Bandidos profanaram a Eucaristia, jogaram objetos sagrados no chão e roubaram o sacrário e outros objetos da centenária igreja São Sebastião, no centro de Boa Vista (RR), no domingo (16). “É a terceira vez que a Eucaristia é profanada desde que cheguei a esta diocese, em 2023”, disse o bispo de Roraima, dom Evaristo Pascoal Spengler ontem (17), em sua nota de desagravo.

Segundo dom Evaristo Pascoal, “a Eucaristia é o coração da Igreja, fonte de vida e de fraternidade” e sua “profanação”, “revela o quanto a sociedade perdeu os valores mais profundos, inclusive os valores mais sagrados”.

O bispo ainda disse que “quando a Eucaristia é profanada, é o próprio Cristo que é ferido e, com Ele, todo o Povo de Deus” porque “o templo material é sinal visível da comunidade viva que somos”.

“Por isso, quando um de nossos espaços sagrados é violado, toda a Igreja sofre junto. Sofremos como corpo de Cristo. E, como fraternidade, respondemos unidos, reafirmando nosso compromisso de sermos uma Igreja que ama, reza, repara e segue em missão”, disse Pascoal.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O bispo também pediu na nota que “se vier a acontecer profanação ou violação” de um outro “templo” da diocese de Roraima que as pessoas comuniquem “o fato imediatamente” a ele, e não postem “imagens ou vídeos do ocorrido nas redes sociais”.

Para reparar este ato de desagravo à Eucaristia, o bispo de Roraima convida todos os fiéis para se unirem “em oração, suplicando perdão e renovando” a “fé na presença real de Jesus na Eucaristia” em uma missa, no dia 20 de novembro, às 18h, na igreja são Sebastião.

“Que esta missa seja um momento de cura, consolo e esperança. Que a dor se transforme em testemunho de fé viva. Que a graça de Deus prevaleça sobre o mal. Unidos à Virgem do Carmo, mãe da Igreja, reafirmamos com humildade e coragem o nosso sim ao projeto de Jesus Cristo e à missão que Ele nos confia”.