O espanhol Raimo Goyarrola é bispo de Helsinque, Finlândia, desde 29 de novembro. Antes da sua ordenação episcopal, visitou o papa Francisco no Vaticano para lhe agradecer a confiança depositada nesta nova missão num país onde apenas 0,2% da população se considera católica.

Encontro com o papa Francisco

Ao passar por Roma, dom Gayarrola contou à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que o papa o recebeu “com muito carinho”. “O encontro foi entre um pai com muita experiência no ministério episcopal e um filho pequeno que quer aprender a ser pastor com cheiro de ovelha, e no meu caso de renas, que é o que abunda no meu país”, disse ele.

Dom Raimo Goyarrola é membro da Opus Dei e formado em Medicina e Cirurgia. Ele convidou o papa Francisco a visitar a Finlândia, onde está há 20 anos, embora saiba que “a sua agenda possa não o permitir num futuro próximo”.

Da quente Sevilha à fria Helsinque

Assim que foi ordenado padre, Gayarrola passou 4 anos em Sevilha, capital da Andaluzia, província do sul da Espanha. Para ele, aquele “calor humano e atmosférico” de Sevilha ajudou-o a integrar-se “no frio finlandês”.

O novo bispo disse que ao receber a notícia da decisão do papa, “sentiu um calor sufocante”.

“Mas esse calor é a graça de Deus”, disse o bispo, “quando Deus chama, Ele continua a guiar-te, a proteger-te… a amar-te. Deus nunca te abandona. Quando disse sim a Deus, fiquei cheio de uma profunda paz e alegria que ainda dura”.

Ele contou que “o acolhimento dos fiéis foi lindo, com imenso carinho e entusiasmo, também a nível ecumênico. Não deixei de receber mensagens de apoio, parabéns, orações… e elas continuam”. “Estou animado”, disse ele.

A Igreja Católica na Finlândia cresce a cada ano

Na Finlândia, país marcado pelo luteranismo, existem cerca de 14 mil católicos numa população de aproximadamente 5,5 milhões de habitantes.

No entanto, segundo dom Gayarrola, a Igreja Católica no país “está crescendo ano após ano, não só pela chegada de imigrantes e refugiados, mas também pelo aumento dos batismos de crianças e adultos e pelas incorporações cada vez mais numerosas de adultos de outras confissões cristãs”.

Qual é o segredo: “Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Se abrirmos espaço para o Senhor em nosso coração, poderemos levá-lo a outras pessoas. Somos como os primeiros cristãos. Onde quer que estejamos, seremos sal e luz para os outros, com nosso amor, nossa amizade e nosso testemunho. Os primeiros cristãos mudaram a sociedade”.

Ele disse que “alguns são atraídos pelo sacramento da Confissão, outros pela Eucaristia, outros pela figura do Papa, outros pela doutrina clara, positiva e bela do matrimônio e da vida humana”.

Ele disse que “o finlandês até poucos anos atrás era uma pessoa crente, principalmente luterana”.

“A secularização”, continuou ele, “está causando estragos na população de forma acelerada, mas a fé dos católicos finlandeses será essa luz que não apenas nos permitirá ver o caminho que leva à casa do Pai, onde nós todos somos chamados, mas também calor para derreter aqueles corações congelados pela distância de Deus e torná-los mais calorosos, mais humanos e mais divinos”, disse.

“Cada pessoa é única e Deus toca os corações com algo concreto para depois saborear toda a mensagem da Igreja, o conteúdo da nossa fé”, concluiu.