O Conselho dos Cardeais se reuniu com o papa Francisco no Vaticano hoje (4) para debater a “dimensão feminina da Igreja” e outros temas.

O Conselho de Cardeais, C9, é o grupo de cardeais que colabora diretamente com o papa Francisco no governo da Igreja.

Nesta última sessão de 2023, os membros do conselho refletiram sobre a presença feminina na Igreja, como disse o papa Francisco na semana passada durante uma audiência com os membros da Comissão Teológica Internacional.

Durante este encontro, o papa convidou os teólogos a refletir sobre a Igreja como “mulher” e “esposa” e disse que um dos “pecados” cometidos foi a tendência a “masculinizar a Igreja”.

A última reunião com o Conselho de Cardeais ocorreu nos dias 26 e 27 de junho. Abordou temas como o Sínodo da Sinodalidade, a situação na Ucrânia e a proteção dos menores dentro da Igreja

Conselho de Cardeais

O Conselho dos Cardeais tem sua origem nas Congregações Gerais que antecederam o conclave em que o papa Francisco foi eleito. O conselho está em funcionamento desde setembro de 2013, ano em que Francisco foi eleito.

O objetivo do órgão é ajudar o papa “no governo da Igreja universal” e “estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor bonus na Cúria Romana”, como disse o papa Francisco.

Os membros do Conselho são: cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé; cardeal Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; cardeal Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa, República Democrática do Congo; cardeal Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim, Índia; cardeal Seán Patrick O'Malley, arcebispo de Boston, EUA; o cardeal Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona, Espanha; cardeal Gérald Lacroix, arcebispo de Québec, Canadá; cardeal Jean-Claude Hollerich SJ, arcebispo de Luxemburgo; cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia, Brasil. O secretário da Comissão é dom Marco Mellino, bispo titular de Cresima, Tunísia.