em breve poderá se tornar realidade. É assim que o bispo de Helsinque, o espanhol Raimo Goyarrola, descreve a fundação da primeira escola católica na Finlândia, onde a Igreja praticamente desapareceu com a adoção do luteranismo como religião oficial no século XVI.
Confiando nas mãos de Deus e na Providência, o bispo Goyarrola planeja inaugurar a escola em agosto deste ano, no segundo andar de uma igreja dedicada a são Tiago Apóstolo, na Ilha de Lauttasaari, a cinco quilômetros da capital finlandesa. Sua intenção, “se as finanças permitirem”, é adquirir o prédio em três anos.
Começar com 12 crianças, como os apóstolos
Inicialmente, a escola atenderá do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental e começará como um modelo de homeschooling (ensino domiciliar), modalidade reconhecida pelo Estado. O caráter católico da escola se refletirá em sua abordagem educacional, em seu desenvolvimento integral baseado em valores cristãos e na celebração das principais festas do calendário litúrgico.
Embora a escola esteja aberta a crianças de qualquer fé, o principal desafio é reunir um número suficiente de alunos de famílias católicas, disse o bispo à ACI Prensa, agência em espanhol da EWTN. “Rezo para começar com 12 crianças, como os apóstolos”.
“Estou entusiasmado, embora seja um processo um tanto longo, porque na Finlândia é preciso obter muitas autorizações; é um país com muita burocracia”, diz Goyarrola.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Confio em Deus e isso está avançando”
Quando o papa Francisco lhe confiou a liderança da diocese de Helsinque em 2023, o bispo basco começou a escrever uma “longa lista” das necessidades do povo de Deus na Finlândia.
Entre os primeiros projetos estava a construção de uma escola católica. “É algo que guardo no coração há muito tempo”, diz ele. “Transformei necessidades em sonhos e, pouco a pouco, vamos avançando com fé. Confio em Deus e isso vai acontecer”.
O bispo diz que “na vida é preciso ser corajoso e pioneiro” e garante que não se deixará deter apesar das dificuldades. “É preciso entregar-se completamente”, diz Goyarrola, membro da Opus Dei e formado em Medicina e Cirurgia.
“Já temos duas professoras muito boas e com muita experiência”, diz ele. “Também temos a sala de aula, as mesas, as cadeiras, temos tudo, então agora só precisamos encontrar as crianças e espero que as aulas comecem em agosto”.
Na Finlândia, existem cerca de 20 mil fiéis católicos numa população de cerca de 5,5 milhões. No entanto, a Igreja no país cresce a cada ano, não só devido à chegada de imigrantes e refugiados, mas também devido ao aumento dos batismos de crianças e adultos e ao crescente número de adultos de outras denominações cristãs que se unem à Igreja.




