O papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo para a inauguração do “Pavilhão da Fé”, um pavilhão inter-religioso inaugurado ontem (3) durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, conduziu a inauguração juntamente com o cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, especialista em Islã e atual prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso.

A mensagem do papa foi transmitida em telões. O papa exortou todas as religiões a colaborarem para a paz e o cuidado do meio ambiente.

Depois de saudar os participantes da COP28, o papa lamentou não poder estar presente pessoalmente: “Saúdo-vos cordialmente e lamento muito não poder estar convosco. Confio ao cardeal Parolin as palavras que gostaria de lhe dirigir”.

Ele elogiou e agradeceu pela iniciativa de criação de um pavilhão inter-religioso dentro da COP e disse: “Obrigado porque realizastes, pela primeira vez, um pavilhão religioso no âmbito duma COP. E obrigado porque isso é testemunho da vontade que tendes de trabalhar juntos”.

Francisco falou da importância das alianças globais, porque “o mundo, hoje, precisa de alianças que não sejam contra alguém, mas a favor de todos”. Ele também falou da urgência de as religiões trabalharem juntas para o bem comum.

“Urge que as religiões, sem cair na armadilha do sincretismo, deem o bom exemplo de trabalharem juntas, não para os próprios interesses nem para os interesses duma parte, mas para os interesses do nosso mundo. Entre estes, os mais importantes hoje são a paz e o clima”, disse.

Apelando à responsabilidade dos líderes mundiais, o papa Francisco apelou ao compromisso de preservar a nossa casa comum. “Demos o exemplo, como representantes religiosos, para mostrar que a mudança é possível, para testemunhar estilos de vida respeitosos e sustentáveis”, disse.

Por fim, apelou à guarda da criação e à proteção da casa comum: “Vivamos em paz e promovamos a paz. Obrigado".

A COP, ou Conferência das Partes, é uma série de reuniões internacionais no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, nas siglas em inglês), onde os países discutem e negociam ações para enfrentar as mudanças climáticas.

O pavilhão inter-religioso, organizado pelo Conselho Muçulmano de Anciãos, servirá como um centro para a participação religiosa em questões climáticas e acolherá mais de 65 sessões com figuras religiosas, cientistas e líderes políticos na cúpula.

O cuidado com a criação tem sido um tema importante durante o pontificado do papa Francisco. Ele escreveu a sua encíclica sobre o clima Laudato Si' em 2015, antes da COP21 em Paris e publicou recentemente uma nova exortação apostólica intitulada Laudate Deum (“Louvado seja Deus”), na qual disse que as mudanças climáticas são “um dos principais desafios enfrentados pela sociedade e pela comunidade global”.