O papa Francisco enviou suas condolências e ofereceu suas orações pelas vítimas do ataque ocorrido durante a celebração da missa de ontem (3), na Universidade Estatual de Mindanao, em Marawi, Filipinas.

“Gostaria de vos assegurar as minhas orações pelas vítimas do atentado ocorrido esta manhã nas Filipinas, onde uma bomba explodiu durante a missa. Estou próximo das famílias, do povo de Mindanau que já sofreu tanto”, disse o papa depois da oração do Ângelus.

Ao menos quatro pessoas morreram e cerca de 40 ficaram feridas por causa da explosão ocorrida no ginásio do campus que fica em Marawi, na ilha sul de Mindanao.

As autoridades estão investigando se militantes pró-Estado Islâmico foram os responsáveis. A província, que fica na fronteira da Malásia e da Indonésia, abriga vários grupos militantes islâmicos que lutam contra o governo filipino.

Num telegrama assinado pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, Francisco disse a dom Edwin Angot de la Peña, bispo da prelazia territorial de Marawi, que ficou “profundamente triste ao saber dos feridos e da perda de vidas” e manifestou a “sua proximidade espiritual a todos os afetados”.

Francisco disse a dom Angot de la Peña que se uniria em oração para “encomendar as almas dos mortos à misericórdia amorosa de Deus Todo-Poderoso” e implorou “os dons divinos de cura e consolo para os feridos e aflitos”.

“Com orações para que Cristo, Príncipe da Paz, conceda a todos a força para se afastar da violência e vencer todo o mal com o bem (cf. Rm 12,21), Sua Santidade concede cordialmente a sua bênção como promessa de força e consolo no Senhor”, conclui o telegrama assinado pelo cardeal Parolin.

No comunicado mais recente, a Universidade Estatal de Mindanao disse que existe uma “estreita coordenação” com as autoridades locais no que diz respeito à segurança no campus.

A universidade informa que o campus “está protegido” com a presença tanto da Polícia Nacional como do Exército. “Resumindo, a universidade não está fechada, não há evacuação e o campus está sob controle”, concluiu a mensagem.

Preocupação com a situação entre Israel e Palestina

Depois do Ângelus de ontem (3), o papa Francisco também se referiu à “grave” situação entre Israel e a Palestina: “Dói-nos o fato de a trégua ter sido interrompida: isso significa morte, destruição, miséria”.

Na sexta-feira passada, terminou a trégua acordada entre Israel e o Hamas desde 24 de novembro, depois de o primeiro ter acusado o grupo terrorista palestino de violar o acordo.

“Espero que todas as partes envolvidas possam chegar a um novo acordo de cessar-fogo o mais rapidamente possível e encontrar soluções que não sejam as armas, tentando seguir caminhos corajosos para a paz”, continuou o papa Francisco.

Francisco acrescentou que “muitos reféns foram libertados, mas muitos ainda estão em Gaza. Pensemos neles, nas suas famílias que viram uma luz, uma esperança de reabraçar os seus entes queridos”, concluiu.