30 de dez de 2025 às 14:15
Um homem invadiu o Santuário Arquidiocesano de Adoração – Paróquia São Benedito, em Fortaleza (CE), na manhã de hoje (30), e quebrou uma imagem centenária de são Benedito. Em suas redes sociais, o santuário classificou o ato como “um grave ato de vandalismo e intolerância religiosa”.
Imagens de câmera de segurança mostram quando o homem entrou correndo na igreja, por volta das 9h, foi direto para a imagem de são Benedito e a jogou no chão.
Segundo o santuário, a imagem “histórica e centenária” do século XIX é um “patrimônio de valor religioso, cultural e afetivo para a comunidade de fiéis”.
O autor do ataque “é o mesmo indivíduo que, anos atrás, já havia praticado atos semelhantes no local, quando diversas imagens sacras foram danificada”, disse o santuário.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“A reincidência do ocorrido reacende o alerta para a necessidade de maior proteção aos espaços religiosos e de enfrentamento efetivo à intolerância religiosa”, acrescentou.
“A comunidade paroquial manifesta profundo pesar diante da destruição de um bem histórico e reafirma seu compromisso com a fé, a paz e o respeito”, disse o santuário, acrescentando que “o caso foi registrado e as providências cabíveis estão sendo tomadas junto às autoridades competentes”.
Em um vídeo publicado nas redes sociais do santuário, o reitor e pároco, padre Francisco Júnior, SSS, manifestou a “dor” que estão sentindo e pediu que todos possam “rezar” e “mostrar ao mundo e à sociedade cearense que esse tipo de atitude é um absurdo”.




